BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Patagônia Chilena ou Patagônia Argentina? Entenda as principais diferenças

22 jun 2018 | Por Redação

Quando o assunto envolve o destino Patagônia é comum imaginarmos o lugar como único geograficamente falando, certo? Assim como acontece quando falamos em Amazônia. Entretanto, é importante entender que o espaço territorial da Patagônia abrange a Argentina e o Chile. Devido a grande extensão, a Patagônia Chilena possui algumas diferenças notáveis com relação a Patagônia Argentina.

Por isso, nossa publicação de hoje traz dicas e curiosidades para que você possa entender mais sobre a Patagônia Chilena e Patagônia Argentina. Vamos lá?

O que é a Patagônia?

Para entendermos melhor as diferenças entre as regiões patagônicas, primeiro é preciso entender o território compreendido na localização e quais são suas principais características.

Localizada ao sul da América do Sul, a Patagônia é uma região natural com aproximadamente 800.00 km² de um território pouco explorado e rico em vida selvagem, recursos naturais e paisagens incríveis.

No local é possível encontrar uma grande variedade de lagos, rios, montanhas e vales, satisfazendo as mais altas expectativas dos turistas e fotógrafos, que contemplam a região em toda sua grandeza.

No geral, a Patagônia é bastante conhecida pelo clima frio. Um dado interessante aponta a Patagônia como a área com o maior número de geleiras longe das zonas polares. No inverno (maio a setembro) a temperatura pode alcançar os 20 graus negativos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Patagônia, podemos falar sobre as diferenças entre a região Chilena e a região Argentina.

patagonia chilena ou patagonai argentina
Foto por Cristiano Xavier

Conhecendo a Patagônia Chilena

O Chile abriga a menor parte da região Patagônica do continente, acolhendo 240 mil km². A Patagônia Chilena pode ser considerada território do Chile à partir do golfo do Reloncaví ao Estreito de Magalhães; e as terras entre o Pacífico e o limite com a Argentina.

A geografia do local oferece ricas áreas verdes e arborizadas. Entretanto, o Chile também abriga a região mais inóspita e isolada de toda a Patagônia, possuindo a terceira maior extensão de gelos continentais do mundo, com 21 mil km².

Conheça nossos próximos destinos de viagem: Expedições OneLapse

Atrações Patagônia Chilena:

  • Pío XI, Parque Nacional Bernardo O’Higgins
  • Glaciar O’Higgins, a quarta maior geleira da patagônia
  • Tyndall e Grey, no Parque Nacional Torres del Paine.
  • Carretera Austral, com belos bosques, geleiras e canais patagônicos.
  • Dentes de Navarino, considerado um dos trekkings mais austrais do planeta
patagônia chilena ou argentina
Puma caçando, por Cristiano Xavier

Vida animal no Chile:

A Patagônia Chilena está repleta de vida selvagem e natural, onde é possível observar de perto típicos animais da região, como guanacos, nhandus (animal parecido com a Ema), veados e mais.

Apesar de acessível, a baixa vegetação que permite aos viajantes caminhar entre trilhas e observar a fauna e flora não pode ser transitável a todo momento, até porque a Patagônia Chilena possui alguns bosques utilizados como áreas de preservação, afim de evitar a extinção de espécies como o Huemel, um tipo de cervo da região, e a rã-de-darwin.

A fauna local ainda possui um destino perfeito de observação na Patagônia Chilena, o Parque Nacional Torres del Paine; O local é considerado uma das principais atrações da região patagônica do Chile e a visitação é quase obrigatória para os visitantes, tamanha a beleza do local. Deixar de conhecer o famoso Parque Torres del Paine é como ir ao Rio e não conhecer o Cristo Redentor.

Sobre a Patagônia Argentina

O território argentino abriga a parte mais extensa da Patagônia, onde também é a região mais populosa e mais famosa para turismo. Com mais de 930 mil km², a localização abarca diversas províncias, tais como La Pampa, Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego.

Alguns dos destinos mais procurados por turistas na Argentina estão na Patagônia, como Bariloche e Ushuaia, localizados na Terra do Fogo.

Atrações Patagônia Argentina

  • Parque Nacional Los Glaciares
  • Planície de La Pampa
  • Reserva Provincial Parque Luro
    Nahuel Huapi, Lanín, Arrayanes e Laguna Blanca
conhecer patagonia
Pássaro observando, por Cristiano Xavier

Vida animal Argentina

A vida animal da Argentina pode ser encontrada diante de todo o percurso, como a Península de Valdés, um importante espaço onde animais marinhos se reproduzem e tem como destaque a bela baleia-franca. Puerto Pirámides é uma cidade pequena mas rica em natureza, e os turistas partem dali todos os dias em passeios de barco onde é possível observar a vida animal marinha e grandes espécies de pássaros terrestres e aquáticos.

Ah, a Patagônia Argentina também é palco de uma das maiores colônias de pinguins-de-magalhães, que se concentram na beira do atlântico todos os anos entre setembro e abril, na região de Punta Tumbo. Além disso, existem 11 parques nacionais e diversas reservas naturais onde também é possível observar vida selvagem e uma variedade de animais.

O Petrel Gigante e as baleias são destaques da vida animal da Patagônia Argentina.

Qual Patagônia escolher para visitar e fotografar?

Existem inúmeras razões para você fazer sua viagem ao Chile ou viagem à Argentina, e a Patagônia com toda a certeza é uma delas.

A Patagônia Chilena ainda é pouco conhecida e é uma região mais inóspita, por isso, é uma excelente escolha para quem gosta de sair do turismo convencional e dos circuitos mais conhecidos.

Já sua viagem para a Argentina pode ser mais acessível financeiramente, conta com roteiros mais conhecidos e está sempre em alta no circuito turístico. É uma boa opção para primeira viagem, viagens individuais ou românticas.

O que achou das nossas dicas sobre qual Patagônia escolher? Deixe seu comentário, crítica ou sugestão! Não esqueça de compartilhar o conteúdo e fique ligado no Blog da OneLapse para mais informações, dicas e curiosidades.

Você pode saber mais sobre as diferenças encontradas na Patagônia no blog Viagem em Pauta, com o relato do fotógrafo e jornalista Eduardo Vessoni.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: