Deserto do Atacama

Luzes mágicas ao amanhecer

Expedição Fotográfica Chile - 2014

Cristiano Xavier

Autor

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. É sócio da OneLapse e coordena a maior parte das expedições da empresa.

Como de costume, planejamos nossa expedição Chile – Deserto do Atacama no mês de janeiro.

O verão na América do Sul estava bem atípico e na semana anterior a nossa chegada houve um grande volume de chuvas na região afetando as condições das estradas ao ponto de impossibilitar o acesso a alguns pontos. Fizemos então, baseado nas previsões meteorológicas, um remanejamento na ordem das locações para que as chances de céu limpo no leste e nuvens no oeste aumentassem nossas chances de “luzes mágicas” ao amanhecer. Dito e feito. Foram madrugadas maravilhosas com constantes espetáculos de luz no altiplano.

A turma foi guerreira. Aguentou a maratona de dormir tarde e acordar muito cedo todos os dias. Mas o resultado foi muito compensador, ficando claro nas imagens feitas por cada participante. A união e a amizade do grupo também foram muito fortes. Todos com o mesmo propósito e um ajudando o outro quando necessário.

Quase no último dia da expedição Chile, prevendo que o tempo iria fechar na manhã seguinte, resolvemos aproveitar a noite de céu limpo para uma saída noturna até então não planejada, pois o céu do deserto de Atacama é algo surpreendente e não podíamos perder esta chance! Compramos algumas garrafas de vinho para espantar o frio, alugamos um carro com motorista e seguimos deserto adentro. Com certeza uma das decisões mais acertadas que tomamos, já que o céu estava lindo! Pesquisamos uma locação que renderia uma bela foto.

A ideia era fazer alguns testes de fotometria com ISO alto e depois expor uma única imagem com vários minutos ou até horas de duração. Testes concluídos, todos os disparadores acionados, fiz o painting com luz enquanto aproveitávamos o vinho para esperar o tempo ser comprimido numa única imagem. Deitado no chão, olhando para o infinito estrelado, um papo bom, muitas risadas (muitas mesmo!), e aqueles momentos ficarão guardados para sempre na minha memória. Acredito que na de todos os amigos também.

Deitado no chão, olhando para o infinito estrelado, um papo bom, muitas risadas (muitas mesmo!), e aqueles momentos ficarão guardados para sempre na minha memória. Acredito que na de todos os amigos também.

Finalizada a expedição Chile e ainda em êxtase com as as belas paisagens e fotos produzidas, alguns amigos seguiram para o deserto da Bolívia no bom e velho estilo “mochileiro” por mais três dias e presenciaram um entardecer impressionante no altiplano, valendo todo o esforço. Foram abençoados com aquele fenômeno! Eu voltei ao Brasil com muita saudade na bagagem e já contando os dias para a próxima expedição, desta vez na Patagônia, em abril. Ano que vem teremos novidades por lá!

Fotos da Expedição

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os Direitos Reservados.