Natal à caça da aurora boreal

“Você trabalha duro o ano inteiro. É um corre-corre intenso, que, às vezes, nem tem tempo de pensar como gostaria de aproveitar as celebrações de final de ano. Se você procura uma experiência diferente, daquelas que dificilmente será esquecida, te faço um convite. Que tal aproveitar a época de Natal e se presentear com uma viagem a Murmansk, maior cidade situada no Círculo Polar Ártico, localizada na região conhecida como Lapônia russa? Essa expedição é uma jornada para quem procura vivências únicas, que acontecem em poucos lugares da Terra. Murmansk, considerada a porta de entrada dos russos para o Ártico e terra de muitos pescadores e marinheiros, será nosso ponto base para sairmos em busca da aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais belos e intrigantes que acontecem naquela região setentrional do planeta.

Logo nos primeiros dias após nossa chegada nos prepararemos para sair à caça da aurora boreal. É difícil dizer se veremos a aurora na primeira, na segunda ou na terceira noite. Até por que é impossível prever com exatidão sua aparição no céu noturno. Mas posso garantir que temos todas as ferramentas para maximizar as chances de sucesso. Por isso, todas as noites começam com uma certa expectativa. Sair à caça da aurora não é só uma aventura. Pelo contrário. Exige planejamento. Como é um fenômeno natural baseado na combinação de vários fatores meteorológicos e físicos, nós avaliamos todas as informações disponíveis e estudamos todas as condições naturais em busca do melhor lugar para fazermos a melhor observação possível.

Para isso, às vezes, saímos a campo em horários diferentes dos grupos de turistas tradicionais, além de escolhermos normalmente locais mais exclusivos. Isso que faz das viagens preparadas por nós especiais e diferentes. Sempre, claro, com um compromisso total com a segurança dos viajantes. Às vezes, eu faço uma expedição de reconhecimento de dia para, depois, retornar à noite com o grupo. Esses detalhes fazem com que nossa experiência seja especial e única.

Nossa expedição pela Rússia reserva várias atrações. A simpática e acolhedora cidade de Murmansk, com cerca de 300 mil habitantes estará em clima natalino, embora eles comemorem o Natal em 7 de janeiro –  em razão de uma divergência entre o calendário gregoriano utilizado na Rússia desde 1918 e o juliano, usado no mundo ocidental.  Entretanto, durante o mês de dezembro a cidade já entra no clima, com ruas enfeitadas e reluzentes à noite, além de uma imensa árvore de Natal.

Interessante também será observar a arquitetura local. Embora muitos prédios sejam antigos e um pouco sombrios, internamente são confortáveis e acolhedores. Neles, podemos encontrar excelentes bares, cafés, restaurantes e hotéis. Ali, poucos russos falam inglês. Apesar disso, o atendimento é sempre cordial e afetuoso. Quem gosta de viajar para experimentar pratos diferentes vai se surpreender com a gastronomia local. Especialmente as deliciosas carnes de caça. Ainda em Murmansk vamos explorar alguns lugares interessantes, como o porto que abriga o quebra-gelo soviético Lenin, a primeira embarcação nuclear.

Também iremos a Teriberka, uma pequena aldeia no litoral do Mar de Barents e do Oceano Ártico, onde visitaremos paisagens espetaculares, como praias de pedras, uma cachoeira congelada e antigas vilas de pescadores. Outra atração desta expedição é a visita a uma fazenda onde moram alguns representantes do povo sami (também conhecido como lapão), nome dado aos índios que dominaram por muitas décadas aquela região do Ártico. Eles são loiros, de olhos claros, e, em sua cultura, fazem muitas referências aos animais, especialmente às renas, e à própria aurora boreal. Neste dia, se as condições permitirem, poderemos participar de um ritual conduzido por um xamã lapão. Nesse ritual, segundo a tradição local, o xamã tem o poder de encontrar o animal que vive dentro de cada pessoa. É um momento especial que, dependendo da crença e da sensibilidade de cada um, pode significar uma vivência particular enriquecedora.

Para completar essa incrível jornada pela Rússia, ainda é possível fazer uma extensão (antes de iniciar a expedição fotográfica) e visitar São Petersburgo para conhecer o Heritage, um dos mais importantes museus de arte da Europa, entre outros atrativos de uma das mais belas cidades russas. Um presente como esse é tudo o que você merece para encerrar 2018 em alto estilo e dar início a 2019 totalmente renovado.”

Marco Brotto

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Marco Brotto

Caçador de Auroras Boreais

Que a natureza nos oferece inúmeros espetáculos merecedores de serem registrados por nossas câmeras fotográficas já sabemos. Mas poucos deles se equiparam em termos de beleza à aurora boreal, considerado, com muita razão, um dos fenômenos mais grandiosos e intrigantes. Entender o que são as auroras boreais, como elas se formam na atmosfera, onde e por que aparecem e quais são as melhores técnicas para registrá-las em imagens fotográficas tem sido o desafio do incansável paranaense Marco Brotto.

Nascido em Curitiba, há 47 anos, Marco Brotto estudou História da Arte em Firenze, Itália, além de ter frequentado cursos de Desenho Industrial e Administração de Empresas. Seu início no universo da fotografia ocorreu em 2011, quando comprou sua primeira câmera DSLR, justamente quando viajou ao Alasca para conhecer de perto a aurora boreal pela primeira vez. Ele lembra que estava fotografando o céu, quando, de repente, a aurora começou a aparecer no canto da câmera. Quando olhou para cima, o céu estava completamente verde, num espetáculo lindo e impactante.

Desde então, não parou mais a ponto de ser um dos maiores especialistas brasileiros no assunto. Até janeiro de 2018, Marco calcula já ter visto auroras por mais de 400 noites. Apesar disso, ele conta que a cada segundo e a cada momento, ela se transforma em um espetáculo único, diferente. Por tudo isso, ele foi escolhido para liderar várias expedições da OneLapse rumo ao Hemisfério Norte. Sua paixão pela fotografia, aliada à sua profunda admiração pelas auroras, possibilitou a criação de imagens magníficas, que inclusive ilustraram páginas de revistas renomadas, como as edições impressas da National Geographic publicadas na Espanha, na Itália, no Japão, entre outras. Suas imagens também foram vistas nas principais revistas de fotografia do Brasil, entre outras publicações, como Veja São Paulo e Folha de S. Paulo. Em 2017, expôs na Foto Imagem, considerada a maior exposição de equipamentos fotográficos da América Latina. Ainda em 2017, por meio da embaixada na Noruega no Brasil, o governo do país escandinavo patrocinou uma exposição com fotos de sua autoria em uma feira Viking que acontece anualmente no Clube Pinheiros, em São Paulo. Também vieram ao público fotos suas em exposições coletivas em shoppings centers de Curitiba e no metrô de São Paulo.

Para Marco Brotto, fazer um bom registro de uma aurora requer muita paciência, conhecimento e concentração. É necessário também que temperatura e ventos colaborem, além de estar no lugar certo e na hora certa. Por isso, conhecimento e experiência são fundamentais. Segundo ele, algumas vezes o fenômeno é tão rápido e intenso que o fotógrafo pode até se perder entre contemplar a natureza ou regular a câmera. Profundo conhecedor do assunto, ele revela que poder compartilhar suas experiências, ensinar e aprender com os outros participantes dos grupos é gratificante.

Para ele, independentemente do conhecimento fotográfico de cada membro do grupo que lidera, todos têm um sonho: trazer para a casa as mais impactantes imagens de uma aurora boreal. Ajudar no que for preciso para realizar esse sonho é sua maior recompensa. Por isso, todos os detalhes são pensados para que a experiência seja inesquecível. Tanto Brotto como a OneLapse levam muito a sério questões relativas à segurança e bem-estar, além de estarem totalmente preparados em relação às normas, leis e costumes locais. Outra preocupação da equipe é levar os participantes da expedição a paisagens diferentes para propiciar que o portfólio de cada entusiasta da fotografia seja cada vez mais rico, único e interessante. Afinal, guardar para sempre uma bela imagem das luzes iluminando o céu noturno do Hemisfério Norte é dessas experiências de vida que não têm preço.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | MURMANSK

Chegada ao aeroporto de Murmansk. Recepção e traslado ao hotel para check-in. Murmansk é a maior cidade do Círculo Polar Ártico e relativamente jovem, tendo completado 100 anos em 2016. Lar de pescadores e marinheiros é um bom ponto de partida para uma série de atrações. A cena gastronômica é autêntica e interessante, principalmente de frutos do mar e a noite polar deixa o ambiente com um clima levemente sombrio, mas ao mesmo tempo interessante e acolhedor, compensado com a beleza da natureza local: tundra, montanhas, taiga, fiordes, o mar e, claro, a Aurora Boreal. Restante do dia livre para descanso e atividades individuais.

DIA 2 | MURMANSK

Pela manhã, encontraremos com o nosso especialista, Marco Brotto, para um briefing detalhado sobre o dia a dia da expedição. Aproveitaremos esta oportunidade para aprender mais sobre a Aurora Boreal, bem como tirar as últimas dúvidas gerais da viagem. Tarde livre para explorarmos a movimentada e rapidamente modernizada cidade de Murmansk. Em cada esquina é possível se deparar com confeitarias, cafés, lojas, bares de porão, praças e monumentos dedicados à guerra. As marcas do passado estão estampadas na arquitetura da cidade por trás dos prédios antigos e abandonados e o curioso é que no interior dos estabelecimentos é possível encontrar ambientes finíssimos, clássicos e muito bem decorados. À noite faremos nossa primeira caçada à Aurora Boreal.

DIA 3 | MURMANSK

Café da manhã e saída para visitar os principais atrativos da cidade. Iremos ao porto para visitarmos as dependências do quebra-gelo soviético Lenin, a primeira embarcação nuclear, famosa por sua engenharia na década de 50, que se tornou um avanço no campo da exploração do Ártico. Na sequência visitaremos as igrejas ortodoxas Saviour On Waters e Kola Feodorit com suas diferentes arquiteturas russas, uma mais tradicional e outra em estilo incomum e amadeirado. Visitaremos também o monumento Alyosha, gigantesca estátua dedicada aos defensores da antiga União Soviética e estrategicamente erguida no ponto mais alto da cidade, onde poderemos admirar a vista panorâmica de Murmansk e da Baía de Kola. Retorno ao hotel com restante do dia livre e à noite sairemos para mais uma caçada à Aurora Boreal.

DIA 4 | MURMANSK – TERIBERKA – MURMANSK

Após o café da manhã, seguiremos até Teriberka, uma pequena aldeia na costa do Mar de Barents e do Oceano Ártico onde visitaremos paisagens espetaculares do Ártico, como a praia de pedras e uma cachoeira congelada. Cenário do filme russo “Leviathan”, a vila de pescadores possui uma atmosfera abandonada onde poderemos observar esqueletos de velhos barcos, cabanas de madeira, habitações da era soviética e um colorido cemitério à beira-mar. A estrada até a vila também nos proporcionará vistas magníficas da paisagem local. À noite retornaremos a Murmansk caçando a Aurora Boreal de acordo com as condições climáticas.

DIA 5 | MURMANSK

Dia dedicado para visitarmos o canil especializado na raça Husky Siberiano. Teremos a oportunidade de fazer um passeio de dog sledding (trenó puxado pelos cães) e conhecer mais sobre a história e a forte relação do povo local com estes simpáticos animais. À noite celebraremos o Natal com um jantar especial em um restaurante típico da região.

DIA 6 | MURMANSK

Dia livre na cidade para atividades individuais. A decoração de natal na praça principal e próxima ao nosso hotel impressiona pelo tamanho na enorme árvore toda enfeitada. Hoje teremos um jantar especial num tradicional restaurante da cidade celebrando a noite de natal junto ao grupo.

DIA 7 | MURMANSK

Dia dedicado a visitarmos o povo sami, população indígena da Península de Kola, onde conheceremos sobre sua cultura, tradições e religião. O povo sami possui um folclore rico e único e vivem num estilo de vida que quase não mudou no último século. Muitos ainda usam as roupas tradicionais da Lapônia. A principal ocupação do povo é a pastagem de renas, mas eles também são muito hábeis pescadores e caçadores e conhecem a tundra russa intimamente. À noite sairemos para nossa última caçada à Aurora Boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 8 | MURMANSK

Dia livre para atividades individuais e, de acordo com o horário do voo, traslado até o aeroporto para embarque de volto ao Brasil, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

– –

EXTENSÃO PRÉVIA OPCIONAL – SÃO PETERSBURGO (16 a 19/12)

Oferecemos a opção de uma extensão de 3 noites a São Petersburgo antes do início do roteiro principal. Confira o roteiro detalhado abaixo.

DIA 1 | SÃO PETERSBURGO

Chegada ao aeroporto de São Petersburgo. Recepção e traslado ao hotel para check-in. Conhecida como “Veneza da Rússia”, São Petersburgo é cercada de ilhas formada por numerosos rios e canais. Restante do dia livre para descanso e atividades individuais.

DIA 2 | SÃO PETERSBURGO

Dia dedicado para conhecermos os arredores de uma das mais belas cidades europeias. Passaremos pela praça onde se encontra a majestosa Catedral de Santo Isaak, o Campo de Marte e a extremidade da ilha Vasilievsky – com sua bela vista panorama da cidade. À tarde visitaremos o interior da Catedral no Sangue Derramado – um dos ícones da cidade – e da maior e mais suntuosa catedral da região, a Catedral de Santo Isaak. Finalizaremos o dia com visita à Fortaleza de São Pedro e São Paulo – núcleo histórico da cidade e onde alguns membros da Família imperial Romanov se encontram sepultados.

DIA 3 | SÃO PETERSBURGO

Após o café da manhã visitaremos o famoso Museu do Hermitage – uma das mais extensas e valiosas pinacotecas do mundo. Instalado no Palácio de Inverno, entre suas relíquias encontramos obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Tiziano, Michelangelo, Rembrandt e muitos outros. À tarde faremos um passeio pelas ruas e pontes de São Petersburgo, passando por lugares históricos e cenas cotidianas, assim como os portões em formas de arco de São Petersburgo e bairros literários – cenários perfeitos e originais para fotografias da rotina atual da cidade.

DIA 4 | SÃO PETERSBURGO – MURMANSK

Café da manhã e de acordo com o horário do voo, traslado até o aeroporto para embarque com destino a Murmansk para iniciarmos a nossa expedição de caçada a Aurora Boreal.

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Marco Brotto / Shutterstock. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

SÃO PETERSBURGO (extensão opcional): Hotel Angleterre ou similar
MURMANSK: Azimut Hotel

 

INCLUI

  • 07 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Jantar de Natal na noite do dia 24/12;
  • Traslados de chegada e saída privativos ao grupo nos horários de voos selecionados pela OneLapse no momento da confirmação da saída;
  • Transporte privativo ao grupo para todos os passeios e caçadas a Aurora Boreal de acordo com o roteiro;
  • Passeios com entradas para todas as atividades descritas no roteiro;
  • Acompanhamento do especialista e caçador de auroras boreais Marco Brotto;
  • Acompanhamento de coordenador operacional da OneLapse durante todo o roteiro;
  • Instruções para fotografar a Aurora Boreal (observar lista de equipamentos recomendados);
  • Seguro viagem April – Plano Total.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Refeições não mencionadas no roteiro e bebidas;
  • Equipamento de fotografia;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES DA VIAGEM:

  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia da confirmação do grupo, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Para esta viagem, brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses, além de visto russo emitido gratuitamente na chegada ao país;
  • Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da Aurora Boreal durante a viagem. No entanto, tudo foi planejado para maximizar as chances. Nesta época do ano há um período curto de luz durante o dia (crepúsculo), o que aumenta as chances de visualização da Aurora.
  • O roteiro previsto pode sofrer alterações durante a viagem devido às condições climáticas e/ou se o guia responsável considerar necessário, incluindo deslocamentos mais longos e de madrugada com o objetivo de observar as luzes do norte.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA FOTOGRAFAR AURORA BOREAL

  • Câmera fotográfica com função de longa exposição
  • Tripé
  • Lente grande angular

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

 

ATENÇÃO

Todos os nossos roteiros com foco em Aurora Boreal seguem corretamente a legislação de cada país quanto ao transporte, oferecendo segurança e conforto a todos os participantes. Alguns destinos exigem a contratação de empresas locais credenciadas para este tipo de serviço e o não cumprimento desta regra pode acarretar em graves problemas para o fornecedor e clientes junto as autoridades legais, seguradoras, etc. Recomendamos atentar-se quanto a informalidade das empresas, que oferecem produtos similares a preços abaixo do mercado, exigindo a prestação de serviços legalizada.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 4.390,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 600,00

DEPÓSITO EM SINAL NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00**

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito com 5% de desconto
  • 30% de entrada em depósito + saldo em até 4x sem juros no Visa, MasterCard ou Amex

* Caso o grupo seja fechado sem cia para dividir a acomodação, será cobrado um suplemento involuntário no valor US$300,00 72h antes do embarque.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal é uma garantia de inscrição e não é reembolsável em caso de desistência da viagem, bem como não é válido para troca de destino. A confirmação ou não da saída será feita até 31/08/2018 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes (a saída normalmente é confirmada bem antes do prazo). Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

EXTENSÃO OPCIONAL PRÉVIA A SÃO PETERSBURGO – 16 a 19/12

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 930,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 300,00**

* É necessário um número mínimo de 6 participantes para que a extensão seja confirmada. O valor da extensão inclui acomodação com café da manhã, traslados privativos ao grupo nos horários de voos selecionados, passeios privativos com entradas e guia falando português, seguro viagem, além de acompanhamento de coordenador operacional da OneLapse também falando português. Não inclui almoço/jantar, trecho aéreo interno entre São Petersburgo e Murmansk (cerca de USD200,00), acompanhamento do Marco Brotto, gorjetas e despesas pessoais.

** Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$150,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.