(11) 2528-9181contato@onelapse.com.br

VIETNÃ & LAOS

/ VIETNÃ & LAOS

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA – VIETNÃ & LAOS

COM ÉRICO HILLER (NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL)

de 30 abril a 11 de maio – ESGOTADO
de 11 a 22 de maio – ESGOTADO

o fotógrafo

Érico Hiller atua como fotógrafo documental independente há doze anos. Colabora para publicações como National Geographic Brasil, Rolling Stone e Marie Claire. Seus projetos de exposições e livros sempre apresentam uma temática humanitária e ambiental.

Em 2008 realizou um longo ensaio documental sobre as tensões sociais e ambientais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Em 2011 e 2012 dedicou-se a este projeto sobre locais ameaçados trabalhando no Ártico, Kilimanjaro, Etiópia, Mata Atlântica e Maldivas. Érico documenta há dois anos os esforços de conservação de rinocerontes na África e na Ásia; este projeto, “A Jornada do Rinoceronte”, se transformou em um livro com grande sucesso no início de 2016. Também em 2016, Érico ministrou seus primeiros workshops fotográficos em parceria com a OneLapse, na Índia e Myanmar.

Para saber mais sobre Érico Hiller, acesse www.ericohiller.com.br ou veja algumas imagens de portfólio clicando aqui.

o destino

Magia, arquitetura e muitas cores. Viajar pelo Vietnã está próximo a se sentir dentro de um filme de Hollywood. Afinal, mais de quatro milhões de turistas (por ano) não poderiam estar errados. A natureza presenteou o povo vietnamita com uma terra fértil ao longo dos esplêndidos rios e lagos. A beleza das florestas é um colírio aos olhos de moradores e visitantes acostumados com a agitação das motocicletas nos centros urbanos, que, apesar do trânsito confuso e dos vendedores cantando ofertas pelas ruas, transmitem uma simpatia quase cômica, oferecendo aos visitantes um passeio interessante e, com certeza, boas compras nas inúmeras feiras tradicionais.

O Vietnã é recheado de atrações e maravilhas ecológicas. Quem visita normalmente afirma ser um dos lugares mais ricos em cultura e beleza dentre todos que já conheceram, e especificamente o norte, região que iremos explorar na nossa viagem, é a parte mais atrativa devido a mistura de belezas naturais, como a icônica baía de Halong e os campos de arroz, além da forte presença cultural enraizada tanto na capital Hanoi, quanto nas minorias etnicas de povoados mais distantes, como Sapa.

De lá, partiremos para o Laos, destino que provoca fascínio e inspira os mais diversos perfis de viajantes, em meio a um povo simples e heterogêneo, mas muito hospitaleiro. O país vive, atualmente, uma encruzilhada entre o passado e o futuro, mas ainda mantém o título de ser uma das culturas mais intocadas do sudeste asiático. “A Terra de Milhões de Elefantes”, como era conhecida a região há alguns séculos, mantém o exotismo místico da forte religiosidade e um ritmo descontraído de uma nação que mantém a economia rústica, praticamente em sua totalidade, baseada na agricultura de subsistência. Sua cultura, permeada pelo budismo em todas as suas instâncias, é refletida em templos exuberantes e uma arquitetura peculiar, que mistura as tradições asiáticas com estilos europeus, visto que o Laos é um país de colonização francesa.

Em termos de paisagem, o Laos tem uma das florestas mais puras de toda a Ásia. Além de sua vegetação fascinante (com maior parte dela composta por florestas tropicais), o país abrange enorme biodiversidade em sua fauna. Várias espécies animais são endêmicas, exclusivas daquele lugar, e acredita-se que ainda há muito a ser descoberto na selva virgem. Luang Prabang é a perfeita cidade para levar na memória ao se visitar o Laos, um país que, por ter sido subestimado durante um longo tempo, preservou características incríveis e começou recentemente a se abrir para os olhos do ocidente.

roteiro dia a dia

LEGENDA:
(C) Café da manhã incluído
(A) Almoço incluído
(J) Jantar incluído

DIA 1 | HANOI
Chegada ao aeroporto internacional de Hanoi. Recepção e traslado ao hotel para check-in. A noite, nos encontraremos com o fotógrafo Érico Hiller para um briefing detalhado sobre o dia a dia da viagem. Pernoite.

DIA 2 | HANOI (C)
Hoje o dia será dedicado a explorarmos a capital do país em busca dos melhores registros desta magnífica e caótica metrópole, rica em cultura e história. Caminharemos pelos seus mercados, monumentos, principais ruas, além de fotografarmos a vida sob trilhos, uma das tradições de Hanoi. Retorno ao hotel para descanso e pernoite.

DIA 3 | HANOI – HALONG BAY (C, A, J)
Pela manhã, sairemos em direção a Halong Bay, uma das maravilhas do país e Patrimônio Mundial da UNESCO. No caminho faremos uma parada numa vila típica vietnamita, onde pessoas vivem de maneira bem tradicional.  Chegando a Halong, embarcaremos num confortável cruzeiro em estilo clássico, que navega entre as milhares de ilhas de rochas calcárias que emergem da água azul turquesa desta baía. Almoçaremos a bordo enquanto o cruzeiro navega entre grandes formações rochosas e pitorescas vilas de pescadores, proporcionando lindas imagens. Após um passeio em pequenas embarcações feitas de bambu, teremos tempo livre para relaxar aproveitando a paisagem, além das atividades opcionais disponíveis na embarcação, como massagem, happy hour com variedade de bebidas e até mesmo um mergulho nos arredores. Jantar a bordo e pernoite no cruzeiro.

DIA 4 | HALONG BAY (C, A, J)
Pela manhã, teremos a opção de iniciar o dia com uma sessão de Tai Chi no deck do cruzeiro, acompanhada de café e chá. Após o café da manhã, poderemos explorar algumas regiões da baía de caiaque. Almoço a bordo. Na parte da tarde,  visitaremos as famosas cavernas de Halong, repletas de estalactites e estalagmites, utilizadas durante a guerra como local de esconderijo para os soldados. Restante do dia livre para atividades individuais, enquanto o fotógrafo também ficará a disposição para comentar o material produzido até o momento e tirar qualquer dúvida dos participantes. Jantar e pernoite a bordo.

DIA 5 | HALONG BAY – TAM COC (C, A)
Após o café da manhã, poderemos nadar ou fazer uma caminhada pela Ilha Titov, em meio a natureza desta área. Teremos um brunch a bordo antes do check-out. Desembarque e transporte de carro cruzando a região de Tam Coc com seus belos campos de arroz e montanhas formando cenários clássicos. Chegada para check-in e pernoite no vilarejo de Ninh Binh.

DIA 6 | TAM COC – HANOI – SAPA (C)
Nossa manhã será dedicada a explorar a Reserva Natural Van Long em busca de belos landscapes e imagens da vida rural com os camponeses que trabalham por ali principalmente no cultivo de arroz. No início da tarde, partiremos para uma longa jornada de ônibus até Sapa, no extremo norte do país, quase na fronteira com a China. Sapa não é um vilarejo qualquer, pois aqui vivem etnias que não encontramos em outros lugares do país, como as mulheres Hmong com seus trajes de cânhamo e lenços coloridos em meio a um cenário com nublados montes verdes e o ar fresco das montanhas. A etnia Hmong habita o norte do Vietnã há séculos, com origem do sul da China. Eles são a maioria, mas também encontram-se ali os Dão e os Kinh, entre outros. No final do século XIX os franceses passaram por ali, fazendo da região uma colônia. E nos anos 30 já era um vilarejo atraindo migrantes fugindo das cidades. Check-in e pernoite.

DIA 7 | SAPA (C)
Pela manhã, faremos uma caminhada passando pelos campos de arroz, búfalos, até chegarmos aos vilarejos Lao Chai & Ta Van onde habitam as tribos Hmong e Dzay. O cenário das plantações de arroz proporciona um interessante contraste com o de Tam Coc, devido as diferentes épocas para plantação e colheita entre as regiões. Teremos tempo para conhecer com calma as tribos, além de fotografar as paisagens ao nosso redor. Retornaremos para o hotel com tempo livre a tarde para atividades individuais, bem como o fotógrafo estará a disposição para comentários e dúvidas sobre as fotos.

DIA 8 | SAPA – HANOI (C)
Hoje faremos uma caminhada cruzando belos jardins e uma floresta de pinheiros até chegarmos a isolada tribo  Matra, de onde teremos a oportunidade conhecer mais de perto o estilo de vida desta minoria. Retorno a Sapa para almoço, com algum tempo livre até o nosso retorno de ônibus para a capital Hanoi. Chegada, check-in e noite livre.

DIA 9 | HANOI – LUANG PRABANG (C)
Café da manhã, check-out e traslado ao aeroporto para embarque em voo curto com destino a Luang Prabang, no Laos. Esta é talvez a cidade que mais bem preserva resquícios dos tempos da Indochina colonial. Com o mítico rio Mekong circundando seu centro antigo, a localidade é uma coleção de ruas de paralelepípedo com charmosas construções francesas, restauradas e transformadas em restaurantes elegantes, simpáticos bistrôs e pousadas aconchegantes, além dos templos, mercados e atrativos naturais que são marcas registradas deste lugar tão peculiar. Após o check-in, poderemos relaxar com uma tradicional massagem (cortesia) antes do almoço. Tempo livre na parte da tarde até sairmos para explorar o tradicional mercado noturno e a aconchegante atmosfera da cidade. Pernoite.

DIA 10 | LUANG PRABANG (C)
Pela manhã, visitaremos o antigo Palácio Real que hoje funciona como Museu Nacional, além dos principais tempos da cidade, como o Wat Mai, Wat Visoun e Wat Xieng Thong, com o objetivo de registramos cenas do cotidiano dos monges e do povo local que visita todos os dias estes locais para oração. A tarde, subiremos as escadas do Monte Phousi para uma a linda vista de Luang Prabang junto aos rios Mekong e Nam Kan. Retorno ao hotel e noite livre.

DIA 11 | LUANG PRABANG (C)
Levantaremos hoje bem cedo para acompanharmos a procissão dos monges que recolhem todos os dias, no mesmo horário, as ofertas de alimentos dos moradores. Em seguida, visitaremos o mercado matutino de Luang Prabang antes de retornarmos ao hotel para o café da manhã. Partiremos para conhecer as famosas cachoeiras Kuang Si, um dos principais cartões postais de Luang Prabang com suas quedas d’água em tom azul turquesa. Na parte da tarde, visitaremos um parque dedicado a preservação dos elefantes, espécie ameaçada de extinção no sudeste da Ásia. Aqui, conheceremos como esses dóceis animais são tratados, passando algumas horas na companhia deles. Faremos algumas atividades junto aos elefantes de acordo com as condições do dia, que pode ser um passeio pelas cachoeiras, um banho de rio, alimentar os animais, entre outras. Retorno ao hotel e noite livre.

DIA 12 | LUANG PRABANG – EMBARQUE (C)
Dia livre. De acordo com o horário do voo, traslado ao aeroporto para embarque de volta ao Brasil ou para Siem Reap, no Camboja, aos que optarem pela extensão de viagem.

FIM DOS SERVIÇOS

EXTENSÃO CAMBOJA (OPCIONAL)

DIA 12 | LUANG PRABANG – SIEM REAP (C)
Chegada ao aeroporto internacional de Siem Reap. Recepção e traslado ao hotel para check-in. Restante do dia livre para atividades individuais.

DIA 13 | SIEM REAP (C)
Pela manhã, visitaremos pela primeira vez o enorme complexo de templos da região, construído entre os séculos IX e XVI e que ficou abandonado por centenas de anos até ser redescoberto em 1860. Hoje, Angkor é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, se apresentando aos visitantes como um vasto território de floresta tropical com templos e pontes de pedra monumentais  no meio do caminho. Em seu auge, Angkor ocupava uma área maior do que a de Paris atual, e seus templos usaram muito mais pedras do que todas as estruturas egípcias juntas. Conheceremos a parte sul de Angkor, começando pelo templo Bayon, cuja principal característica são os imensos rostos de pedra no topo de muitas torres; Baksei Chamkrong, o Terraço dos Elefantes e o Terraço do Rei Leproso. Aproveitaremos o por do sol no mais famoso dos templos deste complexo, o Angkor Wat, que é a maior construção religiosa do mundo. O templo, que inicialmente era hindu e depois budista, é rico em detalhes, com muitas esculturas. Angkor era a antiga capital do Império Khmer e o curioso é que na cidade todos os prédios eram de madeira e apenas os templos eram construídos com pedras, que eram exclusivas para os deuses. Retorno ao hotel no final do dia e noite livre.

DIA 14 | SIEM REAP (C)
Pela manhã, visitaremos algumas pequenas vilas no caminho para os templos Bantey Samre e Banteay Srey, que em contraste com a maioria dos outros, é construído de arenito vermelho e em escala “miniatura”, comparada à monumentalidade angkoriana. Após o almoço, visitaremos o templo Ta Prohm, conhecido mundialmente por ter sido cenário do filme Tomb Raider. Mais do que a sua arquitetura, este templo chama a atenção por ser um dos mais tomados por árvores que crescem dentro e fora das ruínas. Com raízes expostas enormes, essas árvores centenárias estão em constante conflito com as paredes de pedra. O resultado é impressionante. Retorno ao hotel  e noite livre.

DIA 15 | SIEM REAP – EMBARQUE (C)
Hoje participaremos de uma cerimônia tradicional junto aos monges em um dos mais antigos templos da cidade. Na sequência, visitaremos o Artisans D’Angkor, um centro criado para dar oportunidade de trabalho aos jovens carentes da zona rural da cidade por meio dos artesanatos tradicionais ao melhor estilo Khmer. Retorno ao hotel e tempo livre até seguirmos ao aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

EXTENSÃO CAMBOJA

observações

  • Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante;
  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia do pagamento, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da chegada a cada país, visto previamente emitido para o Vietnã (consulte-nos), visto emitido na imigração do Laos e Camboja (extensão) e certificado internacional de vacinação contra a febre amarela (a vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência ao embarque);
  • A ordem do roteiro pode ser alterada após o início da viagem, devido às condições climáticas e/ou caso o fotógrafo responsável considere necessário.

HOSPEDAGEM

HANOI: Meliá Hanoi
HALONG BAY: Bhaya Cruise Classic
NINH BINH: Emeralda Resort
SAPA: Victoria Resort & Spa
LUANG PRABANG: Kiridara Boutique Hotel
SIEM REAP (extensão): Angkor Miracle

parte terrestre - valores por pessoa

POR PESSOA EM APTO DUPLO: US$ 4.190,00*
SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL: US$ 750,00

DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$2.500,00**
DESCONTO PARA OS 06 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$700,00 

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$375,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. No momento da inscrição, deverá ser pago um sinal como garantia de inscrição no valor de R$2.500,00 por pessoa, sendo que este sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser utilizado como crédito para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 10/03/2017 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

EXTENSÃO AO CAMBOJA

POR PESSOA EM APTO DUPLO: US$ 880,00*
SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL: US$ 180,00**

* O valor inclui o trecho aéreo de Luang Prabang para Siem Reap com taxas em classe econômica
** Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$90,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.

formas de pagamento

  • À vista com 5% de desconto em dinheiro, cheque ou boleto bancário
  • 5x sem juros (30% de entrada em depósito + 4x iguais no cheque, boleto ou nos cartões VISA ou MasterCard)

inclui

  • Hospedagem com café da manhã durante todo o roteiro, exceto no cruzeiro em Halong Bay com pensão completa
  • Todos os traslados privativos ao grupo
  • Saídas privativas ao grupo para todas as locações mencionadas no roteiro
  • Entradas para todas as locações incluídas no roteiro
  • 01 hora de massagem tradicional em Luang Prabang
  • Passagens aéreas para o trecho Hanoi – Luang Prabang e Luang Prabang – Siem Reap (para aqueles que optarem pela extensão) com taxas em classe econômica
  • Acompanhamento de guia local falando inglês (Vientã e Laos) e espanhol (Camboja)
  • Acompanhamento do fotógrafo Érico Hiller (Vietnã e Laos) e representante OneLapse durante todas as saídas (Vietnã e Laos – para o Camboja o acompanhamento será feito a partir de 6 participantes).
  • Seguro viagem GTA – Plano Euro Max

não inclui

  • Passagens aéreas internacionais e taxas de embarque
  • Vistos (aproximadamente USD70 para o Vietnã, USD30 para o Laos e USD35 para o Camboja)
  • Excesso de bagagem nos voos internos (permitido 20kg para bagagem despachada e 7kg para bagagem de mão).
  • Early check-in e Late check-out (14:00h e 12:00h respectivamente)
  • Equipamento de fotografia
  • Bebidas e refeições não mencionadas no roteiro
  • Despesas pessoais e gorjetas

equipamentos recomendados

  • Câmera fotográfica
  • Cartões de memória
  • Lentes de 17mm a 200mm
  • Tripé

* Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

voos internacionais

Para o primeiro grupo: embarque em São Paulo ou Rio de Janeiro no dia 29 de abril. Embarque de retorno ao Brasil no dia 11 de maio em Luang Prabang ou no dia 14 de maio em Siem Reap, para aqueles que optarem pela extensão de viagem.

Para o segundo grupo: embarque em São Paulo ou Rio de Janeiro no dia 10 de maio. Embarque de retorno ao Brasil no dia 22 de maio em Luang Prabang ou no dia 25 de maio em Siem Reap, para aqueles que optarem pela extensão de viagem.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

——————————————————————————————————-————————————————————-

Preencha os campos abaixo:

Nome*:

Email*:

Telefone

Mensagem*: