(11) 2528-9181contato@onelapse.com.br

EXPEDIÇÃO ESTADOS UNIDOS – UTAH & ARIZONA

/ EXPEDIÇÃO ESTADOS UNIDOS – UTAH & ARIZONA

ESTADOS UNIDOS

DESERTOS DE UTAH & ARIZONA

por Cristiano Xavier

Desde minha primeira visita ao sudoeste americano em 2010, eu já planejava realizar uma expedição Estados Unidos – Arizona / Utah o mais breve possível. E com um grupo de amigos então, seria perfeito! Nenhum outro lugar concentra tanta variedade de paisagens exóticas como os estados de Utah, Arizona e leste da Califórnia.

Para reunir o grupo, nos encontramos em Las Vegas, onde reservamos dois dias para visitas a galerias de fotografia, como Peter Lik e Art Wolfe, além de um pouco de entretenimento. Alguns foram às compras, outros a shows e uma parcela mais animada – inclusive eu – escolheu acelerar modelos como Ferrari e Lamborghini no autódromo local.

Finalizado a parte mais urbana, chegou a hora de seguirmos rumo ao deserto de Utah. Ao norte estava Springdale, uma cidadezinha encravada entre as montanhas nos esperando a tempo de uma saída no fim da tarde já entrando pela noite estrelada.

Na manhã seguinte, às 05:00h, já aguardávamos a primeira luz nos picos mais altos de Zion. As folhagens amarelas do outono estavam lindas e as Cottonwoods brilhavam ao sol, mas a seca na região também mostrava sua cara. O Rio Virgin estava baixo, muito aquém do que eu havia visto da última vez nesta mesma época do ano. A temperatura também não havia caído tanto quanto de costume, sem dúvida reflexo das mudanças climáticas. A grande aventura viria em uma das Top 10 trilhas segundo o NatGeo, conhecida como “The Narrows”. Todos já equipados com roupas impermeáveis , meias de neoprene e sacos estanques, partimos para o interior do canyon caminhando quase sempre dentro d’água. A luz neste local tem seu auge entre 11:00h e 13:00h, pois o sol consegue incidir nas paredes internas e as mesmas rebatem a luz na parte baixa junto a água, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Grupo reunido no Virgin River durante o workshop fotográfico.
Bastidores do workshop fotográfico. Parte do grupo fotografando no Virgin River.
Parte do grupo reunido no Antilope Canyon durante o workshop fotográfico.
Foto aérea feita com drone durante workshop fotográfico em Horseshoe Bend.
Fotos: Cristiano Xavier / Thiago Junqueira. Todos os direitos reservados.
Já era hora de deixar Utah rumo a terra Navajo, no Arizona. Dentro da terra desta etnia indígena estão as cavernas que esculpem a luz. Famosos no mundo inteiro, os Slot Canyons são fendas na rocha esculpidas pela água e pelo vento. Suas formas se acendem partindo de um vermelho intenso ao magenta na medida em que a luz entra pela estreita abertura superior. A cada hora do dia se tem um efeito visual diferente. Na primavera e no verão, formam-se os fachos de luz que descem até o solo.

Horseshoe Bend ficou para o último dia. Esta curva do rio em forma de ferradura chega a assustar pela grandiosidade. Ficamos até o final da luz. O frio já começava a entrar e por ser o final desta jornada, o cansaço já batia. Hora de voltar ao hotel, pois uma Blue Moon gelada e um jantar de despedida nos aguardava. Saudades dos amigos!

IMAGENS EXPEDIÇÃO ESTADOS UNIDOS - UTAH / ARIZONA

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os direitos reservados.