BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Saiba porque você deve conhecer os lençóis maranhenses

30 jul 2018 | Por Redação

Paisagens de tirar o fôlego surpreendem os turistas em lençóis maranhenses, uma região repleta de dunas que envolvem as mais belas lagoas. O lugar atrai visitantes durante todo o ano, que se dividem entre atividades relaxantes nas praias e rios ou na agitação dos circuitos de dunas.

Por isso, separamos algumas dicas e curiosidades sobre o porquê você deve conhecer os lençóis maranhenses. Vamos lá?

O que são os lençóis maranhenses?

Como o próprio nome sugere, o cenário encontrado na região do Maranhão se parece muito com um enorme lençol branco estendido sobre as montanhas e dunas. Os mangues, lagoas e rios formados pela chuva se juntam às dunas e formam paisagens únicas e encantadoras.

São mais de 155 mil hectares de terras formando as mais incríveis perspectivas aos olhos de quem admira o belo visual. Distante a 250 km da capital São Luiz, a região atrai turistas durante todo o ano e o Parque Nacional dos Lençóis maranhenses é o principal destino dos visitantes, sempre em busca das melhor lagoas para banho, passeios e fotos.

Principais atrações dos lençóis maranhenses

Praias e rios

Engana-se quem pensa que o destino lençóis maranhenses é feito apenas por lagoas e areia. O turismo na região é bastante amplo e atrai turistas de todas as idades para os mais variados passeios e atividades.

É possível fazer um circuito passando por Vassouras, Mandacaru e Caburé, por exemplo, onde você terá a oportunidade de realizar diversas práticas esportivas ou passeios, como deslocamentos de lancha, banhos em pequenos lençóis, visitas ao farol e trajetos num quadriciclo.

Poderá também aproveitar experiências relaxantes nas praias e rios da região, que são de incrível beleza.

Dunas

As dunas certamente são atrações quase obrigatórias para quem decide conhecer lençóis maranhenses. Todo o esforço que poderá ser desprendido para subir algum morro de dunas seguramente fará valer a pena a paisagem encontrada ao chegar ao topo. Poder observar de um ponto alto todo o parque e lagoas, com a indescritível visão das areias finas e brancas contornando a região já tornam o passeio muito especial.

Lagoas

A região conta com passeios pré-estabelecidos pela maioria das agências e os tours são muito parecidos, todos com o foco na visitação às lagoas da região. Grande parte das lagoas são propícias para banhos, e sem dúvida o guia irá fazer diversas paradas para que os turistas possam aproveitar ao máximo.

As lagoas de lençóis maranhenses são inúmeras durante o período de chuva, uma mais linda que a outra e sempre uma diferente da outra, seja em formato, em cor da água ou em profundidade.

Durante o tour você poderá visitar muitas lagoas sem nome, mas de incrível beleza. Já algumas lagoas são famosas, possuem nome e são destino certo dos turistas, tais como:

• Lagoa Azul
• Lagoa Bonita
• Lagoa das Emendadas
• Lagoa da Betânia
• Lagoa da Andorinha
• Lagoa da Gaivota
• Lagoa das Sete Mulheres
• Lagoa da Capivara
• Lagoa Tropical
• Lagoa da Lorena

É possível fazer um circuito entre duas ou mais lagoas durante um passeio, que pode ter duração de meio dia ou um dia inteiro.

O importante é aproveitar ao máximo todas as lagoas que você passar, certamente será uma experiência inesquecível.

Fotografia

A expedição fotográfica para lençóis maranhenses é uma excelente oportunidade que combina turismo e prática fotográfica. Nós, aqui da OneLapse, desenhamos roteiros especiais para a fotografia, traçados por especialistas e que fogem ao comum. A expedição estará sempre em busca do melhor momento e paisagem para fotografia, por isso, o trajeto é feito de carro ou barco e inclui paradas em diversas locações, para que seja possível aproveitar a melhor luz, as melhores formas e os contrastes da região.

Você pode conferir aqui um pouco mais sobre nossa expedição fotográfica para os lençóis maranhenses.

Qual a melhor época para visitar os lençóis maranhenses

Nós podemos dividir em duas as melhores épocas para visitar lençóis maranhenses. Isso, porque o período vai depender do seu principal objetivo durante a viagem: Aproveitar e conhecer as lagoas para nadar e mergulhar ou desfrutar de incríveis paisagens das dunas durante uma expedição fotográfica.

Para banhos na lagoa

Boa parte do turismo em lençóis maranhenses está voltado para as lagoas de água doce da região, que permitem banhos e diversos passeios com rotas de descobertas das mais variadas lagoas. É ideal para um passeio em família ou até mesmo para quem busca por mais diversão, uma vez que as poções de água são um prato cheio para turistas, com cores, formatos e profundidades diferentes.

As lagoas ficam cheias somente durante a temporada de chuva, que acontece no primeiro semestre do ano, entre janeiro e junho. Se seu objetivo é conhecer as lagoas, programe sua viagem para lençóis maranhenses durante essa época.

Para turismo fotográfico

De junho a agosto a temporada de chuva não afeta mais a região, o que faz com que as formações de areia se destaquem em meio a paisagens. O relevo, o horizonte, as curvas e a luz durante essa época do ano são ótimos atrativos para os amantes de fotografia. O nascer e pôr do sol também despertam o desejo de conhecer a fundo essas regiões e encantam as belas fotografias originadas no início e no fim do dia.

Quanto tempo é necessário para conhecer os lençóis maranhenses?

Você já deve imaginar a resposta, não é? O tempo de visitação em lençóis maranhenses vai depender de cada turista, seus objetivos, seu orçamento e sua disponibilidade. Entretanto, é importante observar que a região recebe inúmeros turistas num simples bate e volta vindo da capital São Luis, ou seja, é sempre possível extrair um pouco das belezas do maranhão.

Mas se você dispõe de mais tempo, nossa sugestão é um mínimo de dez dias, para que você possa se encantar com as três principais bases de passeios nos lençóis: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Dentro desses dez dias você terá a oportunidade de vivenciar diferentes experiências, das que exigem mais preparo físico às rotas de relaxamento e lazer calmo. Ainda sim a chance de você querer voltar é enorme, visto a quantidade de atividades disponíveis na região.

Fotos lençóis maranhenses: Inspire-se

Gostou das nossas dicas sobre lençóis maranhenses? Aproveite para deixar seu comentário com dúvidas ou sugestões!

Continue ligado no Blog da OneLapse para mais notícias, dicas e curiosidades sobre o mundo das expedições.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: