BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Fotografia de viagem: 7 dicas infalíveis para bons registros

fotografia-de-viagem

22 mar 2019 | Por Redação

Quem não gosta de ter em casa alguma fotografia de viagem não é mesmo? Uma oportunidade especial como essa não pode deixar de ser registrada. Sabemos que aproveitar o momento é essencial, e por isso trouxemos hoje 7 dicas de fotografia rápidas e infalíveis para ajudar a melhorar seus registros, seja com uma câmera profissional ou mesmo com o celular. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Expedição fotográfica: o que é e como aproveitar da melhor maneira?

Você já ouviu falar em expedição fotográfica? Neste tipo de experiência é possível ter uma imersão mais específica em tudo que o local visitado pode oferecer, coisa que a maioria das viagens tradicionais não oferece. Caso queira conferir, temos um post aqui falando sobre alguns destinos fotográficos que você pode visitar em 2019.

fotografia-de-viagem-madagascar

Geralmente o fotógrafo responsável pela expedição faz uma visita prévia ao local, em busca de pontos fortes identificados por um olhar fotográfico. Feito isso, o roteiro está pronto e pensado cuidadosamente para que não faltem oportunidades de registros para os viajantes.

Durante uma expedição fotográfica não deixe de aproveitar o momento, mas lembre-se também que você tem diversos simpatizantes da fotografia por perto, e que esta é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências.

Confira a seguir 7 dicas de viagem que irão te ajudar a melhorar suas fotos de viagens. Acompanhe.

Fotografia de viagem: como tirar fotos melhores?

Como dissemos no início do post, todas as nossas orientações também são válidas para quem fotografa com o celular. Não importa qual o seu tipo de equipamento, se você seguir estes passos, poderá conseguir fotos melhores. Hoje trouxemos 7 dicas de fotografia que qualquer um pode pode por em prática. Confira.

Deixe a preguiça de lado

O ângulo é um dos fatores que mais influenciam em uma foto. Estamos acostumados a posicionar a câmera ou celular na altura dos olhos e clicar, mas você já pensou em procurar outro ponto de vista? Muitas vezes alguns passos já são suficientes para desviar de obstáculos ou mesmo encontrar um ângulo melhor para fotografar.

fotografia-de-viagem-china

Não tenha preguiça ou vergonha de tirar fotos “de baixo” ou “de cima”, ou acabar fazendo posições estranhas para encontrar o melhor ângulo. Você vai ver, o resultado final irá compensar.

Iluminação é tudo

Quem nunca perdeu uma foto legal por que estava escura demais? Muitas expedições fotográficas têm oportunidades incríveis de registros noturnos, mas nem sempre eles acabam saindo como o planejado.

Durante a noite, alguns equipamentos podem fazer com que as fotos fiquem borradas mais facilmente, ou mesmo escuras demais. Tente tirar a maioria das fotos durante o dia. Caso não seja possível, busque o auxílio do flash ou outro tipo de iluminação.

Abuse da criatividade

A criatividade certamente traz uma cara nova à sua fotografia de viagem. Poses e ângulos diferenciados são boas maneiras de fugir do tradicional registro de paisagem, por exemplo. Se você teve uma ideia mas não sabe se pode dar certo: tente. Quando mais ideias criativas você tentar aplicar em suas fotos, mais diferenciadas elas poderão ser.

Cuidado com o foco

Outro fator que costuma sabotar muitos viajantes é o foco. Uma fotografia de viagem desfocada pode ser um grande transtorno não é mesmo? Por isso certifique-se de que o celular ou câmera esteja focando no ponto que você deseja. Para garantir tire mais de uma foto em cada local ou pose. Esta dica de fotografia busca diminuir as chances de ter registros desfocados.

Use apoios e tripés

As fotos tremidas e borradas também estão lado a lado com o desfoque no quesito transtorno. Quem nunca perdeu em registro incrível por que tremeu na hora do clique? Em uma viagem fotográfica isto pode significar grandes dores de cabeça. Por isso, sempre que possível leve um tripé para manter a câmera ou celular estático para fotografar sem medo.

Quem não tem este equipamento ou não gosta de carregar algo a mais durante o passeio deve buscar algum outro tipo de apoio. Um banco de praça, uma mureta ou qualquer outro lugar pode ajudar. Não é preciso deixar o equipamento encostado no local. Se preferir, apoie os cotovelos e segure o equipamento.

Atente-se ao enquadramento

O termo enquadramento acaba assustando muitas pessoas, não é mesmo? Apesar de parecer algo profissional, atentar-se à alguns detalhes certamente irá proporcionar um bom enquadramento, e claro, uma foto melhor.

fotografia-de-viagem-bolivia

Cuidado para não cortar partes importantes da foto. Se você deseja fotografar uma montanha por exemplo, certificar-se de que o topo dela está dentro da imagem irá ajudar.

Prepare-se com antecedência

Um dos maiores erros dos viajantes que pretendem registrar a expedição é não se preparar com antecedência. Ficar sem bateria ou mesmo sem espaço para mais fotos é péssimo. No dia anterior certifique-se de carregar o equipamento e liberar espaço.

Tire um tempo para apagar as fotos repetidas, borradas ou desfocadas, e deixe tudo pronto para mais umdia de fotografia de viagem.

Gostou do post? Então continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: