BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

5 dicas incríveis para você iniciar na fotografia profissional

15 jun 2018 | Por Redação

Iniciar um novo projeto de vida nem sempre é fácil, principalmente quando isso envolve a decisão de deixar uma vida confortável para buscar algo que irá satisfazer sua alma e te deixará feliz. A velha máxima “escolha um trabalho que você ama e você nunca mais terá que trabalhar um único dia da sua vida” serve como um ótimo exemplo, especialmente quando estamos falando de fotografia profissional como forma de ganhar dinheiro.

Pra te ajudar nessa incrível missão, separamos algumas dicas para auxiliar o seu início na vida da fotografia profissional. Vamos lá?

Como fotografar de maneira profissional?

Entenda tudo sobre a parte técnica da fotografia

Pode parecer bastante óbvio, mas a parte técnica da fotografia é o que separa grandes fotógrafos dos amadores. Por isso, estudar é MUITO importante para quem deseja iniciar a carreira na fotografia profissional.

Nossa dica aqui é: Estude todos os pontos e detalhes da fotografia, sem pular ou apressar etapas as quais você se considera bom. Vale lembrar que a fotografia profissional exige fotógrafos excepcionais, por isso, ser bom não é o suficiente.

A parte técnica da fotografia fará com que você se sinta mais seguro e confortável para qualquer situação que possa ocorrer, evitando a pressão e possibilitando improvisos úteis se necessário.

Defina um nicho específico para fotografar

Uma das melhores maneiras de começar sua carreira como fotógrafo profissional é escolhendo um segmento específico de trabalho. Claro que o seu conhecimento em fotografia pode ser utilizado em qualquer situação, mas definir um segmento no qual você se identifique te ajudará a se qualificar cada vez mais, além de permitir que você se torne uma referência no assunto.

O lado bom é que existem diversos segmentos para fotografar. Moda, casamento, infantil, publicidade, paisagens, as opções são inúmeras e o mercado sempre tem espaço para bons profissionais da fotografia.

Entender o mercado fotográfico no qual você entrará também é super importante para o seu sucesso na fotografia profissional. Por isso, pesquise o segmento, entenda as exigências do público, veja os concorrentes e aprenda como conseguir clientes.

Seu equipamento é tudo na fotografia profissional

A gente sabe que excitação por um novo equipamento lançado é grande, assim como o desejo daquela câmera profissional que tá todo mundo falando! Entretanto, a escolha do equipamento de fotografia profissional deve ser pensada com muito cuidado.

Se você estiver iniciando, procure por equipamentos mais acessíveis ao bolso mas que eu mesmo tempo atendam suas necessidades. No primeiro momento o equipamento mais top não deve ser sua preocupação, até porque, como dissemos acima, a técnica é que fará de você um bom profissional de fotografia.

Com o passar do tempo e conquista de trabalhos, você poderá pensar sim em comprar novas câmeras, lentes e acessórios para aprimorar a qualidade dos seus jobs.

No seu kit inicial de fotografia profissional você também poderá contar com a EOS Rebel T5i, aliada a uma das lentes mais utilizadas por fotógrafos em início de carreira, como a EF 50mm f/1.8, que passou por uma atualização e está muito mais profissional na sua segunda versão.

Crie e divulgue seu portfólio de fotografias

Não há melhor maneira de tornar seu trabalho conhecido do que divulgando seus melhores jobs e seu portfólio. No início, caso queira, você poderá fotografar livremente para testar técnicas, enquadramentos e tudo mais que possa te ajudar a tirar a foto perfeita. Com isso, poderá utilizar essas mesmas fotos, mesmo que ainda não sejam de trabalhos profissionais, para começar a compor o seu portfólio.

Os clientes ou marcas passarão a conhecer seu estilo e com o fechamento de novos contratos e novos trabalhos desenvolvidos o seu portfólio vai ganhando peso, assim como o seu número de seguidores.

Atualmente existem diversos aplicativos e sites para portfólio fotográfico, e com a ajuda das redes sociais fica muito mais fácil compartilhar suas fotos.

Referências e produções contínuas ajudam muito

Fotografar é uma arte, e assim como qualquer outra depende de diversos fatores para que os autores alcancem o sucesso. Talento e técnicas de fotografia profissional são essenciais, mas a sua imaginação pode e deve buscar cada vez mais referências.

Sua visão também é seu instrumento de trabalho, por isso, encontrar novas inspirações é uma forma de aprimorar o que faz. Essas inspirações não precisam estar diretamente ligadas a apreciação de apenas fotografias, todo o entusiasmo pode vir de paisagens, viagens, livros, filmes etc.

Mas lembre-se também de não ficar estagnado nas suas próprias concepções. Procure visitar exposições fotográficas, verifique quais foram os equipamentos e técnicas utilizadas por cada fotógrafo e estude novos formatos que lhe agradam.

Faça uma lista com os fotógrafos que mais se destacam no nicho escolhido por você e crie a rotina de acompanhar os trabalhos deles.

Gostou das nossas dicas de fotografia profissional? Fique à vontade para deixar sua sugestão ou crítica nos comentários abaixo. Continue ligado no nosso blog para mais dicas e curiosidades sobre fotografia, viagens e muito mais.

Redação

Autor:

Redação

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: