BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Patagônia Chilena ou Patagônia Argentina? Entenda as principais diferenças

22 jun 2018 | Por Redação

Quando o assunto envolve o destino Patagônia é comum imaginarmos o lugar como único, certo? Assim como acontece quando falamos em Amazônia. Entretanto, é importante entender que o espaço territorial da Patagônia abrange a Argentina e o Chile. Devido a grande extensão, a Patagônia Chilena possui algumas diferenças notáveis com relação a Patagônia Argentina.

Por isso, nossa publicação de hoje traz dicas e curiosidades para que você possa entender mais sobre a Patagônia Chilena e Patagônia Argentina. Vamos lá?

O que é a Patagônia?

Para entendermos melhor as diferenças entre as regiões patagônicas, primeiro é preciso entender o território compreendido na localização e quais são suas principais características.

Localizada ao sul da América do Sul, a Patagônia é uma região natural com aproximadamente 800.00 km² de um território pouco explorado e rico em vida selvagem, recursos naturais e paisagens incríveis.

No local é possível encontrar uma grande variedade de lagos, rios, montanhas e vales, satisfazendo as mais altas expectativas dos turistas, que contemplam a região em toda sua grandeza.

No geral, a Patagônia é bastante conhecida pelo clima frio. Um dado interessante aponta a Patagônia como a área com o maior número de geleiras longe das zonas polares. No inverno (maio a setembro) a temperatura pode alcançar os 20 graus negativos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Patagônia, podemos falar sobre as diferenças entre a que pertence a região Chilena e a região Argentina.

Foto por Cristiano Xavier, One Lapse.
Foto por Cristiano Xavier, One Lapse

Conhecendo a Patagônia Chilena

O Chile abriga a menor parte da região Patagônica do continente, acolhendo 240 mil km². A Patagônia Chilena pode ser considerada território do Chile à partir do golfo do Reloncaví ao Estreito de Magalhães; e as terras entre o Pacífico e o limite com a Argentina.

A geografia do local oferece ricas áreas verdes e arborizadas. Entretanto, o Chile também abriga a região mais inóspita e isolada de toda a Patagônia, possuindo a terceira maior extensão de gelos continentais do mundo, com 21 mil km².

Atrações Patagônia Chilena:

  • Pío XI, Parque Nacional Bernardo O’Higgins
  • Glaciar O’Higgins, a quarta maior geleira da patagônia
  • Tyndall e Grey, no Parque Nacional Torres del Paine.
  • Carretera Austral, com belos bosques, geleiras e canais patagônicos.
  • Dentes de Navarino, considerado um dos trekkings mais austrais do planeta
Fotografia de Puma caçando, por Luciano Candisani, National Geographic.
Fotografia de Puma caçando, por Luciano Candisani, National Geographic.

Vida animal no Chile:

A Patagônia Chilena exibe com facilidade a vida animal local. Tanto nas estradas de vias nacionais como em estradinhas menores, é possível observar os animais até mesmo durante as caminhadas ou próximo aos hotéis.

A fauna local ainda possui um destino perfeito de observação na Patagônia Chilena, o Parque Nacional Torres del Paine; Lá, é possível encontrar guanacos, emas e pumas a poucos metros de distância.

Sobre a Patagônia Argentina

O território argentino abriga a parte mais extensa da Patagônia, onde também é a região mais populosa e mais famosa para turismo. Com mais de 930 mil km², a localização abarca diversas províncias, tais como La Pampa, Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego.

Alguns dos destinos mais procurados por turistas na Argentina estão na Patagônia, como Bariloche e Ushuaia, localizados na Terra do Fogo.

Atrações Patagônia Argentina

  • Parque Nacional Los Glaciares
  • Planície de La Pampa
  • Reserva Provincial Parque Luro
    Nahuel Huapi, Lanín, Arrayanes e Laguna Blanca
Foto: Patagonia Argentina - Turismo/Facebook
Foto: Patagonia Argentina – Turismo/Facebook

Vida animal Argentina

Diferente do Chile, a vida animal da Argentina é mais dispersa e os animais ficam concentrados em áreas exclusivas como Punta Tombo ou nas ilhas do Ushuaia. Entretanto, existem 11 parques nacional e diversas reservas naturais onde também é possível observar vida selvagem e uma variedade de bichos.

o Petrel Gigante e as baleias são destaques da vida animal da Patagônia Argentina.

Qual Patagônia escolher para visitar?

Existem inúmeras razões para você fazer sua viagem ao Chile ou viagem à Argentina, a Patagônia é uma delas.

A Patagônia Chilena ainda é pouco conhecida e é uma região mais inóspita, por isso, é uma excelente escolha para quem gosta de sair do turismo convencional e circuitos mais conhecidos.

Já sua viagem para a Argentina pode ser mais acessível financeiramente, além de contar com destinos super conhecidos e sempre em alta no circuito turístico. Uma boa opção para primeira viagem ou viagens individuais ou românticas.

O que achou das nossas dicas sobre qual Patagônia escolher? Deixe seu comentário, crítica ou sugestão! Não esqueça de compartilhar o conteúdo e fique ligado no Blog da OneLapse para mais informações, dicas e curiosidades.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: