Caçada às luzes do norte nos confins da Escandinávia

Tem gente que chora, outros gargalham, uns se abraçam – e todos tentam, com fotos, vídeos ou com simples contemplações silenciosas, guardar aquele instante único para sempre. A dança celeste das aurora boreal, seja ela verde, vermelha ou azul, provoca algumas das emoções mais sublimes que um ser humano pode sentir na vida. De tão tocante, a experiência de vivenciar ao vivo a força explosiva e colorida da natureza se tornou a grande paixão da minha vida e uma das especialidades da OneLapse. Depois de dezenas de expedições e mais de 300 noites observando esse fenômeno em todos os países da região ártica, posso garantir: a Lapônia é um dos meus destinos preferidos de turismo e um dos que reúne melhores condições para visualizar as auroras.

Por ocorrer com maior frequência dentro do Círculo Polar Ártico, nas altas latitudes acima de 66 graus, a aurora boreal atrai mais de 400 mil pessoas à região a cada ano. Nossa expedição tem a cidade de Tromsø como porta de entrada justamente pela geografia propícia e pela infraestrutura confortável para observar o fenômeno. Dali parte-se de dia para percorrer estradas supercênicas, mergulhar na cultura do povo sami local e experimentar as delícias da gastronomia nórdica – que inclui, por exemplo, mais de 100 formas de defumar um salmão! Distante das luzes urbanas e do turismo de massa, o destino noturno dos nossos grupos é a Lapônia norueguesa propriamente dita, região que se espalha pelo norte do país e visitada por uma aurora mais bela que a outra.

A aurora boreal é um fenômeno interplanetário provocado pelo choque das partículas trazidas pelo ventos solares com o campo magnético da Terra, gerando uma queima colorida e espetacular desses elementos em movimento. Para que seja possível observar as auroras – que acontecem predominantemente nas regiões polares –, é necessária a combinação de uma série de fatores meteorológicos e físicos. Nosso desafio no dia a dia dessa jornada é driblar as adversidades que surjam e se orientar pela natureza, com o auxílio da tecnologia, para maximizar nossas chances de visualização das luzes a olho nu.

Para isso, contamos com minha experiência como aficcionado pelo tema com dezenas de viagens à Escandinávia, além da companhia de dois “anjos da guarda”: um profissional brasileiro do nosso staff e um motorista local que garante a nossa segurança. Ali, as rigorosas leis de trânsito exigem motoristas locais profissionais e com autorizações específicas para conduzir visitantes. Com ele, evitamos problemas com as autoridades e evitamos até mesmo a possível interrupção da viagem.

As “damas da noite” dão o ar de sua graça entre setembro e março, proporcionando experiências bem distintas para os caçadores de auroras. Os dias vão ficando cada vez mais curtos, e a noites portanto mais longas, ao longo de outubro e novembro. No início do ano, as noites continuam dominando praticamente todo o dia, o que garante a qualquer hora a aparição-surpresa das lindas luzes do norte – as auroras são chamadas em inglês de “northern lights”. A neve acumulada proporciona outras aventuras fantásticas e opcionais para serem vividas nesta região: os passeios de snowmobile e de dog sledding, aquele trenó puxado pelos cachorros e um dos esportes de inverno mais tradicionais dos países do Ártico. Tanto em fevereiro quanto em março, mesmo com os dias esquentando, ainda pode-se fotografar as auroras refletidas nas águas congeladas dos belos fiordes locais.

Do fim de agosto a meados de abril, as paisagens da Lapônia sempre combinam com o espetáculo da aurora boreal. Ainda que traga luz para o céu negro, a lua pode iluminar a geografia e ajudar a compor fotos fantásticas com as luzes coloridas nas mais variadas formas. Em terra, florestas, montanhas e fiordes parecem cenários de onde elfos, trolls ou vikings podem surgir a qualquer momento. Como se estivéssemos em cenas de Game of Thrones ou O Senhor dos Anéis, a exploração dos confins da Lapônia é carregada de uma espécie de magia – e que harmoniza perfeitamente com a energia fenomenal da aurora boreal.

Marco Brotto

 

 

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Marco Brotto

Caçador de Auroras Boreais

Que a natureza nos oferece inúmeros espetáculos merecedores de serem registrados por nossas câmeras fotográficas já sabemos. Mas poucos deles se equiparam em termos de beleza à aurora boreal, considerado, com muita razão, um dos fenômenos mais grandiosos e intrigantes. Entender o que são as auroras boreais, como elas se formam na atmosfera, onde e por que aparecem e quais são as melhores técnicas para registrá-las em imagens fotográficas tem sido o desafio do incansável paranaense Marco Brotto.

Nascido em Curitiba, há 47 anos, Marco Brotto estudou História da Arte em Firenze, Itália, além de ter frequentado cursos de Desenho Industrial e Administração de Empresas. Seu início no universo da fotografia ocorreu em 2011, quando comprou sua primeira câmera DSLR, justamente quando viajou ao Alasca para conhecer de perto a aurora boreal pela primeira vez. Ele lembra que estava fotografando o céu, quando, de repente, a aurora começou a aparecer no canto da câmera. Quando olhou para cima, o céu estava completamente verde, num espetáculo lindo e impactante.

Desde então, não parou mais a ponto de ser um dos maiores especialistas brasileiros no assunto. Até janeiro de 2018, Marco calcula já ter visto auroras por mais de 400 noites. Apesar disso, ele conta que a cada segundo e a cada momento, ela se transforma em um espetáculo único, diferente. Por tudo isso, ele foi escolhido para liderar várias expedições da OneLapse rumo ao Hemisfério Norte. Sua paixão pela fotografia, aliada à sua profunda admiração pelas auroras, possibilitou a criação de imagens magníficas, que inclusive ilustraram páginas de revistas renomadas, como as edições impressas da National Geographic publicadas na Espanha, na Itália, no Japão, entre outras. Suas imagens também foram vistas nas principais revistas de fotografia do Brasil, entre outras publicações, como Veja São Paulo e Folha de S. Paulo. Em 2017, expôs na Foto Imagem, considerada a maior exposição de equipamentos fotográficos da América Latina. Ainda em 2017, por meio da embaixada na Noruega no Brasil, o governo do país escandinavo patrocinou uma exposição com fotos de sua autoria em uma feira Viking que acontece anualmente no Clube Pinheiros, em São Paulo. Também vieram ao público fotos suas em exposições coletivas em shoppings centers de Curitiba e no metrô de São Paulo.

Para Marco Brotto, fazer um bom registro de uma aurora requer muita paciência, conhecimento e concentração. É necessário também que temperatura e ventos colaborem, além de estar no lugar certo e na hora certa. Por isso, conhecimento e experiência são fundamentais. Segundo ele, algumas vezes o fenômeno é tão rápido e intenso que o fotógrafo pode até se perder entre contemplar a natureza ou regular a câmera. Profundo conhecedor do assunto, ele revela que poder compartilhar suas experiências, ensinar e aprender com os outros participantes dos grupos é gratificante.

Para ele, independentemente do conhecimento fotográfico de cada membro do grupo que lidera, todos têm um sonho: trazer para a casa as mais impactantes imagens de uma aurora boreal. Ajudar no que for preciso para realizar esse sonho é sua maior recompensa. Por isso, todos os detalhes são pensados para que a experiência seja inesquecível. Tanto Brotto como a OneLapse levam muito a sério questões relativas à segurança e bem-estar, além de estarem totalmente preparados em relação às normas, leis e costumes locais. Outra preocupação da equipe é levar os participantes da expedição a paisagens diferentes para propiciar que o portfólio de cada entusiasta da fotografia seja cada vez mais rico, único e interessante. Afinal, guardar para sempre uma bela imagem das luzes iluminando o céu noturno do Hemisfério Norte é dessas experiências de vida que não têm preço.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | TROMSO

Chegada ao aeroporto de Tromsø. Traslado ao hotel para check-in. Restante do dia livre para descanso e atividades individuais. Tromsø encontra-se situada a 350 km norte do Círculo Ártico e é a maior cidade na Região Norte da Noruega. A cidade é um destino popular para pessoas ansiosas para conhecer o fenômeno da Aurora Boreal, que acontece num período que estende-se de setembro até março. A presença humana na região remonta milhares de anos, embora a cidade tenha sido fundada cerca de 200 anos atrás. Tromsø tornou-se um centro de comércio de peles na região do Ártico e, já no início do século XX, era o local de partida de grande expedições rumo ao Ártico. Por esta razão, ganhou o título de: “A Porta de Entrada para o Ártico”. Se as condições forem as ideais, poderemos visualizar a Aurora Boreal numa simples caminhada pela cidade.

DIA 2 | TROMSO

Após o café da manhã, encontro no lobby do hotel com o guia Marco Brotto para um briefing detalhado sobre a viagem. Poderemos almoçar em grupo na sequência e teremos o início da tarde livre para os que quiserem alugar roupas de inverno ou conhecer melhor a cidade caminhando pelos arredores. No início da noite, sairemos para a nossa primeira caçada a Aurora Boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIAS 3 a 6 | TROMSO & ARREDORES

Dias livres na parte da manhã e tarde para atividades individuais (não incluídas). Para esta época do ano, recomendamos a contratação das atividades a seguir, o que pode ser feito antecipadamente ou na hora, de acordo com a disponibilidade:

– TOUR DAS BALEIAS: tem duração entre 3 e 7 horas e o objetivo é o avistamento das baleias que habitam a região nesta época, dentre elas a famosa Orca. O passeio pode ser feito de bote (para até 12 pessoas), proporcionando o avistamento mais próximo dos animais, ou no confortável catamarã para até 140 passageiros. O tour inclui guia em inglês e bebidas quentes (no caso do catamarã).

– DOG SLEDDING: o trenó puxado por cachorros é um dos esportes de inverno mais tradicionais dos países do Ártico. A cerca de 40 minutos de Tromso, chegamos a uma espécie de fazenda aonde vivem 120 huskies. A vista para os alpes de Lyngen e fjords proporciona o cenário perfeito para a inesquecível experiência. O tour inteiro leva entre 4 e 5 horas com 90 minutos de atividade junto aos cães. Inclui guia em inglês, roupas apropriadas e bebidas quentes.

– SNOW MOBILE: esta aventura de moto pela neve oferece uma experiência marcante em meio os alpes da região de Lyngen, uma das mais belas no norte da Noruega. A atividade é focada em contemplar a natureza, brincar na neve, fotografar e aproveitar o ambiente entre montanhas, floresta e fiordes como um todo. Duração total de 7 horas e não é exigido bom preparo físico.

– CRUZEIRO PELOS FIORDES: um espetacular passeio de barco entre os fiordes noruegueses próximos a região de Tromso. Essa é uma atividade perfeita para contemplar a paisagem e registrar tudo em lindas fotografias. Durante o tour, o guia (em inglês) explicará sobre os principais pontos visitados.

– EXPERIÊNCIA COM AS RENAS: a oportunidade única de conhecer mais sobre este simpático animal que é parceiro do povo lapão (ou Sami) durante séculos na região que engloba o norte da Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia. Será possível alimentar as renas, conhecer mais sobre sua história e aproveitar snacks e bebidas quentes dentro de uma tradicional cabana Sami. O tour dura cerca de 4 horas.

Todas as noites, havendo o mínimo de condições necessárias, sairemos para caçar a Aurora Boreal. O especialista e caçador de auroras Marco Brotto fará o monitoramento diário dos diversos índices relacionados ao fenômeno para decidir o nosso destino em cada noite, sempre em busca de céu limpo e escuridão total. Cada caçada deve durar de 3 a 5 horas aqueles que se interessarem por fotografia e tiverem os equipamentos adequados poderão ser orientados pelo Marco.

Teremos a disposição uma van privativa ao grupo com motorista local e todas as licenças necessárias para seguirmos as leis da Noruega. O horário de saída a cada noite será confirmado a todos no dia a dia com antecedência suficiente para se programarem.

DIA 7 | TROMSO – EMBARQUE

Dia livre. De acordo com o horário do voo, traslado até o aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Marco Brotto / Shutterstock. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

TROMSO: Hotel Scandic Grand

INCLUI

  • 06 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Transporte por empresa local credenciada pelo governo. Serviço privativo ao grupo durante as saídas para observação da Aurora Boreal (saídas sujeitas as condições climáticas);
  • Traslados de chegada e saída em Tromso nos horários indicados no momento da reserva (consulte-nos);
  • Acompanhamento do especialista e caçador de auroras Marco Brotto;
  • Acompanhamento de staff da OneLapse durante todo o roteiro para assistência operacional;
  • Instruções para fotografar a Aurora Boreal (observar lista de equipamentos recomendados);
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
  • Traslados de chegada e saída em Tromso para horários de voos fora daqueles selecionados ao grupo no momento da confirmação da saída;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Passeios diurnos discriminados no roteiro e outros;
  • Aluguel opcional de roupas de inverno;
  • Almoço e jantar;
  • Equipamento fotográfico;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES DA VIAGEM:

  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia da confirmação do grupo, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Para esta viagem, brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da chegada a Noruega;
  • Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da aurora boreal durante a viagem. No entanto, tudo foi planejado para maximizar as chances;
  • Os passeios diurnos sugeridos não estão incluídos no pacote, sendo possível contratar e pagar antecipadamente ou na hora (sujeito a disponibilidade) de acordo com o interesse de cada participante;
  • As saídas noturnas para caçada a Aurora Boreal estão sujeitas as condições climáticas e de atividade solar. Não haverá saída apenas se as condições estiverem completamente desfavoráveis e a decisão caberá ao especialista Marco Brotto.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA FOTOGRAFAR AURORA BOREAL

  • Câmera fotográfica com recurso para longa exposição
  • Tripé
  • Lente grande angular

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

ATENÇÃO

Todos os nossos roteiros com foco em Aurora Boreal seguem corretamente a legislação de cada país quanto ao transporte, oferecendo segurança e conforto a todos os participantes. Alguns destinos exigem a contratação de empresas locais credenciadas para este tipo de serviço e o não cumprimento desta regra pode acarretar em graves problemas para o fornecedor e clientes junto as autoridades legais, seguradoras, etc. Recomendamos atentar-se quanto a informalidade das empresas que oferecem produtos similares a preços abaixo do mercado, exigindo a prestação de serviços legalizada.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 3.490,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 650,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO
  • A vista em depósito com 5% de desconto
  • 30% de entrada em depósito + saldo em até 4x sem juros no Visa/MasterCard

* Caso o grupo seja fechado sem cia para dividir a acomodação, será cobrado um suplemento involuntário no valor US$ 72h antes do embarque.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal é uma garantia de inscrição e não é reembolsável em caso de desistência da viagem, bem como não é válido para troca de destino. A confirmação ou não da saída será feita até 15/01/18 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes (a saída normalmente é confirmada bem antes do prazo). Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos Internacionais

Chegada a Tromsø no dia 25 de fevereiro em qualquer horário com check-in a partir das 14h. Embarque de retorno no dia 03 de março em qualquer horário com check-out às 12h (verifique as observações sobre traslados de chegada e saída).