PATAGÔNIA, UM DOS DESTINOS TURÍSTICOS MAIS FASCINANTES DA AMÉRICA DO SUL

A impressionante combinação de natureza selvagem e um aspecto humano curtido a vento, gelo e chuvas faz da Patagônia um dos destinos turísticos mais fascinantes da América do Sul. No Parque Nacional Torres del Paine, tudo gira em torno de uma imensa massa de montanhas que pode ser informalmente dividida em duas partes. De um lado, ‘Los Cuernos’ e seu incrível balé de formas e superfícies estratificadas. A nordeste, as famosas torres de granito que fazem a felicidade de escaladores de todo o mundo. Toda a cordilheira foi formada ao longo das últimas eras glaciais, esculpindo uma cadeia de picos independente dos Andes. Em seu entorno encontram-se geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de degelo com águas em matizes de azul, verde e cinza. Seu aspecto leitoso vem da volumosa carga de minerais que vem sendo arrancada das encostas pelas gigantescas línguas de gelo a dezenas de milhares de anos. Lagos como Sarmiento, del Toro, Pehoé, Nordenskjod e Grey são frequentemente fustigados por violentas rajadas de vento, formando indescritíveis danças de spray d’água. O barulho das cascatas, como o Salto Grande, formam uma combinação perfeita com o onipresente zumbido do ar. Entremeando essas formações também estão vales, pradarias de vegetação baixa, repleta de plantas como o valente ñire, e florestas andinas, por onde passeiam bandos de guanacos, pica-paus, raposas, ñandus – um tipo de ema, condores, veados e pumas, os mais difíceis de se avistar.

Este será nossa terceira expedição a Patagônia, juntando as maravilhas encontradas tanto na Argentina quanto no Chile. Nosso objetivo será percorrer as melhores locações da região durante os 8 dias de viagem. A charmosa El Calafate, na Argentina, será o nosso ponto de partida e logo em seguida partiremos em direção ao Chile para darmos início a jornada por Torres del Paine, onde nos hospedaremos num charmoso hotel conceito composto de luxuosos Yurts isolados em meio a floresta e a beira de um lindo lago.

expedição fotográfica patagoniaNa Patagônia, o clima muda com muita facilidade, o que é bom por um lado, pois torna a luz muito dinâmica. As paisagens chilenas são grandiosas, impressionam e contemplá-las sob uma luz perfeita é algo que potencializa toda a força da natureza. Logo, a boa luz será sempre nosso objetivo e é em busca dela que definiremos quais locais serão explorados e em quais horários. Ver a primeira luz da manhã iluminando o topo das torres é uma cena memorável, sem contar os lagos e glaciares que estarão cheios de icebergs que se desprenderam após o inverno. Junto a riqueza da vida selvagem do local, faremos uso de muitos elementos para desenvolvermos um exercício intenso de composição fotográfica que será refinado dia após dia em busca de imagens cada vez mais significativas.

Finalizada nossa estadia no Chile, retornaremos a Argentina e vamos nos hospedar numa legítima fazenda patagônica. Um lugar perfeito para conhecer o modo de vida e a cultura secular deste povo. Acompanharemos a tosa da ovelhas, a lida no campo e as montanhas por uma trilha a cavalo. No jantar, um cordeiro patagônico acompanhado de um excelente Malbec será o aquecimento para uma sessão de fotos noturnas e lightpainting nas carroças antigas que transportavam a lã das ovelhas há muitas décadas.

No final, não poderia faltar o famoso e impressionante Glaciar Perito Moreno. Aqui vamos fotografar os paredões de gelo de quase 70 metros de altura. Num dia de sol, o azul do gelo é hipnotizante e algumas vezes é possível presenciar desmoronamentos de grandes placas. De volta a El Calafate, terminaremos nossa experiência por um dos locais mais belos do planeta com uma comemoração típica e especial.

Cristiano Xavier.

 

 

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

Nascido em Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo há 20 anos. Mudou-se para os EUA em 2002, onde bebeu na fonte dos grandes mestres da fotografia de natureza. Um ano depois, iniciou sua carreira autônoma no Brasil.

Desde então vem se destacando por ensaios de delicada e impactante beleza. Suas paisagens trazem um estilo lapidado pela experiência na produção de imagens fotográficas que constroem um mundo à parte, expandindo nossa visão sobre as possibilidades criativas e nossa percepção sobre a interação do artista com sua obra.

Não são fotografias para serem “compreendidas” na forma tradicional; seu papel é sobretudo despertar em nossas mentes a capacidade de intuir o universo, na ausência de pensamentos, no silêncio e no vazio que conecta as criaturas com o cosmos e a gênese criativa.

A trajetória do artista mostra consistência e evolução contínua.

Nos últimos anos tem se dedicado a expedições fotográficas em busca de imagens únicas em destinos como Yukon, Ilhas Lofoten, Namíbia, Irã, Patagônia, Cuba, Peru, Islândia, Tanzânia e Noroeste Americano.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | EL CALAFATE

Chegada ao aeroporto de El Calafate. Recepção e traslado ao hotel para check-in. No final do dia, nos reuniremos no lobby do hotel junto ao fotógrafo Cristiano Xavier, onde teremos um briefing sobre o dia a dia da viagem. Noite livre para jantar em um dos ótimos restaurantes da cidade. Pernoite.

DIA 2 | EL CALAFATE – TORRES DEL PAINE

Pela manhã, seguiremos de carro por cerca de 5 horas até o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Ficaremos hospedados nos “Yurts” do Patagônia Camp, um charmoso hotel conceito localizado numa região isolada do parque, na margem de um lindo lago. Aqui teremos oportunidade de fotografar o entardecer e aprimorar técnicas de fotografia noturna. Pernoite.

DIA 3 | TORRES DEL PAINE

Saída antes do amanhecer em busca da primeira luz do dia na base dos Cuernos del Paine. Percorreremos uma trilha com vista para uma imponente cachoeira, o Salto Grande. Teremos alguns pequenos alagados com várias árvores secas, fruto do último grande incêndio no parque. Tudo isso até chegarmos à margem de um gigantesco lago azul turquesa. As possibilidades de composição são muitas e ficaremos no local enquanto a luz estiver favorável. Retornaremos então ao hotel para o almoço. Início da tarde livre para descanso. No final da tarde nos reuniremos para discutir os resultados da manhã e planejar uma saída noturna. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 4 | TORRES DEL PAINE

Sairemos novamente antes do amanhecer em direção a Laguna Amarga, proporcionando uma vista frontal das três torres de granito que dão nome ao parque. No final da manhã, retorno ao hotel para almoço com algumas horas livres para descanso. No final da tarde, seguiremos em direção ao glaciar localizado às margens do Lago Grey. Gigantescos icebergs que se desprendem do glaciar flutuam até uma praia de areia escura, proporcionando imagens belíssimas com o maciço rochoso ao fundo junto a luz do final do dia. Possivelmente jantaremos juntos na Hosteria Grey enquanto planejamos algumas imagens noturnas neste mesmo local. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 5 | TORRES DEL PAINE – EL CALAFATE

Após o café da manhã, seguiremos de volta a El Calafate. Chegada ao hotel, check-in e restante do dia livre, com o fotógrafo a disposição para comentar as fotos produzidas até o momento. Sugerimos também uma caminhada pela cidade, apreciando o por do sol na Laguna Nimez ou visitando o Balcony de El Calafate, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região. A noite, teremos um delicioso churrasco típico preparado no hotel especialmente para o grupo. Pernoite.

DIA 6 | EL CALAFATE – ESTÂNCIA NIBEPO AIKE

Pela manhã, sairemos com destino ao Glaciar Perito Moreno, um dos locais mais conhecidos de toda a Patagônia. Vamos explorar a vista do glaciar desde as plataformas de observação de frente à imensidão de gelo, podendo exercitar variadas técnicas fotográficas. De lá, seguiremos para a Estância Nibepo Aike, localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares e que guarda a essência das antigas estâncias patagônicas, com uma área total de 12 mil hectares. Dedicada a produção bovina, especialmente do tipo Hereford e com muitos vestígios do auge desta atividade na região, o local nos oferece a oportunidade ideal de imersão na vida de uma autêntica estância patagônica. Após o check-in, tempo livre para conhecermos melhor o local e fotografarmos. O almoço e jantar são preparados na própria estância. Pernoite.

DIA 7 | ESTÂNCIA NIBEPO AIKE

Hoje o dia será dedicado a acompanharmos todas as atividades do dia a dia da estância, como a tosa e pastoreio de ovelhas, o adestramento de cavalos criollos e a ordenha de animais. Faremos ainda caminhadas fotográficas para explorar os belos cenários da região e teremos tempo livre para um passeio opcional a cavalo. A noite, o fotógrafo poderá se reunir com o grupo para dicas de edição e comentários gerais sobre as fotos selecionadas por cada participante. Pernoite.

DIA 8 | ESTÂNCIA NIBEPO AIKE – EL CALAFATE – EMBARQUE

Café da manhã e check-out. De acordo com o horário do voo, transporte diretamente ao aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os Direitos Reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

EL CALAFATE: Hotel Patagonia Queen
PARQUE TORRES DEL PAINE: Patagonia Camp
PARQUE LOS GLACIARES: Estância Nibepo Aike

INCLUI

  • 7 noites de hospedagem sendo 4 com café da manhã, 1 com meia pensão e 2 com pensão completa;
  • Traslados de chegada e saída privativos ao grupo nos horários de voos sugeridos na confirmação da saída;
  • Transporte e saídas privativas ao grupo para todas as locações mencionadas no roteiro;
  • Entradas para todas as locações selecionadas;
  • Acompanhamento do fotógrafo Cristiano Xavier durante todas as saídas, instruções em cada locação conforme objetivos dos participantes e orientações sobre tratamento e edição de imagens;
  • Acompanhamento de representante OneLapse falando português durante todo o roteiro;
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas de embarque;
  • Traslados de chegada e saída fora dos horários selecionados ao grupo;
  • Taxa para entrada no Parque Nacional Torres del Paine (cerca de USD20 por pessoa);
  • Early check-in e Late check-out;
  • Equipamento de fotografia;
  • Bebidas e refeições não mencionadas no roteiro;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES PARA A VIAGEM

  • Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante;
  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia do pagamento, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Devido a quantidade limitada de quartos na Estância Nibepo Aike, não é possível garantir a hospedagem em apartamentos individuais aos que escolherem este tipo de acomodação (consulte-nos);
  • A ordem do roteiro pode ser alterada após o início da viagem, devido às condições climáticas e/ou caso o fotógrafo responsável considere necessário.

 EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

  • Câmera fotográfica
  • Cartões de memória
  • Lentes de 17mm a 200mm
  • Tripé
  • Cabo disparador

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 4.190,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL: US$ 700,00

DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$2.500,00**

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito/boleto com 5% de desconto
  • 30% de entrada + Saldo em até 4x sem juros no cartão de crédito Visa/Master

 

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$350,00. Este valor deverá ser pago a vista 72h antes do início dos serviços.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. No momento da inscrição, deverá ser pago um sinal como garantia de inscrição no valor de R$2.500,00 por pessoa, sendo que este sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser utilizado como crédito para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 26/07/2017 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos Internacionais

Embarque em São Paulo no dia 26 de setembro com destino a El Calafate e conexão em Buenos Aires. Embarque de retorno ao Brasil a partir de El Calafate no dia 03 de outubro. Consulte-nos para cotação e reserva das passagens aéreas.