Celebre a chegada de 2018 em grande estilo numa incrível aventura de caçada a Aurora Boreal

Tem gente que chora, outros gargalham, uns se abraçam – e todos tentam, com fotos, vídeos ou com simples contemplações silenciosas, guardar aquele instante único para sempre. A dança celeste das aurora boreal, seja ela verde, vermelha ou azul, provoca algumas das emoções mais sublimes que um ser humano pode sentir na vida. De tão tocante, a experiência de vivenciar ao vivo a força explosiva e colorida da natureza se tornou a grande paixão da minha vida e uma das especialidades da OneLapse. Depois de dezenas de expedições e mais de 300 noites observando esse fenômeno em todos os países da região ártica, posso garantir: a Lapônia é um dos meus destinos preferidos de turismo e um dos que reúne melhores condições para visualizar as auroras.

Por ocorrer com maior frequência dentro do Círculo Polar Ártico, nas altas latitudes acima de 66 graus, a aurora boreal atrai mais de 400 mil pessoas à região a cada ano. Nossa expedição tem a cidade de Tromsø como porta de entrada justamente pela geografia propícia e pela infraestrutura confortável para observar o fenômeno. Dali parte-se de dia para percorrer estradas supercênicas, mergulhar na cultura do povo sami local e experimentar as delícias da gastronomia nórdica – que inclui, por exemplo, mais de 100 formas de defumar um salmão! Distante das luzes urbanas e do turismo de massa, o destino noturno dos nossos pequenos grupos é a Lapônia propriamente dita, região que se espalha por países vizinhos como a Finlândia e a Suécia e visitada por uma aurora mais bela que a outra. Nossa rota pode explorar estes três países.

A aurora boreal é um fenômeno interplanetário provocado pelo choque das partículas trazidas pelo ventos solares com o campo magnético da Terra, gerando uma queima colorida e espetacular desses elementos em movimento. Para que seja possível observar as auroras – que acontecem predominantemente nas regiões polares –, é necessária a combinação de uma série de fatores meteorológicos e físicos. Nosso desafio no dia a dia dessa jornada é driblar as adversidades que surjam e se orientar pela natureza, com o auxílio da tecnologia, para maximizar nossas chances de visualização das luzes a olho nu.

Para isso, contamos com minha experiência como aficcionado pelo tema com dezenas de viagens à Escandinávia, além da companhia de dois “anjos da guarda”: um profissional brasileiro do nosso staff e um motorista local que garante a nossa segurança. Ali, as rigorosas leis de trânsito exigem motoristas locais profissionais e com autorizações específicas para conduzir visitantes. Com ele, evitamos problemas com as autoridades e evitamos até mesmo a possível interrupção da viagem).

As “damas da noite” dão o ar de sua graça entre setembro e março, proporcionando experiências bem distintas para os caçadores de auroras. Os dias vão ficando cada vez mais curtos, e as noites portanto mais longas, ao longo de outubro e novembro. Quando chega o solstício do inverno no Hemisfério Norte, em 21 de dezembro, a Lapônia tem 24 horas de escuridão. Ou seja: há mais tempo para que as auroras apareçam. As temperaturas baixam muito, variando de -5°C a -33°C. As renas – que fazem parte da cultura e da mitologia dos nativos lapões tanto quanto o Papai Noel e as auroras – podem ser vistas.. Outra observação opcional é a de baleias, que buscam a região de novembro a início de fevereiro.

Do fim de agosto a meados de abril, as paisagens da Lapônia sempre combinam com o espetáculo da aurora boreal. Ainda que traga luz para o céu negro, a lua pode iluminar a geografia e ajudar a compor fotos fantásticas com as luzes coloridas nas mais variadas formas. Em terra, florestas, montanhas e fiordes parecem cenários de onde elfos, trolls ou vikings podem surgir a qualquer momento. Como se estivéssemos em cenas de Game of Thrones ou O Senhor dos Anéis, a exploração dos confins da Lapônia é carregada de uma espécie de magia – e que harmoniza perfeitamente com a energia fenomenal da aurora boreal.

Marco Brotto

 

 

 

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Marco Brotto

Caçador de Auroras Boreais

Marco Brotto é paranaense nascido em Curitiba e tornou-se um exímio caçador de Auroras Boreais. Encontrou as fantásticas luzes verdes do Norte diversas vezes e tem proporcionado experiências incríveis para aqueles que se aventuram e o acompanham.

Em busca da Aurora Boreal desde 2008, Marco tem um grande acervos de fotografias de auroras, já visitou as instalações da NASA e conhece muitas das estradas congeladas dos países do Círculo Polar Ártico. Tem suas fotos publicadas na Digital Digest, Veja Online, National Geographic Itália, Japão, Hong Kong, Taiwan, USA e Espanha, além da Folha de São Paulo, Zero Hora/RS, Estado de Minas, Correio Brasiliense, Gazeta do Povo/PR e a revista da companhia aérea TAM.

Marco foi entrevistado por Jô Soares (veja vídeo abaixo), teve uma matéria especial no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, e exposições fotográficas em boa parte do Brasil. Suas fotos fazem parte do acervo da coleção do Cônsul Geral da Noruega no Brasil.

 

 

A preocupação com a segurança e bem estar dos seus companheiros de viagem, a assertividade nas previsões e seu fascíneo pela aurora boreal fizeram com que todas as expedições até hoje proporcionassem experiências incríveis e lindas recordações a quem se aventura e o acompanha.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | TROMSO

Chegada ao aeroporto de Tromso. Recepção e traslado ao hotel para check-in e pernoite. Neste dia, haverá saída para caçada a aurora boreal apenas se as condições estiverem muito favoráveis.

DIA 2 | TROMSO

Pela manhã, nos reuniremos com o Marco Brotto para um briefing detalhado sobre o dia a dia da viagem. Em seguida, poderemos sair para uma caminhada por Tromso e conhecer um pouco melhor a cidade. Tarde livre para atividades individuais. No final do dia, sairemos para a nossa primeira caçada oficial a aurora boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 03 | TROMSO (RÉVEILLON)

Pela manhã, sairemos para um passeio de barco com o objetivo de avistarmos as famosas baleias orcas que habitam a costa da Noruega. O passeio deve levar de 3 horas e meia a 6 horas, dependo das condições do mar e de avistagem dos animais. Retorno a Tromso com algum tempo livre para descanso. Em horário apropriado, subiremos de teleférico até o restaurante, localizado no alto de uma montanha, onde teremos nosso jantar especial de ano novo e uma belíssima vista da cidade. Hoje, se tivermos sorte, poderemos comemorar a passagem de ano visualizando a aurora boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 4 | TROMSO – KILPISJARVI

Manhã livre para descanso até o horário do check-out. Saída em direção a Kilpisjarvi, na Finlândia, que será a nossa base pelas próximas 3 noites. Poderemos fazer algumas paradas no caminho para fotografar as paisagens antes de chegar ao nosso destino. Em Kilpis, ficaremos hospedados em grandes chalés tradicionais, onde poderemos cozinhar e ter uma experiência típica da Lapônia. A noite, dependendo das condições, poderemos visualizar a aurora boreal dos próprios chalés ou fazer uma saída em busca das luzes. Pernoite.

DIA 5 | KILPISJARVI

Pela manhã, saída de carro até o local onde faremos um passeio de dog sledding, o trenó puxado pelos cachorros e um dos esportes de inverno mais tradicionais dos países do Ártico. Teremos a oportunidade de ver como os cães são bem cuidados e treinados para nos levar em meio a linda paisagem de pinheiros nevados. Vamos almoçar no local antes de retornarmos a Kilpisjarvi, já de noite, buscando as luzes do norte. Hoje, dependendo das condições, poderemos adentrar o território da Suécia. Retorno ao hotel para pernoite.

DIA 6 | KILPISJARVI

Dia livre para atividades individuais, como o passeio opcional (não incluído) de snow mobile, a famosa moto pela neve. Podemos aproveitar a vista do lago logo ao lado dos chalés para respirar o ar fresco da região e tirar belas fotos, bem como cozinhar um almoço em grupo. A noite, faremos nova saída em busca da aurora boreal. Retorno e pernoite.

DIA 7 | KILPISJARVI – TROMSO

Manhã livre até o horário do check-out. Hoje retornaremos a Tromso com o objetivo de caçar a aurora boreal pelo caminho. Poderemos fazer algumas paradas para fotos na estrada, aproveitando o visual. Chegada a Tromso, check-in e noite livre, quando poderemos, por exemplo, fazer um happy hour de confraternização próximo ao píer. Pernoite.

DIA 8 | TROMSO – EMBARQUE

Dia livre em Tromso. De acordo com o horário do voo, traslado ao aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Marco Brotto / Shutterstock / Tromso Safari. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

TROMSO: Hotel Scandic Grand ou similar
KILPISJARVI: Hotel Tundrea

INCLUI

  • 07 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Jantar especial de réveillon em Tromso;
  • Transporte por empresa local credenciada pelo governo. Serviço privativo ao grupo entre cidades e saídas para observação da Aurora Boreal conforme roteiro;
  • Traslados de chegada e saída em Tromso nos horários indicados no momento da reserva (consulte-nos);
  • Passeios com entradas para as atividades descritas no roteiro;
  • Acompanhamento do especialista e caçador de auroras Marco Brotto;
  • Acompanhamento de staff da OneLapse durante todo o roteiro para assistência operacional;
  • Instruções para fotografar a Aurora Boreal (observar lista de equipamentos recomendados);
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Passeios opcionais e saídas noturnas para observação da Aurora Boreal nos dias em que não estiver programado no roteiro;
  • Almoço e jantar;
  • Equipamento fotográfico;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES DA VIAGEM:

  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia da confirmação do grupo, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Para esta viagem, brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da chegada a Noruega;
  • Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da aurora boreal durante a viagem. No entanto, tudo foi planejado para maximizar as chances;
  • Os passeios para avistagem das baleias e dog sledding estão sujeitos a condições climáticas;
  • A hospedagem em Kilpisjarvi será em grandes e tradicionais chalés, sendo que cada um deles conta com 4 quartos privativos, 2 banheiros compartilhados (apenas 1 com chuveiro), além de ampla sala de estar e cozinha também compartilhadas;
  • O roteiro previsto pode sofrer alterações durante a viagem devido às condições climáticas e/ou se o guia responsável considerar necessário, incluindo deslocamentos mais longos e de madrugada com o objetivo de observar as luzes do norte.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA FOTOGRAFAR AURORA BOREAL

  • Câmera fotográfica com recurso para longa exposição
  • Tripé
  • Lente grande angular

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

 

ATENÇÃO

Todos os nossos roteiros com foco em Aurora Boreal seguem corretamente a legislação de cada país quanto ao transporte, oferecendo segurança e conforto a todos os participantes. Alguns destinos exigem a contratação de empresas locais credenciadas para este tipo de serviço e o não cumprimento desta regra pode acarretar em graves problemas para o fornecedor e clientes junto as autoridades legais, seguradoras, etc. Recomendamos atentar-se quanto a informalidade das empresas que oferecem produtos similares, exigindo a prestação de serviços legalizada.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 4.390,00*

SUPLEMENTO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 700,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO:
  • À vista em depósito/boleto com 5% de desconto
  • 30% de entrada + Saldo em até 4x sem juros no cartão de crédito Visa/Master

 

* Caso o grupo seja fechado sem cia para dividir a acomodação, será cobrado um suplemento involuntário no valor US$350,00 72h antes do embarque.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal é uma garantia de inscrição e não é reembolsável em caso de desistência da viagem, bem como não é válido para troca de destino. A confirmação ou não da saída será feita até 31/10/17 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes (a saída normalmente é confirmada bem antes do prazo). Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

 

Voos Internacionais

Chegada a Tromsø no dia 29 de dezembro em qualquer horário com check-in a partir das 14h. Embarque de retorno no dia 5 de janeiro em qualquer horário com check-out às 12h (verifique as observações sobre traslados de chegada e saída já incluídos).