BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Dia dos Mortos no México: curiosidades sobre a celebração de finados

dia-dos-mortos-no-mexico

18 out 2018 | Por Redação

Dia dos mortos, halloween ou dia das bruxas, a festa recebe diferentes nomes conforme percorre o mundo. Além do nome, a celebração também muda em diferentes regiões. Um dos países que costuma celebrar a data é o México e visitar o lugar nessa época do ano rende uma excelente viagem e uma experiência inesquecível. Confira como é o dia dos mortos no México.

Como é o Dia dos Mortos no México?

Se você gostou da ideia de viajar para o México na época do dia dos mortos mas quer encontrar mais do que apenas aquela cena comum nos filmes, com crianças fantasiadas pedindo doces nas portas das casas, esse é o destino perfeito. Na região a celebração se estende do dia 31 de outubro à 2 de novembro, e é literalmente uma festa!

No país a morte é festejada e é a comemoração da visita dos falecidos à Terra, reunindo família amigos comida e oferendas. Acredita-se que eles devem ser recebidos com alegria e lá não há lugar para tristeza e melancolia. A tradição do dia dos mortos no México é considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Durante a celebração é possível encontrar facilmente caveiras mexicanas, flores, comidas, altares decorados, músicas, etc. Alguns dos símbolos da data são crânios humanos, concursos de fantasias, altares com velas, flores, imagens e comidas. Tudo isso acontece em diversos lugares espalhados pelo país. Confira agora algumas cidades onde a comemoração do dia dos mortos é mais intensa.

Onde e como acontece a festa?

Assim como todo lugar, o dia dos mortos no México possui pontos fortes da celebração, cidades onde a festa é ponto turístico e tradição local. Algumas dessas regiões têm características próprias na celebração, que as diferem das demais e atrai variados públicos. Veja só.

Tuxtepec

Um destino conhecido pela tradição das cores e sabores no dia dos mortos, e pelos altares com imagens dos falecidos e enfeitados com muitas flores coloridas. Nos altares é possível encontrar também velas, sal, água e incenso. Na região acontece uma tradição comum em outra época do ano no Brasil: os tapetes de serragem. Existem concursos para eleger os mais belos tapetes.

San Andrés Míxquic

Um povoado da Cidade do México que explora a tradição da visitação aos cemitérios, porém com flores, alimentos e bebidas sobre os túmulos. As músicas tomam o lugar e durante a noite as velas iluminam e transformam os lugares. As velas simbolizam as almas representadas, uma vela para cada alma. Em locais públicos é fácil encontrar altares com oferendas para parentes e amigos falecidos.

Aguascalientes

Uma das principais atrações do dia dos mortos no México é o Festival Cultural de Caveiras, celebrado em Aguascalientes. Por lá a festa começa um pouco antes, no dia 29 de outubro, e é possível encontrar homenagens à caveira La Catrina. A programação do evento conta com atrações gastronômicas, passeios noturnos e visitas ao Museu da Morte, que foi construído em cima de um cemitério e conta com objetos de dia dos mortos guardados por 50 anos, reproduções de La Catrina, etc.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais curiosidades e dicas de viagens.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: