Ilhas Lofoten | Paisagens do Ártico

28 FEV - 08 MAR 2018


ESGOTADO

UM DOS MAIS BELOS ARQUIPÉLAGOS DO MUNDO, SEGUNDO A NATIONAL GEOGRAPHIC.

Que tal embarcar numa experiência visual de tirar o fôlego? Assim eu me vi quando visitei o arquipélago de Lofoten pela primeira vez. Lofoten é um highlight bem singular da beleza da Noruega e é, provavelmente, um dos lugares mais estonteantes do mundo, sendo recortada por diversos fjords profundos com montanhas majestosas e negras, oferecendo uma paisagem bem exótica.

Suas principais ilhas são Austvågøy, Vestvågøy, Moskenesøy e Flakstadøy, que se juntam a centenas de outras ilhas menores, muitas delas sem população. Túneis e pontes conectam as ilhas entre si. Alguns túneis são bem longos e a paisagem revelada na saída é sempre uma surpresa maravilhosa. Por ser tão bela, Lofoten tem inspirado diversos artistas. Na literatura, por exemplo, Edgar Allan Poe a cita em “A Descent into the Maelström” e Julio Verne também em “20.000 léguas submarinas”.

Lofoten tem uma cultura pesqueira muito forte e é presente por onde você passa. É de lá que saem os melhores bacalhaus noruegueses. Durante parte do ano é possível vê-los estirados ao céu para secarem, formando uma paisagem peculiar, que talvez não será vista em nenhum outro lugar.

São diversas vilas e pequenas cidades espalhadas em seus 1.227km2 de área. As principais são Leknes e Svolvær (a maior de todas), as únicas que possuem aeroporto, mas Reine é uma das mais belas. E é exatamente Reine que foi escolhida para ser a nossa base durante a expedição. Para entrar no clima local, ficaremos hospedados nas antigas casas dos pescadores locais, que foram adaptadas para receber os visitantes, preservando a atmosfera local. As cabines vermelhas já são mundialmente conhecidas por fazerem parte dos cartões postais do arquipélago, proporcionando lindas imagens a poucos passos do nosso quarto.

A luz nessas ilhas é um grande atrativo para fotografia, pois a latitude de Lofoten propicia um sol bem baixo no horizonte e cores incríveis no nascer e por do sol. Na época de fevereiro/março a aurora boreal ainda é visível no hemisfério norte e contando com as condições propícias, poderemos vivenciar e fotografar este espetáculo noturno refletindo na areia molhada de uma praia ou cruzando atrás do topo das montanhas.

 

 

A região também apresenta uma forte conexão com o passado histórico dos Vikings e sua gastronomia típica é excelente. Não poderemos deixar de degustar o tradicional bacalhau fresco da Noruega e suas partes mais nobres (a língua e as bochechas). Enfim, nada que eu possa falar vai sintetizar a experiência de estar presente neste lugar único, que faz de Lofoten um destino que coleciona diversos motivos para estar na lista de “lugares para ir antes de morrer”.

Cristiano Xavier

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

É fotógrafo há 20 anos.

Em 2003 muda-se para os EUA onde busca referências e bebe na fonte de Ansel Adams , Art Wolfe e Galen Rowell . Desenvolve e se destaca pela ampla pesquisa em fotografia noturna e light painting usando a tecnologia digital e analógica onde tem como objeto principal as árvores. Viaja para diversos países na busca de espécimes isolados e raros. “Meu desejo, ao mostrar algo que pouco se vê, é sensibilizar as pessoas para esta beleza”.

Premiado no Brasil e no exterior, com destaque para o primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017 – Abstract Aerial Award e a melhor colocação de um brasileiro no Epson Pano Awards 2017 – Nature/Landscape. Participou de nove exposições individuais e duas coletivas com destaque para a mostraThe Low Light Trees – 2012 ,A Luz do Silêncio – 2012 e Visões da Alma – 2014

Em 2018, lançou seu primeiro livro, MAGNA, pela Vento Leste editora, uma coletânea de imagens da natureza em seu estado mais puro. O livro ganha no mesmo ano o primeiro lugar na categoria livro de arte, no Prêmio Fernando Pini, o mais conceituado em excelência gráfica da América Latina.

 “Na natureza, a arte está na contemplação. Momento silencioso em que não há separação entre minha alma e a da própria Terra. Estamos em conexão absoluta. A imagem me é oferecida como um presente, assim eu sinto, tal qual uma recompensa.”

A partir de 2013, como um dos sócios fundadores da OneLapse, também passou a viajar ao redor do mundo liderando grupos de entusiastas da fotografia. Para ele, estas viagens são oportunidades únicas para a interação de vários olhares ao mesmo tempo e para que haja uma intensa e rica troca de experiências entre os participantes. Afinal, todos estão juntos respirando fotografia 24 horas por dia.

Segundo Xavier, estas viagens são essenciais para quem deseja fazer uma imersão na arte de fotografar. Para isso, basta estar aberto a novas experiências e entrar no clima da expedição. Tudo isso, segundo ele, é fundamental para que os resultados das fotos sejam cada vez melhores, como mostra suas imagens captadas em vários destinos, como Mongólia, Ilhas Lofoten, Irã, Namíbia, Madagascar, Yukon , Butão, Dolomitas, Patagônia, Indonésia, Cuba e a caça aos tornados nos EUA

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | EVENES – HARSTAD

Chegada ao aeroporto de Evenes. Recepção e traslado por cerca de 1:30h até a cidade portuária de Harstad. Ficaremos hospedados por uma noite na região do antigo píer, com belas vistas para o mar e as montanhas ao redor. Restante do dia livre para descanso.

DIA 2 | HARSTAD – REINE

Após o café da manhã, nos reuniremos com o fotógrafo para um briefing detalhado sobre a expedição. Poderemos entender de forma mais detalhada o dia a dia da viagem, as oportunidades fotográficas que nos esperam, bem como tirar as últimas dúvidas. Em seguida, check-out e saída em direção a Reine, um dos últimos vilarejos ao sul do arquipélago. No caminho, passaremos por muitas paisagens interessantes e faremos paradas estratégicas para registras o que houver de melhor. Chegada a Reine, check-in e pernoite.

DIAS 3 A 8 | REINE E REGIÃO

Durante todos estes dias, traçaremos nosso roteiro de acordo com a luz e a previsão do tempo. O clima instável de Lofoten demanda decisões de curto prazo, mas em contrapartida produz espetáculos de luz muito interessantes.

A cultura pesqueira é uma das grandes atrações de Lofoten com suas vilas de pescadores muito pitorescas. Fotografá-las na hora azul estará sempre em nossos planos. Henningsvaer, a vila de Eggum e Nusfjord, uma das mais antigas do mundo, estão entre elas. Estas vilas preservam a arquitetura e os costumes pesqueiros, e são excelentes cenários para uma caminhada em busca de belas composições e da luz perfeita.

As praias do norte do arquipélago com suas paisagens congeladas, especialmente ao nascer do dia, rendem imagens magníficas. Dependendo do clima, poderemos também adentrar os fiordes de barco, o que nos dará uma versatilidade grande em abordar as cenas de ângulos diferentes, além de entrar em contato com lugares mais isolados, aprender um pouco mais sobre a navegação e até a pesca do bacalhau.

Durante as noites, nos reuniremos para provar a gastronomia local e conversar sobre as fotos do dia. Se a previsão da aurora boreal for favorável, sairemos para fotografá-la dançando por trás das montanhas ou refletindo na areia molhada de algumas de suas praias. Enfim, Lofoten nos proporcionará uma experiência visual única e talvez por isso seja considerado um dos arquipélagos mais bonitos do mundo.

DIA 9 | REINE – EVENES – EMBARQUE

Após o café da manhã, tempo livre até a nossa saída em direção ao aeroporto de Evenes, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

HARSTAD: Clarion Collection Arcticus
REINE: Eliassen Rorbuer

INCLUI

  • 08 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída privativos ao grupo nos horários de voos sugeridos na confirmação da saída;
  • Transporte e saídas privativas ao grupo para todas as locações mencionadas no roteiro;
  • Saídas de barco, conforme roteiro, se as condições climáticas permitirem;
  • Acompanhamento do fotógrafo Cristiano Xavier durante todas as saídas, instruções em cada locação conforme objetivos dos participantes e orientações sobre tratamento e edição de imagens nos horários estabelecidos;
  • Acompanhamento de representante OneLapse falando português durante todo o roteiro;
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas de embarque;
  • Traslados de chegada e saída fora dos horários de voos sugeridos ao grupo;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Equipamento de fotografia;
  • Bebidas e refeições não mencionadas no roteiro;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES

  • Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante;
  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia do pagamento, conforme cotação do Valor Econômico;
  • A hospedagem em Reine será um antigas cabines de pescadores reformadas e adaptadas para receber os turistas. Cada cabine possui 2 quartos privativos, 1 banheiro compartilhado, além de cozinha e sala de estar também compartilhados;
  • O descritivo do roteiro é uma ideia das atividades que buscaremos fazer durante a expedição e que podem ser alteradas de acordo com as condições climáticas, recomendações do fotógrafo responsável ou motivos de força maior.

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

  • Câmera fotográfica
  • Cartões de memória
  • Lentes de 17mm a 200mm
  • Tripé
  • Cabo disparador

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 4.190,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 700,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO R$ 2.500,00

DESCONTO AOS 06 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito/boleto com 5% de desconto
  • 30% de entrada + Saldo em até 4x sem juros no cartão de crédito Visa/Master

 

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$350,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.
** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. No momento da inscrição, deverá ser pago um sinal como garantia de inscrição no valor de R$2.500,00 por pessoa, sendo que este sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser utilizado como crédito para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 22/12/2017 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos internacionais

Chegada ao aeroporto de Evenes (EVE) no dia 28 de fevereiro. Embarque de retorno ao Brasil a partir do mesmo aeroporto no dia 8 de março. Consulte-nos para cotação e reserva das passagens aéreas.