Lapônia | Caçada à Aurora Boreal

23 FEV - 01 MAR 2020


INSCRIÇÕES ABERTAS

CAÇADA FOTOGRÁFICA À AURORA BOREAL NO CORAÇÃO DA LAPÔNIA

Verde, rosa, lilás, branco, amarelo, azul, laranja… quando as luzes coloridas da aurora boreal dançam no céu da Lapônia, durante o inverno na região do Ártico, só se ouvem disparos de câmeras e suspiros emocionados de quem tem o privilégio de ver ao vivo este fenômeno raro da natureza. Dura pouco, a temperatura é negativa, a noite escandinava parece não ter fim. Mas quem sente o coração disparar nesses momentos jamais esquece. E quer mais.

Meca das auroras

Capital mundial das auroras boreais, a pequena Tromsø, maior cidade do norte da Noruega, é o recanto encantado do planeta onde são maiores as chances de flagrar o fenômeno visual da queima de partículas dos ventos solares se chocando com o campo magnético da Terra. Localizada a 69 graus de latitude, já quase no Polo Norte, esta cidade jovem e moderna se tornou base de uma das mais desejadas expedições fotográficas da OneLapse.

Surpresas de Tromsø

Tromsø dá bons motivos para ser a preferida. A começar pela localização no coração do oval das auroras, que demarca os raros destinos do globo onde as chamadas “Northern Lights” acontecem, de setembro a abril. Devido à corrente do golfo, a temperatura média do inverno, -4o C, é mais amena que outros pontos da mesma latitude (ainda que possa despencar a -25o C). Seu núcleo urbano surpreende ainda pela efervescência cultural e pelos sabores da premiada nova cozinha nórdica – os hotéis, por exemplo, disputam quem faz o melhor café da manhã ao estilo local. Nesse duelo, quem leva a melhor são os forasteiros.

A Finlândia logo ali

A geografia dos fiordes espetaculares e montanhas que rodeiam Tromsø cria também alguma flexibilidade durante a complexa arte de caçar auroras boreais, sempre sujeita às intempéries climáticas. É preciso ter jogo de cintura para se adequar à natureza mutante:  se o céu porventura fechar do lado norueguês das montanhas escandinavas, rapidamente a expedição pode se adaptar de modo a correr para o território finlandês. A pequena vila de Kilpisjarvi fica bem perto da tríplice fronteira do Norte do Ártico (ali começa também a Suécia), oferecendo outras paisagens a contrastar com o bailado das auroras.

Luzes do crepúsculo

A luz de inverno que domina o Ártico nas poucas horas de claridade cria oportunidades incríveis para a fotografia. O longo crepúsculo do sol deitando no horizonte enaltece as preciosidades naturais, culturais e humanas da Lapônia. As locações incluem desde fiordes imponentes até as tradicionais casinhas coloridas das comunidades pesqueiras, enquanto a fauna varia dos cães que acompanham atividades de adrenalina como o dog sledding às renas criadas pelo simpático povo sami original – que conserva trajes tradicionais bem fotogênicos.

Ar seco e céu limpo

Dependendo da lua, o resultado dos flagrantes fotográficos tende a variar bastante. Escolhemos a Lua Nova, com breu total, para conseguir tons mais destacados no céu. Seja qual for o ciclo lunar, no entanto, é historicamente no inverno que encontramos condições de ar seco na região do Círculo Polar Ártico – e menos partículas de umidade no ar significam melhor observação de auroras.

Espetáculo celeste

Para completar o ambiente favorável, a OneLapse conta com um staff que vai além da liderança de alguns dos fotógrafos de natureza mais respeitados do Brasil. Temos caçadores profissionais de auroras, meteorologistas e motoristas certificados que asseguram a busca dos melhores destinos e rotas de fuga em busca das luzes. Todos nativos, com a experiência acumulada que só os locais têm. Nosso time conta com tecnologia e experiência para mapear, ao logo de todo o roteiro, onde as condições são mais propícias para captar, em cenários que gerem ricas composições, as cores do maior show celeste da Terra.

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Edson Vandeira

National Geographic

As viagens têm o poder de transformar o destino de algumas pessoas. Foi o que aconteceu com o fotógrafo e guia de montanha Edson Vandeira, nascido e crescido em São Paulo em 1989, mas que, nos últimos anos, adotou a cidade de Campo Grande (MS) como moradia. Em 2008, aos 19 anos, começou a fazer suas primeiras viagens. Passou a praticar o montanhismo e a escalada. Ao mesmo tempo em que pegava gosto pelas montanhas, também se interessou pelo mundo da fotografia, especialmente as imagens de aventura. Desde então, não parou mais de viajar e fotografar.

No começo, Vandeira escalou as principais montanhas do Brasil. Depois, decidiu colocar em prática o que havia aprendido e partiu para a exploração da Cordilheira dos Andes, a começar por escalar uma montanha de 6 mil metros próximo a Mendoza, na Argentina. Em 2010, conquistou a maior montanha das Américas, o Aconcágua, com 6.962 metros, localizado na Argentina. Na sequência vieram novas aventuras em outras grandes montanhas na Bolívia, Peru e Patagônia (Argentina e Chilena). Em 2015, subiu o Mont Blanc, nos Alpes, entre França e Itália, com 4.800 metros. Ao todo, foram mais de 30 ascensões em montanhas de altitude. Além disso, há 5 anos ele é contratado para apoiar o Programa Antártico Brasileiro, como alpinista responsável pela segurança dos cientistas durante a permanência e nos deslocamentos na Antártica.

Para ele, a associação entre fotografia e montanhismo é perfeita, pois, por meio das imagens que produz, consegue registrar os desafios que encontra durante suas jornadas nas montanhas. Além disso, suas fotos também permitem eternizar momentos únicos de contemplação e beleza vivenciados durante as escaladas, já que, para Vandeira, as imagens são uma poderosa ferramenta para contar boas histórias.

Atualmente vem colaborando para a National Geographic Brasil e Adventure (EUA), sendo um fotógrafo representado exclusivamente pela National Geographic Creative. Tem como fonte de inspiração renomados fotógrafos da área, como os americanos Jimmy Chin, Cory Richards e os brasileiros Luciano Candisani e Sebastião Salgado.

Todo esse conhecimento e experiência, aliados à formação que fez em cursos nas áreas de montanhismo, trekking, escalada em rocha e em gelo, primeiros socorros e resgates em áreas remotas, serão importantes durante as expedições fotográficas. Nestas jornadas ele pretende dividir com os viajantes sua paixão por este ambiente e tudo o que aprendeu e desenvolveu nos últimos anos pelas montanhas do mundo.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | TROMSØ

Chegada ao aeroporto de Tromsø e traslado privativo ao hotel para check-in e pernoite. Tromsø encontra-se a 350 km norte do Círculo Ártico e é a maior cidade na Região Norte da Noruega. A presença humana na região remonta a milhares de anos, embora a cidade tenha sido fundada cerca de 200 anos atrás. Tromsø tornou-se um centro de comércio de peles no norte e, já no início do século XX, era o local de partida de grandes expedições rumo ao Ártico. Por esta razão, ganhou o título de: “A Porta de Entrada para o Ártico”.

DIA 2 | TROMSØ E REGIÃO

Após o café da manhã, nos reuniremos com o fotógrafo Edson Vandeira para um briefing detalhado sobre o dia a dia da expedição. Entenderemos melhor a dinâmica da viagem aproveitando para tirar as últimas dúvidas, além de repassarmos instruções básicas de configuração das câmeras para fotografia noturna. A tarde, faremos uma saída a pé pelo centro para conhecer e fotografar Tromsø. Retorno ao hotel e preparação para a nossa primeira noite de caçada à Aurora Boreal. É exatamente a aventura de sair em busca das luzes do norte que faz lembrar uma caça. Temos uma meta, traçamos uma estratégia e partimos rumo ao desconhecido com uma única certeza: a imprevisibilidade da natureza. Para maximizar as chances de visualização do fenômeno, contamos com especialistas locais que analisam, em tempo real, os índices meteorológicos e as condições geográficas. O know-how e tecnologia para planejar – e se adaptar rapidamente – a situações ideais de céu limpo e escuridão total são essenciais nesse tipo de atividade. A recompensa da caçada é o encontro com uma das maiores belezas que nossos olhos já viram.

DIA 3 | TROMSØ E REGIÃO

Manhã livre para descanso. Se as condições climáticas forem favoráveis, poderemos antecipar o horário de saída para a caçada de hoje com o objetivo de aproveitar os últimos momentos de luz do dia e praticar a fotografia de paisagem. Praias, fiordes e as típicas casinhas coloridas norueguesas são algumas das opções para compor o cenário, seguindo as instruções do fotógrafo Edson Vandeira. Em seguida, partiremos para mais uma aventura em busca da Aurora Boreal. Nosso raio de atuação é expandido e, se necessário, atravessaremos a fronteira rumo à Finlândia, região onde o microclima costuma ser diferente de Tromsø. O horário de retorno ao hotel será sempre definido durante as caçadas e à medida que os gráficos nos proporcionam informações atualizadas.

DIA 4 | TROMSØ – FAZENDA DE RENAS E POVO SAMI

Manhã live para descanso. No início da tarde, visitaremos uma família sami e suas renas. O povo Sami constitui o grupo étnico nativo da Lapônia e teremos uma integração com a cultura, história, gastronomia, além de conhecer melhor a relação dessa sociedade com os animais locais e a Aurora Boreal. Ao chegarmos ao acampamento, seremos recebidos por uma tradicional família que, após breve introdução sobre seus habitantes, nos conduzirá ao vasto campo de pastoreio de renas. Lá teremos a incrível oportunidade de fotografar os animais sob o cuidado e a orientação dos locais. Após a experiência, será servido um tradicional almoço com bebidas quentes, dentro das tradicionais cabanas da Lapônia. Aquecidos pela fogueira, organizaremos uma sessão de retratos junto aos nativos. Dependendo da duração da atividade, poderemos seguir diretamente para mais uma caçada à Aurora Boreal. Sempre que possível, escolheremos alguma locação com primeiro plano interessante para compor as fotografias junto às luzes no céu, conforme as orientações do fotógrafo.

DIA 5 | TROMSØ E REGIÃO

Manhã livre para descanso. A tarde, podemos nos reunir com o fotógrafo Edson Vandeira para uma avaliação do material produzido até o momento com dicas sobre edição e tratamento de imagem. Outra atividade opcional é subir até o view point de Tromsø, no alto de uma montanha, de onde temos uma vista privilegiada e podemos fazer fotos panorâmicas da cidade. O transporte até o view point é feito em teleférico. A noite, sairemos para mais uma caçada à Aurora Boreal.

DIA 6 | TROMSØ E REGIÃO

Manhã livre para descanso. Se as condições climáticas estiverem favoráveis, poderemos antecipar novamente o horário de saída para a caçada à Aurora Boreal e fotografar as paisagens da região. Num dia de céu claro, o reflexo dos fiordes na água é apenas uma das opções interessantes para registrarmos belas imagens.

DIA 7 | TROMSØ E REGIÃO

Dia livre para atividades opcionais (não incluídas). A região de Tromsø oferece diversos tours diurnos, especialmente no inverno, tais como: dog sledding, o trenó puxado pelos cães; snowmobile, a moto da neve em um lago congelado; navegação em um catamarã entre os fiordes e com chance de avistamento de baleias; entre outros. O fotógrafo Edson Vandeira também estará a disposição para avaliar as fotos produzidas durante a viagem com orientações sobre edição e tratamento de imagens. Caso não tenhamos tido sucesso até aqui na busca pela Aurora Boreal, será organizada nesta noite uma caçada extra.

DIA 8 | TROMSØ – EMBARQUE

Após o café da manhã, tempo livre até a nossa saída para o aeroporto de Leknes, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: OneLapse / Divulgação. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

Tromsø: Hotel Scandic Grand ou similar

INCLUI

  • 07 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Almoço e jantar quando mencionados no roteiro;
  • Traslados de chegada e saída privativos ao grupo nos horários de voos sugeridos pela OneLapse no momento da confirmação doa saída;
  • Saídas fotográficas e caçadas à aurora boreal privativas ao grupo, conforme roteiro;
  • Tour à fazenda de renas e povo sami;
  • Acompanhamento do fotógrafo Edson Vandeira durante todas as saídas fotográficas, instruções em cada locação conforme objetivos dos participantes e orientações sobre tratamento e edição de imagens em horários a definir;
  • Acompanhamento de coordenador operacional brasileiro;
  • Acompanhamento de guia local experiente na busca pela Aurora Boreal, além do suporte de uma central de monitoramento meteorológico local para a análise dos gráficos e direcionamento da equipe;
  • Empréstimo gratuito de roupas especiais para condições de frio extremo (botas, macacão, luvas e touca);
  • Snacks e bebidas quentes durante as caçadas à Aurora Boreal;
  • Seguro viagem April – Plano Max 60 Mundo.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas de embarque;
  • Traslados de chegada e saída fora dos horários de voos selecionados ao grupo;
  • Qualquer passeio descrito como opcional;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Equipamento de fotografia;
  • Bebidas e refeições não mencionadas no roteiro;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES

  • Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante;
  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia do pagamento, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da aurora boreal. No entanto, contamos com o apoio de uma das mais experientes equipes locais habituadas ao monitoramento diário da atividade das luzes para maximizar as chances de sucesso;
  • Como o foco da expedição é a busca pela aurora boreal, é necessária a flexibilidade total na programação do nosso dia a dia para que a equipe (fotógrafo e staff local) possa estabelecer os horários mais adequados de saída e retorno das atividades, bem como os horários para edição e tratamento de imagens junto ao fotógrafo;
  • O jantar está incluído durante as atividades de caçada à aurora boreal, ou seja, caso não ocorra alguma das saídas programadas por motivo de força maior, a refeição não será oferecida ou substituída por outra. Trata-se de pratos preparados por um chef local, com menu variado (incluindo opção vegetariana) e armazenados de maneira que possam estar aquecidos e saborosos para serem consumidos durante as caçadas.

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

  • Câmera fotográfica
  • Cartões de memória
  • Lentes de 17mm a 400mm
  • Tripé
  • Cabo disparador

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 3.890,00*

DESCONTO AOS 06 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL: US$ 750,00*

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito/boleto com 5% de desconto
  • 30% de entrada + Saldo em até 4x sem juros no cartão de crédito Visa/Master

 

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$375,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.
** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. No momento da inscrição, deverá ser pago um sinal como garantia de inscrição no valor de R$2.500,00 por pessoa, sendo que este sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser utilizado como crédito para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 13/12/2019 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos internacionais

Chegada ao aeroporto de Tromsø (TOS) no dia 23 de fevereiro. Embarque de retorno ao Brasil a partir do mesmo aeroporto no dia 01 de março. Consulte-nos para cotação e reserva das passagens aéreas.