BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Concurso de fotografia: 5 motivos para participar

concurso-de-fotografia

25 out 2018 | Por Redação

Participar de um concurso de fotografia pode parecer algo distante para muitos fotógrafos, principalmente amadores ou iniciantes. Existem diversos concursos gratuitos e que não precisa ser fotógrafo profissional para concorrer. Hoje iremos explicar como funciona um concurso de fotografia e daremos 5 motivos para você participar. Acompanhe.

Como funciona um concurso de fotografia?

Um concurso de fotografia serve basicamente para premiar e selecionar as melhores fotografias e fotógrafos, mas na realidade vai muito além disso. Muitos concursos não beneficiam apenas os vencedores, mas também dão prêmios e ajudam diversos competidores.

No concurso de fotografia é necessário enviar a sua foto, de acordo com o número mínimo e máximo exigido. Depois de feita a inscrição, de acordo com as regras do concurso, é torcer e observar os concorrentes. Competir é saudável e nem sempre é necessário ganhar, por isso é legal ver os trabalhos alheios e se inspirar, mas nunca copiar.

Se quiser saber mais sobre competições de fotografia temos um post aqui no blog falando sobre concursos de fotografia para participar ainda em 2018. Não deixe de conferir.

Por que participar de um concurso de fotografia

Como já foi dito, existem diversos concursos de fotografia gratuitos e que todos podem participar. Por isso não há motivos para ficar de fora, e não custa nada tentar. Quando tentamos algo novo acabamos tirado um aprendizado disso, mesmo quando não obtemos os resultados esperados. Confira agora 5 motivos para participar de um concurso de fotografia.

Reconhecimento

Um dos principais motivos que faz a maioria dos fotógrafos participarem de concursos de fotografia é o reconhecimento. Ter o trabalho reconhecido é importante para qualquer área, e com a fotografia não seria diferente. Ganhar um concurso é incrível, mas o objetivo deve ser participar. Mesmo se a sua fotografia não ganhar, se for boa, terá reconhecimento.

Divulgação

Muitos concursos divulgam os trabalhos, não só dos vencedores, mas de muitos fotógrafos participantes. Ter o trabalho divulgado é ótimo para crescer na fotografia e encontrar pessoas interessadas em você e nas suas fotos. Como dissemos antes, não custa tentar, e participar desses concursos pode ajudar muito na divulgação de fotografia.

Aprendizado

Toda nova experiência é também um novo aprendizado. Principalmente para quem nunca participou de um concurso de fotografia, competir pela primeira vez irá trazer novas experiências e inspirações, e ajuda a melhorar a sua visão sobre a fotografia e o trabalho que você desempenha.

Senso crítico

É normal e muitas vezes involuntário, mas a maioria das pessoas quando concorrem com seu trabalho, procuram analisar e avaliar os trabalhos alheios. No concurso de fotografia não é diferente, e a tendência é apurar o senso crítico principalmente com os outros trabalhos. Vale lembrar que é muito importante apurar o senso crítico com o próprio trabalho. Dessa maneira poderemos nos esforçar mais para alcançar o nível do trabalho que buscamos.

Premiação

Esse é o foco do concurso de fotografia, e é também o mais difícil de alcançar, mas não impossível. O importante é não participar apenas pelo prêmio, mas considerar todos os fatores que citamos acima e que com certeza irão ajudar de alguma maneira o desenvolvimento do seu trabalho.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: