BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Concurso de fotografia para se inscrever: confira opções

Concurso de fotografia motiva a treinar o olhar

02 out 2019 | Por Redação

Como amantes da arte da fotografia, nós, da OneLapse, adoramos conhecer o trabalho de profissionais e amadores. Acompanhar um concurso de fotografia é uma ótima forma de fazer isso! Existem premiações para todos os níveis de conhecimento e temas. Além de ajudar nas habilidades e no treinamento do olhar, a participação pode render prêmios em dinheiro, destaque no mercado e nas artes e muita realização profissional.

Existem vários concursos nacionais e internacionais espalhados por aí e pode ficar difícil para você saber em qual se inscrever. Para ajudar você na missão, separamos 4 concursos de fotografia imperdíveis para você mostrar seu talento para o mundo. Ficou interessado? Confira!

Concurso de fotografia vale a pena?

Os concursos de fotografia podem ser grandes aliados na carreira de um profissional. Além de haver opções com prêmios generosos, eles ainda podem ser a motivação que faltava para um fotógrafo se empenhar em uma temática, um ensaio ou um trabalho específico.

Outro motivo é que um concurso de fotografia pode ser determinante para a atuação do fotógrafo no mercado, oferecendo visibilidade e atraindo admiradores. Veja abaixo 4 ideias para você se planejar e preparar sua inscrição. 

1. Prêmio Mundial de Fotografia da Sony

Um dos mais cobiçados do mundo, o Prêmio Mundial de Fotografia da Sony (Sony World Photography) abre quatro categorias de participação. Cada categoria tem sua data limite de inscrição e seus critérios de análise. Veja abaixo.

  • Professional: para campanhas e conjuntos de imagens. Inscrições até 14 de janeiro de 2020.
  • Open: para imagens individuais. Inscrições até 7 de janeiro de 2020.
  • Youth: para imagens individuais de fotógrafos de 12 a 19 anos. Inscrições até 29 de novembro de 2019.
  • Student: para estudantes. Inscrições até 29 de novembro de 2019.

Os prêmios também são diferentes de acordo com as categorias e incluem dinheiro e também equipamentos da marca. Inscrições pela página do concurso.

2. Photo Challenge

O concurso Photo Challenge 2019 tem como foco trabalhos de universitários. O prêmio é de U$ 4 mil, cerca de R$ 16 mil, sendo que U$ 3 mil são do autor e U$ 1 mil serão destinados a uma ONG (Organização Não Governamental) de escolha do aluno. A ideia, nesse concurso, é apresentar imagens artísticas que representem o tema escolhido para esta edição: “Ditadura da Beleza”.

Entre os critérios de avaliação estão a criatividade, a qualidade técnica e a fidelidade ao tema. Os jurados serão nacionais e internacionais. Interessados devem se inscrever até o dia 31 de outubro pelo site da premiação

3. Carmignac Photojournalism Award

Quem se dedica ao fotojornalismo não pode deixar de participar do Prêmio Carmignac de Fotojornalismo. A 11ª edição é dedicada à República Democrática do Congo e todos seus problemas sociais e ecológicos que o país africano enfrenta. 

A ideia da premiação é condecorar o ganhador com € 50 mil. O fotógrafo deverá elaborar uma reportagem a respeito do país durante seis meses, com todo o suporte da fundação Carmignac. As inscrições estão abertas no site e vão até o dia 16 de outubro

4. Euroclick 2019

O concurso de fotografia Euroclick é organizado pelo Centro Europeu, uma escola de profissões e idiomas que forma milhares de especialista todos os anos. Para este ano, a instituição escolheu o tema “Retratos da Água”. Podem ser fotografias jornalísticas, fotografias de viagem de aventura ou fotografias de natureza; o importante é que a temática seja respeitada.

Concurso de fotografia motiva a treinar o olhar

As inscrições vão até o dia 20 de outubro e devem ser feitas pelo site do concurso. Podem participar profissionais e amadores de todo o Brasil, independentemente da formação. As imagens devem estar em JPEG e em alta resolução. O primeiro colocado ganhará uma câmera profissional Canon Rebel T6 e um curso à escolha do ganhador no Centro Europeu.

Quando posso me preparar para um concurso de fotografia?

A nossa resposta é: sempre é possível se preparar para um concurso de fotografia. Diariamente, no trabalho, nas ruas e em casa é possível registrar momentos, objetos e criar conceitos. Também é possível aproveitar as oportunidades e tirar fotografias de viagem e fotografias de natureza dignas de um primeiro lugar.

Você também pode aproveitar o nicho do mercado de turismo e realizar expedições fotográficas. Essas viagens são acompanhadas por profissionais de carreira internacional, que levam os viajantes a destinos fotográficos incríveis pelo mundo e ainda oferecem todas as dicas de fotografia que você precisa para se tornar um profissional mais completo.

Como tirar boas fotos em expedições fotográficas?

Neste tipo de experiência é possível ter uma imersão mais específica em tudo que o local visitado pode oferecer, coisa que a maioria das viagens tradicionais não oferece. Você conhecerá as regiões, a natureza, a fauna e a cultura de locais com Uganda, México, Quênia, Namíbia, entre outros. 

Geralmente, o fotógrafo responsável pela expedição faz uma visita prévia ao local em busca de pontos fortes para registros fotográficos. O melhor de tudo é que esses profissionais são reconhecidos, vencedores de concurso de fotografia e com trabalhos relevantes no meio. Eles ainda elaboram o roteiro, que é pensado cuidadosamente para que não faltem oportunidades de imagens para os viajantes. Veja algumas das instruções que os turistas recebem.

Seja pró-ativo

Um bom fotógrafo jamais se contenta com um único ângulo. Para que você tire boas imagens, portanto, é essencial que você tenha pró-atividade para testar diversas posições e pontos de vista. Alguns passos para trás ou para os lados podem ser suficientes para que toda uma imagem seja transformada. Experimente. Se agache, estique os braços, não tenha vergonha e deixe a preguiça para outro momento. 

Fique atento à iluminação

As expedições fotográficas aqui da OneLapse costumam render imagens noturnas fantásticas. Além de destinos reservados à caçada à Aurora Boreal, também conseguimos captar muitas imagens noturnas no Quênia, no Irã, na Índia e em outros países. Mas como isso é possível? Simples: temos auxílio dos equipamentos e da expertise. Por isso, o que indicamos e fazemos é priorizar as fotografias durante o dia. Flashes e luzes cumprem o papel, mas nada é igual à luz natural. 

Abuse da criatividade

A criatividade certamente traz uma cara nova à sua fotografia de viagem. Poses e ângulos diferenciados são boas maneiras de fugir do tradicional registro de paisagem, por exemplo, em fotografias de natureza. Se você teve uma ideia mas não sabe se pode dar certo: tente. Quando mais ideias criativas você tentar aplicar em suas fotos, mais diferenciadas elas poderão ser.

Tenha cuidado com o foco

Outro fator que costuma sabotar muitos viajantes é o foco. Uma fotografia de viagem desfocada pode ser um grande transtorno, por isso, certifique-se de que o celular ou câmera esteja focando no ponto que você deseja. Para garantir, tire mais de uma foto em cada local ou pose. Esta dica de fotografia busca diminuir as chances de ter registros desfocados e ainda aumentam suas chances de ganhar prêmio em um concurso de fotografia.

Utilize apoio e tripé

As fotos tremidas e borradas também estão lado a lado com o desfoque no quesito transtorno. Quem nunca perdeu em registro incrível por que tremeu na hora do clique? Em uma viagem fotográfica isto pode significar grandes dores de cabeça. Por isso, sempre que possível, leve um tripé para manter a câmera ou celular estático para fotografar sem medo. Quem não tem este equipamento ou não gosta de carregar algo a mais durante o passeio deve buscar algum outro tipo de apoio. Um banco de praça, uma mureta ou qualquer outro lugar pode ajudar. Não é preciso deixar o equipamento encostado no local. Se preferir, apoie os cotovelos e segure o equipamento.

Preste atenção ao enquadramento

O termo enquadramento acaba assustando muitas pessoas, não é mesmo? Apesar de parecer algo profissional, atentar-se à alguns detalhes certamente irá proporcionar um bom enquadramento, e claro, uma foto melhor. Cuidado para não cortar partes importantes da foto. Se você deseja fotografar uma montanha por exemplo, certificar-se de que o topo dela está dentro da imagem ajudará.

Prepare-se com antecedência

Um dos maiores erros dos viajantes que pretendem registrar a expedição é não se preparar com antecedência. Ficar sem bateria ou mesmo sem espaço para mais fotos é péssimo. No dia anterior, certifique-se de carregar o equipamento e liberar espaço. Tire um tempo para apagar as fotos repetidas, borradas ou desfocadas, e deixe tudo pronto para mais um dia de fotografia de viagem.

Participar de concursos de fotografia pode ser o que faltava para sua carreira e sua decisão de qual caminho seguir. Para conseguir isso, você pode começar embarcando em expedições fotográficas e encarando viagens sozinho para se concentrar e garantir que todo o foco estará na experiência e no aprendizado.

Não se esqueça, também, de que hoje ainda é possível ganhar dinheiro com suas imagens, basta saber quais as melhores formas de monetizar fotografias de viagem.

Já se decidiu a respeito do concurso de fotografia do qual participar? Que tal começar a treinar seu olhar? Conheça nossas próximas expedições fotográficas e planeje suas férias em busca de desenvolvimento fotográfico!

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: