Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

  • Natureza
  • Documental
  • Fenômenos Naturais
  • Noturnas

A fotografia é fascinante e capaz de mudar a vida de muitas pessoas. Foi o que aconteceu com Cristiano Xavier, mineiro, nascido em Belo Horizonte há 43 anos. Sempre gostou de fotografar, mas, como profissão, havia abraçado a odontologia. Cristiano começou a fotografar em 1998 e, para ele, a fotografia de natureza era mais um hobby, embora um hobby levado muito a sério. Naquele final da década de 1990, Cristiano estudou muito e devorava todos os livros e revistas que tratavam do assunto e apareciam na sua frente. Dessa forma, como autodidata, começou a aprender e a desenvolver as principais técnicas de fotografia.

Até que, em 2002, resolveu se aprofundar no assunto e partiu para os Estados Unidos, mais especialmente para o Palm Beach Photographic Centre, onde teve a oportunidade de conhecer a obra de importantes fotógrafos americanos. Quando, após um ano, retornou ao Brasil tomou uma decisão que mudaria sua vida para sempre: trocou definitivamente o avental, as luvas e os equipamentos odontológicos pelas câmeras, flashs e lentes fotográficas. Largou o consultório para se dedicar exclusivamente à fotografia. Depois de algum tempo, em Belo Horizonte, abriu um estúdio, onde produzia fotos industriais, still, retratos, entre outras demandas comerciais.

Durante esse período, mesmo com o estúdio em funcionamento, Cristiano nunca deixou de viajar e de fotografar a natureza, tendo como inspiração renomados fotógrafos da área, como o americano Art Wolfe e os brasileiros Fábio Colombini e Luciano Candisani. E mais recentemente outros nomes como Marc Adamus, Ian Plant, Joseph Rossbach, Christian Lim e Iurie Belegurshi, que se tornaram amigos.

Mesmo bebendo na fonte de grandes mestres, Cristiano Xavier desenvolveu uma linha própria de trabalho, mais direcionada à valorização da estética e às imagens que registram a beleza da natureza, levando em conta a composição do ambiente e da luz. Seu olhar busca captar aquela imagem que emociona, que impacta e que ao mesmo tempo está conectada com sua alma. Além disso, Cristiano desenvolveu um estilo especial para fotos noturnas, uma de suas áreas favoritas.

A partir de 2013, como um dos sócios fundadores da OneLapse, também passou a viajar ao redor do mundo liderando grupos de entusiastas da fotografia. Para ele, estas viagens são oportunidades únicas para a interação de vários olhares ao mesmo tempo e para que haja uma intensa e rica troca de experiências entre os participantes. Afinal, todos estão juntos respirando fotografia 24 horas por dia.

Segundo Xavier, estas viagens são essenciais para quem deseja fazer uma imersão na arte de fotografar. Para isso, basta estar aberto a novas experiências e entrar no clima da expedição. Tudo isso, segundo ele, é fundamental para que os resultados das fotos sejam cada vez melhores, como mostra suas imagens captadas em vários destinos, como Yukon (Canadá), Ilhas Lofoten (Noruega), Namíbia, Irã, Patagônia, Cuba, Peru, Islândia, Tanzânia, Nepal, Butão, entre outros.

SIGA:

Fotos: Cristiano Xavier. © All Rights Reserved

PRÓXIMAS EXPEDIÇÕES COM CRISTIANO XAVIER
ÚLTIMAS EXPEDIÇÕES COM CRISTIANO XAVIER

Nepal e Butão | Contrastes do Himalaia

Nepal e Butão proporcionaram uma experiência engrandecedora. Ambos localizados nas vertentes do Himalaia, onde estão as maiores montanhas do mundo, são muito diferentes entre si, mas tão cheios de riquezas e contrastes. Ambos fascinantes, belos e capazes de oferecer aos entusiastas da fotografia incríveis momentos e imagens únicas, além de tocar profundamente cada um dos participantes.

LEIA MAIS

Nepal e Butão

2017

por: Cristiano Xavier

Namíbia | Das dunas ao litoral desértico

Com o foco nas mais belas paisagens do país, traçamos nosso roteiro pela metade sul da Namíbia percorrendo grandes distâncias em meio ao deserto praticamente inabitado. Espécies raras de árvores, uma cidade abandonada e engolida pela areia, as maiores dunas do mundo e a espetacular luz característica deste peculiar destino foram alguns dos atrativos para as lentes dos fotógrafos que nos acompanharam em mais uma aventura pelo continente.

LEIA MAIS

Namíbia

2017

por: Cristiano Xavier