BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Conheça as principais cordilheiras do mundo

09 abr 2019 | Por Redação

Impossível falar em altitude sem pensar nas principais cordilheiras do mundo. Além das belas paisagens que ali se formam, cada uma possui histórias e peculiaridades a parte. Hoje vamos falar sobre a formação geológica e alguns fatos de 5 famosas cordilheiras, para que você conheça um pouco mais e fique por dentro das curiosidades de cada uma delas. Ficou ansioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Você sabe o que é cordilheira?

Antes de citarmos algumas cordilheiras do mundo, é preciso que você entenda o que é cordilheira e como essas formações surgiram no planeta. Cordilheira nada mais é do que um conjunto de montanhas (também chamado de cadeia montanhosa), que surgiram por meio da atividade geológica da Terra.

Estas formações geológicas aconteceram a milhões de anos atrás, por meio do choque entre placas tectônicas. Esse encontro faz que sejam formadas elevações na superfície da Terra, que são as famosas montanhas. Nas cordilheiras são encontradas diversas montanhas agrupadas, além de cadeias de montanhas secundárias.

Podemos encontrar belas cordilheiras do mundo em todos os continentes, por isso muitas vezes essa formação é conhecida como montanhas intercontinentais. Apesar das condições de sobrevivência nestes locais serem consideradas inóspitas, existem vilarejos em partes elevadas das montanhas.

Cordilheiras secundárias

Por não ser um tema abordado frequentemente, é comum que muitas pessoas desconheçam esse conceito. As cordilheiras secundárias são nada mais do que pequenas cordilheiras. Uma grande cordilheira normalmente possui outras menores atreladas. Os Apalaches por exemplo possuem as Montanhas Brancas e as Montanhas Blue Ridge. Por si só as Montanhas Brancas possuem outras menores, como Sandwich Range e Presidential Range.

Geralmente, esta organização é definida por um sistema de topologia em árvore, que determina os diversos tipos de ramificação, considerando a complexidade de cada um. Assim as cordilheiras são organizadas e classificadas como “mães” ou “filhas”.

O clima nas montanhas

A altitude é um dos fatores que influenciam muito no clima de qualquer região do planeta, e com as cordilheiras não seria diferente. Quanto mais alto for o relevo local, mais frias tendem a ser as temperaturas. Por isso é comum que estas formações geológicas sejam cobertas de neve, especialmente no topo das montanhas mais altas.

cordilheiras-do-mundo-clima

Mas não é apenas as próprias cordilheiras que sofrem com o tempo por causa da altitude. As regiões próximas à elas também têm seus climas afetados por conta disso. O Himalaia é uma das cordilheiras do mundo que bloqueia boa parte do frio do Ártico, impedindo que ele chegue até diversas cidades do sul da Ásia. Assim estes locais possuem temperaturas mais elevadas e são propícios à ocorrência de chuvas.

Vegetação das cordilheiras

De um modo geral a vegetação das montanhas não costuma ser muito variada, já que sofrem com as alterações climáticas da altitude. O que predomina na maioria das cordilheiras do mundo é algo próximo à vegetação polar, caracterizada por arbustos baixos e plantas rasteiras. Além do mais é possível encontrar animais campestres, como o veado por exemplo.

População e suas condições

Quando falamos sobre a população das cordilheiras em específico (e não das cidades próximas), estamos nos referindo à um povo que vive em condições de sobrevivência pouco favoráveis. Existem pequenos vilarejos instalados em localidades mais altas nas montanhas.

cordilheiras-do-mundo-populacao

Estas pessoas são submetidas ao frio intenso, além de ser preciso lidar com situações como ar rarefeito e escassez de alimentos naturais por exemplo. Normalmente estes povoados são compostos, em alguns casos, por indígenas e descendentes de outros povos que lá viviam a milhares de anos atrás.

Principais cordilheiras do mundo

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é cordilheira, como ela se forma e alguns de seus aspectos, chegou a hora de falarmos sobre algumas das principais cordilheiras do mundo. Confira.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes fica localizada na região oeste da América do Sul. A cadeia montanhosa é dividida entre o Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. Quanto à altitude, seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, com seus 6962 metros. No total, os Andes contam com aproximadamente 7000 km de extensão, passando por 6 países diferentes.

Himalaia

O famoso Himalaia é a mais alta das cordilheiras do mundo. O ponto mais elevado do planeta é o Monte Everest, pertencente ao Himalaia e localizado na divisa entre China (Tibete) e Nepal. Além deles, os 2500 km de extensão da cordilheira também passam pela Índia, Paquistão e Butão. A cordilheira do Himalaia fica localizada no sul da Ásia. Se quiser saber mais sobre o Himalaia temos um post completo aqui falando tudo sobre a maior das cordilheiras do mundo.

cordilheiras-do-mundo-alpinista

Montes Apalaches

Por sua vez os Montes Apalaches pertencem na região leste da América do norte, se expandindo pelos territórios Canadense e Estadunidense. Quando falamos de latitude, a cordilheira dos Apalaches se estende por cerca de 2400 km. O Monte Mitchell é seu pico mais alto, com cerca de 2037 metros, localizado no estado de Carolina do Norte.

Alpes

Os Alpes estão próximo ao centro do continente Europeu, se estendendo por 8 países diferentes, sendo eles Alemanha, Áustria, França, Itália, Mônaco, Suíça, Eslovênia e Liechtenstein. Os Alpes possuem 1200 km de latitude, e seu monte mais alto é o Mont Blanc, com seus 4808 metros de altitude, localizado na França.

Cadeia do Atlas

Desta vez temos uma das principais cordilheiras do mundo localizada no continente africano, na porção noroeste. A cadeia do Atlas se estende pelos territórios do Marrocos, Argélia e Tunísia, com seus 2.400 km. Seu ponto mais alto fica a 4.167 metros acima do nível do mar e se chama Monte Toubkal.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog da OneLapse para mais dicas e informações.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: