China | Minorias Étnicas e Exuberância Natural

07 SET - 20 SET 2019


INSCRIÇÕES ABERTAS

Um mergulho profundo pelos encantos e surpresas da civilização mais antiga do mundo

Considerada a maior potência mundial atual, a China construiu ao longo de 5000 anos uma cultura rica em conhecimentos extraídos da observação e estudo da natureza. A partir desta relação, surge o tripé de ensinamentos Confucionismo – Taoismo – Budismo, que formam a base da tradição milenar das artes marciais, medicina chinesa, filosofia e política. Até hoje, estes conhecimentos continuam sendo estudados em todo o mundo, aproximando cada vez mais o misticismo oriental da ciência moderna.

O país mais populoso do mundo se formou através da unificação de diversas etnias sob um mesmo império, hoje conhecido como República Popular da China. Um estado multi-nacional, composto por mais de 56 grupos étnicos e 200 dialectos individuais, na qual seus costumes, crenças e tradições compõem a riqueza múltipla da cultura chinesa. Vivenciar a preservação da autenticidade destas minorias étnicas é entrar em contato com origens tradicionais ameaçadas pela constante transmutação que a modernidade demanda.

Com a cocriação e participação da especialista sino-brasileira Viviane Kao, elaboramos uma jornada fotográfica que desafiará o seu olhar sobre a China. Seguindo o propósito de construir pontes que conectam o oriente com o ocidente, a mente com o corpo, a intenção com a ação, uns com os outros e nós com nós mesmos, a Viviane irá trazer toda a sua bagagem ancestral e estudos dessa cultura para complementar a minha proposta de fotografia documental. Uma combinação que irá expandir conhecimentos por meio do aprofundamento nos elementos de contraste e união que formam a China. Numa vivência pela natureza que inspirou filósofos e sábios do oriente a desvendar os grandes mistérios da vida, vamos conhecer seus vilarejos e as suas minorias étnicas procurando compreender o que fez o país sobreviver àquilo que nenhuma outra civilização humana conseguiu: o tempo.

Em uma exuberante viagem pelo sul da China, vamos visitar cidades nas províncias de Guizhou e Guanxi, renomadas pela beleza da sua natureza e lar de grande parte das minorias étnicas do país. Caminharemos em pequenas vilas com suas casas de madeira adornadas com muita personalidade, nos levando a uma verdadeira viagem pelo tempo. Iremos expandir as nossas referências fotográficas ao entrarmos em contato com novas luzes, texturas, arquiteturas, paladares, arte, crenças e tradições. Testaremos a capacidade de nos comunicarmos sem uma língua em comum, sentindo o poder da empatia e da intenção na conexão entre todos nós.

Toda essa vivência e inevitável transformação se refletirá na sua fotografia. Uma experiência única que possibilitará ao participante exercitar retratos em baixas condições de luz, conhecer mais a fotografia de paisagem ao perceber as mínimas nuances que influenciam uma imagem no começo ou no final do dia, exercitar a aproximação com as pessoas, a fugacidade da rua, a documentação da cidade e do campo. Por fim, como organizar as fotos em uma grande reflexão editorial, analisando o material em tempo real em prol da narrativa. Uma proposta inédita e inspiradora para expandir olhares – internos e externos – numa viagem cheia de contrastes e encontros, que só a China pode proporcionar.

Érico Hiller

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Érico Hiller

National Geographic

Érico Hiller nasceu em Belo Horizonte (MG), mas adotou São Paulo como cidade para residir. Seu interesse pela fotografia despertou quando ele tinha entre 18 e 19 anos de idade, mas foi durante a Faculdade de Comunicação que realmente houve sua conexão com a fotografia de uma maneira mais intensa e definitiva.

Algum tempo depois, já com 26 anos de idade, decidiu trocar o emprego para se dedicar totalmente ao mundo da fotografia, já que tinha certeza de que gostaria de trilhar o caminho dos projetos documentais e publicar livros, nos quais pudesse contar suas histórias visuais. De certa forma, ele já praticava o chamado storytelling antes mesmo de existir essa denominação. Para Érico, aliás, não há meio melhor para se apreciar fotografias do que o livro, onde o próprio fotógrafo pode dispor as imagens da forma mais apropriada e adequada, considerando uma leitura mais lenta e uma apreensão mais calma por parte do leitor. Para ele, a fotografia impressa tem outro sabor.

Com o tempo, passou a viajar pelo Brasil e pelo mundo e desenvolveu seu olhar para fazer registros documentais cada vez mais precisos e sensíveis, em especial relacionados à temática ambiental e humanitária. Em 2008, realizou um longo ensaio documental sobre as tensões sociais em grandes cidades da Argentina, do Brasil, da China, Índia, México e Rússia. Entre 2011 e 2012 esteve no Ártico, na Tanzânia, na Etiópia, nas Maldivas e na Mata Atlântica retratando regiões ameaçadas. Essas expedições pelo mundo – Érico já esteve em mais de 50 países — propiciaram a publicação de três livros: Emergentes (2008), Ameaçados (2012) e A Jornada do Rinoceronte (2016). Neste mesmo ano, algumas de suas fotos compuseram a exposição Diários de Viagem, na Leica Gallery, em São Paulo. No Brasil, suas fotos já foram veiculadas nas revistas National Geographic, Marie Claire e Rolling Stone, entre outras publicações.

Pela OneLapse, guiando grupos de entusiastas da fotografia, ele esteve na Índia (durante o Festival da Cores), em Myanmar, duas vezes na Indochina (Vietnã e Laos) e na Etiópia. Para o Érico não há muito segredo para se conseguir excelentes imagens. Primeiro, é preciso ter muita motivação e realmente entender o lugar que se visita. Depois, é necessário ter sensibilidade e uma certa doçura para se relacionar com as pessoas. Outro fator importante é se desvencilhar de qualquer pré-julgamento e fotografar com o espírito elevado e bondade. Em suas expedições fotográficas busca inspirar os participantes e ao mesmo tempo deixá-los aptos para lidar com os dilemas e as dificuldades existentes na fotografia documental, principalmente estando nas ruas em destinos não convencionais, dando um suporte logístico e técnico para que cada participante se sinta habilitado para contar uma história em uma sequencia de fotos. Esse é o seu desafio.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | SHANGAI

Chegada ao aeroporto de Shangai no fim do dia. Recepção e traslado ao hotel para check-in e pernoite. O bairro escolhido para nossa estadia é Xintiandi. Traduzido como “novo céu e terra”, sua localização é privilegiada, pois além de possuir reconstruções de casas tradicionais do século XIX em vielas estreitas, hoje é sede de cafés charmosos, galerias internacionais e restaurantes que atendem a todos os paladares.

DIA 2 | SHANGAI

Após o café da manhã, nos encontraremos com o fotógrafo Érico Hiller e a especialista em cultura chinesa Viviane Kao para um briefing detalhado sobre a expedição. À tarde, faremos uma caminhada pelo jardim Yuyuan, um dos marcos da cidade, acompanhado de uma tradicional cerimonia do chá, onde provaremos os diversos sabores dessa especialidade cultural que reflete no seu ritual os pensamentos da filosofia chinesa. Encerraremos o dia com o pôr do sol nas margens do Bund, contemplando a vista de Pudong. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 3 | SHANGAI

Os parques de Shangai ficam movimentados logo pela manhã, quando os chineses iniciam o dia com as mais variadas práticas. De dança à arte marcial, o público predominante são os senhores, que esbanjam saúde e força praticando espada, caligrafia e jogando peteca à mahjong – um local repleto de oportunidades fotográficas. Para entender melhor a visão chinesa sobre a energia chi, faremos uma prática ao ar livre de Tai Chi, com o mestre que irá revelar como a filosofia taoista foi contemplada em práticas corporais para serem internalizadas pelo homem. Em seguida, iniciando as diversas experiências contrastantes que compõem essa cultura, seguiremos até a torre mais alta da China – Shanghai Tower – para apreciarmos a vista 360º de toda a cidade desde o 128º andar. À tarde, conheceremos o bairro da concessão francesa, parte importante da história desta cidade portuária que se formou através da chegada de mercadores de diversas regiões do mundo.

DIA 4 | SHANGAI – PROVÍNCIA DE GUIZHOU

Após o café da manhã, partiremos rumo à região sul do país. Após o voo de Shangai até o aeroporto de Guiyang, viajaremos de carro pelo interior da província de Guizhou para experienciarmos a força da modernidade e da construção chinesa avançando em todas as direções no país. Check-in no hotel e pernoite.

DIAS 5, 6 e 7 | PROVÍNCIA DE GUIZHOU

Durante estes três dias, iremos fotografar os principais vilarejos da região. Participaremos de uma cerimônia tradicional, onde é possível escutar cantos típicos cheios de emoção e assistiremos às danças com trajes culturais, cheio de cores e acessórios prateados. Visitaremos a feira local de domingo, que vende todos os tipos de produtos que podemos imaginar. Ao longo destes dias, procuraremos entrar na casa dos moradores e sentir de perto como são os detalhes que compõem o dia a dia deles: sua relação com o trabalho, a família, a comida, a arte, a música, o plantio e os animais. Vamos explorar a luz natural na fotografia e tirar retratos das personalidades dessas etnias. Aprofundaremos nossos conhecimentos sobre as particularidades da língua chinesa, que se faz arte através do desenho de seus ideogramas e entenderemos, por meio da vivência nas paisagens cenográficas da região, como a natureza se tornou a maior influência da sabedoria milenar chinesa. Nossa hospedagem neste período será dividida em duas cidades da região.

DIA 8 | PROVÍNCIA DE GUIZHOU – PROVÍNCIA DE GUANXI

A bordo do trem bala, partiremos rumo à Guanxi após o café da manhã. O próximo destino é a sede de um dos principais terraços de arroz da região, onde chegaremos para contemplar o pôr do sol em meio as curvas dos plantios. Retorno ao hotel e pernoite.

DIAS 9, 10 e 11 | PROVÍNCIA DE GUANXI

Uma das paisagens mais privilegiadas do país encontra-se nesta região. Iremos de uma cidade para outra nos deslocando de barco numa experiência impressionante em meio as montanhas. Visitaremos famílias locais em suas próprias casas – estes momentos proporcionam retratos marcantes das pessoas no conforto da sua morada, rodeada de tudo aquilo que refletem a personalidade de quem são. Teremos ainda a oportunidade de fotografar o nascer e o por do sol buscando compor o homem junto a natureza e retratando sua relação através do plantio, da pesca e domesticação de animais. Vamos explorar a fotografia noturna e os neons coloridos dessas encantadoras vilas. Também iremos assistir a um dos shows mais impressionantes, que tem como cenário a própria natureza magistral. Pernoite em duas cidades da região.

DIA 12 | PROVÍNCIA DE GUANXI – SHANGAI

Depois de uma manhã explorando os arredores pelas margens do rio, numa cena pitoresca de interior da China, voltaremos à Shangai no voo doméstico saindo de Guilin. Traslado e pernoite em hotel.

DIA 13 | SHANGAI

Nosso dia será dedicado as compras, com uma oferta excêntrica de tudo que a cultura chinesa tem a oferecer para o mundo: porcelanas, instrumentos musicais, quadros, pinturas, decoração, moda, e comida. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 14 | SHANGAI – EMBARQUE

Café da manhã e dia livre até o momento do check-out. Traslado ao aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Érico Hiller. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

Hotéis de categoria 5 estrelas em Shangai e Yangshuo. As demais cidades possuem nível mais básico de acomodação e serão selecionadas ao grupo algumas das melhores opções de cada local.

INCLUI

  • 13 noites de hospedagem com café da manhã
  • Traslados in/out privativos ao grupo em Shangai para os horários de voo sugeridos no momento da confirmação da saída
  • Transporte privativo ao grupo para todas as locações descritas no roteiro
  • Acompanhamento do fotógrafo Érico Hiller e orientações fotográficas conforme objetivo de cada participante
  • Acompanhamento da especialista em cultura chinesa e coordenadora operacional Viviane Kao
  • Acompanhamento de guia local falando inglês
  • Passagens aéreas internas com taxas de embarque
  • Entradas para todos os locais visitados
  • Seguro viagem April – Plano 60 Mundo

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas internacionais
  • Excesso de bagagem nos voos internos (limite de 20kg por pessoa)
  • Early check-in e Late check-out
  • Equipamento de fotografia
  • Almoço e jantar
  • Visto chinês (consulte-nos para orientações sobre a emissão prévia)
  • Despesas pessoais e gorjetas

OBSERVAÇÕES

  • Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante;
  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia do pagamento, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Para entrar na China, brasileiros precisam de visto emitido antecipadamente por meio da embaixada chinesa no Brasil. Consulte-nos para mais informações;
  • O descritivo do roteiro é uma ideia das atividades que buscaremos fazer durante a expedição e que podem ser alteradas de acordo com as condições climáticas, recomendações do fotógrafo responsável ou motivos de força maior.

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

  • Câmera fotográfica
  • Cartões de memória
  • Lentes de 17mm a 200mm
  • Tripé
  • Cabo disparador

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

VOOS INTERNACIONAIS

Chegada a Shangai no dia 7 de setembro com check-in a partir das 15h. Embarque de retorno no dia 20 de setembro com check-out ao meio dia. Consulte-nos para a emissão das passagens aéreas.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 5.790,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL US$ 1.500,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito/boleto com 5% de desconto
  • 30% de entrada + Saldo em até 4x sem juros no cartão de crédito Visa/Master

 

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$750,00. Este valor será cobrado a vista em até 72h antes do início dos serviços.

** Esta viagem exige um número mínimo de 8 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser transferido para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 30/06/2019 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.