BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Como planejar uma viagem: confira 5 dicas incríveis

20 ago 2019 | Por Redação

Uma coisa é fato: você precisa saber como planejar uma viagem antes de embarcar. Independentemente do destino ou da experiência escolhida, saber se organizar corretamente antes do grande dia é importante para garantir que tudo correrá bem.

Existem alguns passos que não podem ser deixados de lado durante um planejamento de viagem, e é por isso que estamos aqui hoje. Para você não se desesperar e saber exatamente o que fazer para que o passeio seja inesquecível, trouxemos hoje 5 dicas incríveis para descobrir como organizar uma viagem e evitar grandes dores de cabeça. Ficou curioso? Acompanhe e prepare-se para a próxima aventura!

1. Planeje o que vai levar

É muito provável que você já tenha embarcado e percebeu que esqueceu algo importante. Seja alguma peça de roupa, seus objetos pessoais ou o celular, saiba que isto poderia ser evitado se você soubesse como planejar uma viagem com tranquilidade e antecedência.

Não importa se você pretende viajar sozinho ou acompanhado, o planejamento é importante para que você aja preventivamente, tenha ideia das situações pelas quais vai passar e poder até olhar a mala mais de uma vez para conferir se está tudo ok.

Uma dica é fazer uma lista de objetos que você não larga no dia a dia, como nécessaire, aparelho celular, carregador, carteira com documentos e outros itens. Depois, descreva o que não pode faltar para que você tome um banho confortável fora de casa. Faça diversos pequenos lembretes e lembre-se de conferi-lo alguns dias antes de embarcar. Acredite: vai valer muito a pena.

como-planejar-uma-viagem-corretamente

2. Organize seu orçamento

O orçamento é um dos pontos nos quais os viajantes mais pecam. Uma das principais dicas de viagem que podemos dar é a organização financeira. Isso deve ser feito desde o momento em que você decide o destino até a hora de estipular quanto será gasto uma vez que desembarque.

Pense a respeito das parcelas, quando houver, e veja se tudo estará quitado antes da data da realização do seu sonho. Verifique tudo o que está incluso no pacote para não ter surpresas desagradáveis e leve seus cartões de crédito para facilitar a vida. Se preferir, na hora de definir o valor total de gastos, divida-os em categorias de acordo com as suas necessidades.

Você pode separar um valor específico para alimentação e transporte, outro para supérfluos e outro, muito importante, para emergências e imprevistos.

3. Faça as malas com atenção

Você se lembra das listas aconselhadas no primeiro item deste texto? É agora que elas serão muito úteis. Abrir as malas e colocar suas roupas dentro sem nenhum critério faz com que você leve o que não vai usar e até se esqueça do que é mais essencial.

como-planejar-uma-viagem-fotográfica

Roupas, acessórios ou equipamentos não utilizados durante uma expedição fotográfica podem ser um grande incômodo, principalmente durante viagens que exigem caminhadas. Com as listas, você consegue visualizar os itens necessários e percebe quando está fugindo do contexto do tipo de turismo que você vai realizar. Convenhamos: não faz sentido levar uma camisa social ou um sapato de salto alto para uma viagem de aventura, não é mesmo? Evite esses erros.

Procure levar apenas o essencial para reduzir o número de malas, evitando também pagar taxas extras para despachá-las. Além do mais, em viagens que contam com deslocamentos de cidades, por exemplo, contar com uma bagagens menores facilitará o transporte.

4. Escolha um tipo de viagem

É muito provável que você pesquise sobre destinos antes de definir a sua próxima viagem. Mas, além disso, é importante selecionar o tipo de viagem que você gostaria de fazer. Um mesmo destino pode contar com uma viagem histórica ou uma expedição fotográfica, por exemplo. Pesquise a fundo para que sua experiência seja única, do jeito que você espera.

Se você gosta de expedições fotográficas, por exemplo, é importante saber que mesmo esta categoria é divididas em outras, como fotografia de aventura, paisagem, vida selvagem e fotografia documental.

Antes de embarcar, procure informações mais específicas sobre o roteiro e as experiências que ele pode proporcionar. Existem opções para todos os gostos e públicos, por isso, é importante ficar atento antes de fechar sua expedição.

5. Marque suas férias

Sem dúvidas esse passo é fundamental para que uma viagem possa acontecer, mas nunca é demais relembrar, certo? Se você pretende viajar sozinho, esta tarefa pode ser um pouco mais simples, já que não precisará combinar as datas com outras pessoas.

É importante que as férias possam coincidir na mesma data para que ninguém fique de fora da expedição. Uma ótima maneira para ajudar quem não sabe como organizar uma viagem é cuidar desse tipo de assunto com antecedência. Deixar para marcar as férias de última hora pode trazer grandes problemas com a empresa e a chefia, já que, muitas vezes, é preciso remanejar pessoal ou planejar novas estratégias.

como-planejar-uma-viagem-malas

Evite marcar a data antes de combinar e programar com seus superiores e sua equipe o período em que poderá se ausentar. Desmarcar viagens em cima da hora pode ocasionar prejuízos e muita frustração.

5. Conte com uma empresa de confiança

Saber como planejar uma viagem também significar ter uma empresa de confiança cuidando da sua expedição. Dependendo do caso, boa parte do planejamento de viagem será por conta de profissionais especializados e preparados para deixar você tranquilo.

A OneLapse Expedições Fotográficas é responsável por organizar o roteiro completo da sua viagem, além de incluir, em muitos casos, hospedagem, acompanhamento de guia, e seguro-viagem. Não esqueça de conferir a galeria de fotos e mais informações das expedições, assim você fica sabendo de tudo o que está incluso no pacote.

Existem opções de caçada à Aurora Boreal em diversos países, de encontro com gorilas na Uganda, de aventuras pelos Lençóis Maranhenses e muito mais.

Gostou das nossas dicas de viagens? Agora que você já sabe como planejar uma viagem, confira nossas próximas expedições!

como-planejar-uma-viagem

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: