BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Como fotografar a natureza: dicas e destinos para conhecer

09 out 2019 | Por Redação

Durante uma viagem é normal querermos levar lembranças para casa. Uma mas maneiras mais comuns é registrando alguns momentos e locais. Mas devemos concordar que saber fazer belos registros é importante nesta hora, não é mesmo? Por isso, independentemente do destino, é importante que você tenha uma noção de como fotografar a natureza.

Com o avanço da tecnologia, qualquer pessoa pode registrar viagens com muita facilidade. Com alguns cliques é bastante fácil termos imagens com boa qualidade prontas e guardadas dentro do próprio aparelho. Mas será que apenas estes passos são suficientes para uma boa foto? Apesar das facilidades, é preciso ter alguns cuidados para que a sua fotografia de viagem seja ainda mais bela e possa transmitir a sensação de quando você a presenciou.

Estamos aqui hoje para ajudar você a registrar as paisagens naturais do mundo de forma mais profissional com algumas dicas incrivelmente simples. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar o post e descobrir também alguns destinos magníficos para colocar seus aprendizados em prática. Confira!

Fotografe na orientação paisagem

Não importa se você possui uma câmera profissional ou se gosta de registrar tudo com o celular, existem alguns truques básicos que podem facilitar na hora de fotografar qualquer tipo de paisagens naturais do mundo.

Uma das primeiras dicas de fotografia de natureza que você precisa entender é a orientação da imagem. Principalmente para quem fotografa com o celular, é intuitivo registrar tudo no modo retrato, também conhecido como “modo vertical”.

como-fotografar-a-natureza-paisagem

Mesmo assim, na hora de saber como fotografar a natureza, o mais indicado é registrar as imagens na horizontal. Assim, você pode ganhar mais campo de visão e ainda fica mais fácil na hora de postar a imagem nas redes sociais, dependendo do caso.

Ajuste o modo da câmera

Esta é uma das dicas de fotografia válidas para quem utiliza câmeras ou celulares que permitem fazer algumas configurações antes do registro. Quem não tem muito conhecimento no ramo, como fotografar a natureza, costuma utilizar apenas o modo automático.

O segredo aqui é sair da zona de conforto e testar os outros modos de disparo que o equipamento oferece, como o modo paisagem (que é diferente da orientação paisagem citada no tópico anterior), modo macro, modo noturno e afins.

como-fotografar-a-natureza-angulo

Busque ângulos e perspectivas diferentes

Já que falamos sobre sair da zona de conforto, nada mais justo do que explorar novos ângulos para aprender como fotografar a natureza, não é mesmo? Estamos acostumados a apontar as lentes para onde estamos olhando, capturando assim aquilo que está sob o nosso campo de visão.

Não há nada de errado em registrar algumas paisagens naturais dessa maneira, mas que tal procurar outra perspectiva? Um bom exemplo é misturar elementos mais próximos de nós com algo distante. Assim você consegue formar um cenário diferente e com elementos desfocados, causando um efeito diferenciado na imagem.

Utilize um tripé ou procure um apoio

Dependendo do que pretendemos registrar, a velocidade do obturador da câmera acaba variando ficando mais alta ou baixa. De um modo geral, velocidades altas “congelam” elementos que estão em movimento, enquanto velocidades baixas trazem um efeito “borrado” que também pode ser muito interessante.

como-fotografar-a-natureza-animais

Se você configurou seu equipamento com uma velocidade baixa ou a câmera fez isso de maneira automática, é sempre bom ter por perto um tripé ou algum tipo de apoio. Se você movimentar a câmera na hora da captura, certamente sua fotografia de viagem ficará “tremida” de maneira indesejável. Por isso, manter o equipamento estático ajuda a evitar que você perca registros importantes.

Experimente novos destinos

Agora que falamos sobre dicas de fotografia importantes para transformar os seus registros, você precisa colocá-las em prática, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos 3 destinos perfeitos para aprender como fotografar a natureza colocando a mão na massa. Confira.

Quênia – Berço dos safáris

É praticamente impossível viajar para o Quênia e não se deparar com as paisagens naturais no estilo safári que os destinos africanos nos proporciona. A relação entre a vegetação e os animais selvagens forma um cenário digno de ser registrado e guardado para sempre na memória. Confira aqui o roteiro completo desta expedição.

como-fotografar-a-natureza-quenia

Lapônia – Caçada à Aurora Boreal

A capital mundial da Aurora Boreal é um dos melhores destinos para aprender como fotografar a natureza nas suas mais diferentes formas. Nesse destino, você pode apreciar e registrar um verdadeiro espetáculo no céu, repleto de luzes, cores e uma dança hipnotizante que só a natureza pode nos proporcionar. Saiba mais sobre esta expedição.

como-fotografar-a-natureza-laponia

Estados Unidos – Tempestades e tornados

A maioria dos viajantes conhece os principais pontos turísticos do Estados Unidos, mas o que muitos não imaginam é que outras regiões do país podem nos proporcionar uma verdadeira imersão nas alterações climáticas. Tempestades e tornados conseguem misturar toda a fúria da natureza com as aventuras energizantes que a caça a estes fenômenos pode nos proporcionar. Aqui você encontra o roteiro completo desta expedição.

como-fotografar-a-natureza-eua

Está pronto para colocar em prática estas dicas? Quer treinar seu olhar e saber como fotografar a natureza junto com profissionais renomados? Confira agora nossas próximas expedições e agende sua viagem!

como-fotografar-a-natureza

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: