Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

  • Natureza
  • Documental
  • Fenômenos Naturais
  • Noturnas

É fotógrafo há 20 anos. Em 2003 muda-se para os EUA onde busca referências e bebe na fonte de Ansel Adams, Art Wolfe e Galen Rowell. Desenvolve e se destaca pela ampla pesquisa em fotografia noturna e light painting usando a tecnologia digital e analógica, onde tem como objeto principal as árvores. Viaja para diversos países na busca de espécimes isolados e raros. “Meu desejo, ao mostrar algo que pouco se vê, é sensibilizar as pessoas para esta beleza”.

Premiado no Brasil e no exterior, com destaque para o primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017 – Abstract Aerial Award e a melhor colocação de um brasileiro no Epson Pano Awards 2017 – Nature/Landscape. Participou de nove exposições individuais e duas coletivas com destaque para a mostraThe Low Light Trees – 2012, A Luz do Silêncio – 2012 e Visões da Alma – 2014.

Em 2018, lançou seu primeiro livro, MAGNA, pela Vento Leste editora, uma coletânea de imagens da natureza em seu estado mais puro. O livro ganha no mesmo ano o primeiro lugar na categoria livro de arte, no Prêmio Fernando Pini, o mais conceituado em excelência gráfica da América Latina.

 “Na natureza, a arte está na contemplação. Momento silencioso em que não há separação entre minha alma e a da própria Terra. Estamos em conexão absoluta. A imagem me é oferecida como um presente, assim eu sinto, tal qual uma recompensa.”

A partir de 2013, como um dos sócios fundadores da OneLapse, também passou a viajar ao redor do mundo liderando grupos de entusiastas da fotografia. Para ele, estas viagens são oportunidades únicas para a interação de vários olhares ao mesmo tempo e para que haja uma intensa e rica troca de experiências entre os participantes. Afinal, todos estão juntos respirando fotografia 24 horas por dia.

Segundo Xavier, estas viagens são essenciais para quem deseja fazer uma imersão na arte de fotografar. Para isso, basta estar aberto a novas experiências e entrar no clima da expedição. Tudo isso, segundo ele, é fundamental para que os resultados das fotos sejam cada vez melhores, como mostra suas imagens captadas em vários destinos, como Mongólia, Ilhas Lofoten, Irã, Namíbia, Yukon , Butão, Dolomitas, Patagônia, Indonésia, Cuba e a caça aos tornados nos EUA.

SIGA:

Fotos: Cristiano Xavier. © All Rights Reserved

PRÓXIMAS EXPEDIÇÕES COM CRISTIANO XAVIER
ÚLTIMAS EXPEDIÇÕES COM CRISTIANO XAVIER

Ilhas Lofoten – Paisagens do Ártico

Considerado um dos lugares mais cênicos do mundo, a jornada fotográfica ao arquipélago de Lofoten proporcionou a oportunidade de registrarmos imagens incríveis de montanhas nevadas, praias de beleza impactante, vilarejos que parecem ter parado no tempo e da aurora boreal, um dos fenômenos mais belos da natureza.

LEIA MAIS

Arquipélago Lofoten

2018

por: Cristiano Xavier

Nepal e Butão | Contrastes do Himalaia

Nepal e Butão proporcionaram uma experiência engrandecedora. Ambos localizados nas vertentes do Himalaia, onde estão as maiores montanhas do mundo, são muito diferentes entre si, mas tão cheios de riquezas e contrastes. Ambos fascinantes, belos e capazes de oferecer aos entusiastas da fotografia incríveis momentos e imagens únicas, além de tocar profundamente cada um dos participantes.

LEIA MAIS

Nepal e Butão

2017

por: Cristiano Xavier