BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Turismo na Amazônia: As belezas e atrativos da floresta amazônica

07 ago 2018 | Por Redação

Você sabia que a Amazônia concentra mais da metade das florestas tropicais de todo o globo? Só por essa informação podemos imaginar a imensidão de belezas naturais e a riqueza de vida selvagem que a floresta amazônica abriga. Por isso, hoje nós trouxemos algumas dicas para você que está pensando em se aventurar no turismo na Amazônia. Vamos lá?

O Turismo na Amazônia e sua variedade de atrativos

São poucos os destinos de viagem que apresentam oportunidades únicas e variadas de contato com a biodiversidade como a região amazônica. O turismo na Amazônia pode ser encantador, e se você é fã da vida selvagem nós temos certeza de que será uma experiência inesquecível.

As atividades turísticas da região podem ser de difícil acesso, mas basta contar com a ajuda de profissionais especializados e muita boa vontade para que cada segundo valha a pena.

Na sua viagem para Manaus e regiões próximas o que não faltará é atividades e programas em contato direto com a natureza. Conheça algumas das mais empolgantes durante sua viagem para a Amazônia!

Na amazônia você poderá nadar com botos-cor-de-rosa

Sua experiência de viagem para a Amazônia só ficará completa após um mergulho com um dos personagens mais icônicos da região. Os botos-cor-de-rosa são animais que representam a essência do Rio Negro, são dóceis e atraídos por por instrutores para que os turistas possam alimentá-los e observar suas atividades.

botos cor de rosa amazonia
Imagem: momondo

As oportunidades fotográficas na prática são uma excelente opção de bons registros durante o turismo na Amazônia.

Observe o famoso encontro das águas

O fenômeno hidrológico que ocorre nas regiões amazônicas é inesquecível. O encontro das águas é uma atração que ocorre devido ao encontro dos Rios Negro e Solimões. É possível observar as águas escuras e barrentas entrando em confluência, mas sem se misturar. Isso acontece devido às diferenças de temperatura e densidade das águas.

O fenômeno pode ser observado mesmo de longe, como do Mirante da Embratel, por exemplo. Mas, caso você queira, poderá ir de barco até as proximidades do encontro para observar de perto. Só não pense em nadar nessas águas, são perigosas e profundas.

turismo na amazôniaImagem: Hotel Manaus

Conheça a comunidade local

Sair da sua zona de conforto é uma das principais características do turismo na Amazônia. Conhecer a comunidade local e seus hábitos pode ser uma grande oportunidade de vivenciar a cultura de um povo com diferentes costumes aos quais você está habituado.

São diversas vilas e pousadas para que os turistas possam apreciar de perto a culinária local, a pernoite num quarto simples, as atividades de pesca e observação de jacaré, visitas às casas dos Caboclos e afins.

viajar para amazônia
Imagem: amazônia real

Certamente essa experiência possibilitará que você enxergue a vida com outros olhos 😉

Encontre tribos indígenas

Algumas tribos da Amazônia têm o hábito de receber turistas, mas essa é uma prática que deve ser guiado por operadoras sérias de turismo. Como exemplo, podemos citar a tribo Dessana, uma das mais visitadas na região. Os índios não podem caçar ou intervir em determinadas regiões de floresta protegida, por isso, se beneficiam do turismo às suas instalações para vender objetos artesanais produzidos por eles.

Conhecer amazônia
Imagem: verdecapital

Você vivenciará uma verdadeira imersão, onde poderá ser recebido por rituais, poderá observar danças típicas e ouvir arranjos em instrumentos próprios das tribos.

Se encante com o Parque Nacional de Anavilhanas

Durante seu turismo pela Amazônia você não poderá deixar de conhecer o Parque Nacional das Anavilhanas, um incrível arquipélago que reúne mais de 400 ilhas, sendo considerado um dos maiores conjuntos de ilha em água doce do mundo.

Um verdadeiro labirinto fluvial é presenciado no local, com canais que podem levar a diversos outros passeios pela região, como praias de ilhas e trilhas aquáticas, os trechos alagados de flores.

anavilhanas
Imagem: guia viajar melhor

A região fica entre Manaus e Novo Airão e recebe dezenas de turistas durante todo o ano.

Explore a vida selvagem da Amazônia

Talvez o que mais atrai turistas para a Amazônia seja a possibilidade de observação da vida selvagem. Apesar da biodiversidade abundante e a rica vida selvagem, a observação das espécies não pode ser vista com tanta facilidade como no Pantanal, por exemplo.

Entretanto, com um bom guia ou equipe você poderá desbravar o melhor da floresta amazônica e acessar os melhores lugares para observação da selva, incluindo diversas espécies de pássaros e macacos.

vida selvagem amazonia
Imagem: conservation.org

Se você ainda desejar por mais aventura, poderá se arriscar num passeio de observação à noite, onde talvez possa avistar as mais distintas criaturas noturnas.

Gostou das nossas dicas de turismo na Amazônia? Aproveite para deixar seu comentário ou sugestão! Esperamos tê-lo ajudado a decidir positivamente pela viagem até a Amazônia, sem dúvida será uma experiência única.

Continue acompanhando o blog da OneLapse para mais dicas e curiosidades sobre expedições de viagens. Não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais 🙂

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: