VAMOS CAÇAR A AURORA BOREAL EM DOS DESTINOS MAIS EXUBERANTES DO MUNDO.

Localizada no alto do mapa-mundi, uma terra de bravos, construída por navegadores-guerreiros, a Islândia possui história rica e fascinante.

A segunda maior ilha europeia (depois da Grã-Bretanha), foi descoberta por navegadores escandinavos no século 9. Povoada por esses vikings, a ilha serviu de trampolim para a exploração de novas terras a oeste, como Groenlândia e, posteriormente, terras que hoje pertencem ao Canadá e, talvez, ao Estados Unidos.

A Islândia e as pequenas ilhas que a circulam — como Surtsey — brotaram do mar por força da poderosa atividade vulcânica que as estremecem constantemente. É exatamente esse movimentado ciclo geológico que move a espetacularmente inóspita e selvagem paisagem do país. Mais de 170 piscinas geotérmicas, geleiras, lagos, a bela cascata de Gulfoss e o Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir) estão entre as principais atrações, um paraíso para quem curte atividades ao ar-livre e belos panoramas.

Já a capital Reykjavik é ao mesmo tempo calma, bucólica até, mas possui uma vida social e noturna bem agitada, típica das cidades de raiz nórdica. Na hora de comer, além de muitas receitas a base de cordeiro e pescados, como o onipresente bacalhau, poderemos encontrar alguns pratos feitos com carne de baleia. Sim, por questões tanto comerciais como culturais, os islandeses continuam caçando cetáceos para sua alimentação. Carnes embutidas e defumadas, além de alguns queijos, são fontes de proteína importantes que hoje transformam-se em verdadeira delícias culinárias.

Distante da capital, o modo de vida dos islandeses é predominantemente rural, com o cultivo agrícola e criação de animais como as principais atividades. Muitas fazendas podem ser vistas e os cavalos típicos da ilha são muito amigáveis e fotogênicos. Por ser uma ilha, o litoral estará sempre visível e grande parte das imagens incluirão o mar. Na costa sul teremos a oportunidade de ver o nascer e o por do sol vindos do oceano. É comum a ilha estar nublada com apenas uma faixa de céu limpo no horizonte permitindo a entrada da luz, proporcionando um cenário único. A alta latitude faz com que o espetáculo dure mais tempo do que em regiões tropicais.

Já a Aurora Boreal é um capítulo a parte. A localização geográfica da Islândia é perfeita para visualizar este fenômeno. Com o clima colaborando, poderemos assistir este show de luzes verdes e vermelhas girando no céu estrelado. Realmente uma experiência pra nunca mais esquecer.

A Aurora é um fenômeno global que ocorre predominantemente em ambas as regiões polares, norte (aurora boreal) e sul (aurora australis). O sol, em toda sua magnitude, envia para a Terra matéria por meio dos ventos solares. Esta matéria, chamada de “plasma solar”, é formada por prótons, elétrons e neutrinos. É energia pura!

Para que seja possível observar a Aurora Boreal, é necessária a combinação de uma série de fatores meteorológicos e físicos. Por isso, nosso trabalho no dia a dia da viagem é feito com o objetivo de maximizar as chances de visualização das luzes a olho nú, sem abrir mão do conforto e segurança do grupo.

Além da minha presença em todas as expedições de caçada a aurora boreal, contamos sempre com mais um staff operacional brasileiro que auxilia os participantes em diversos momentos e ajuda a garantir que tudo saia conforme programado. Também respeitamos a risca as leis de transporte de turistas, que exige motorista local com uma série de autorizações e documentos. Brasileiros dirigindo o veículo de caçada a aurora boreal nestas regiões torna a viagem ilegal, colocando em risco todo o grupo. Portanto, certifique-se sobre os detalhes acima antes de se inscrever neste tipo de viagem.

Viajar pela Islândia é, a cada curva da estrada, se deparar com uma paisagem inusitada, impressionante e única. São geleiras, fiordes, gêiseres, imponentes cachoeiras, lagos azuis de águas quentes, cavernas de gelo, praias de areias negras e diversas formações rochosas. E tudo isso ainda é completado pelos fenômenos naturais, principalmente a aurora boreal.

Marco Brotto

 

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Marco Brotto

Caçador de Auroras Boreais

Marco Brotto é paranaense nascido em Curitiba e tornou-se um exímio caçador de Auroras Boreais. Encontrou as fantásticas luzes verdes do Norte diversas vezes e tem proporcionado experiências incríveis para aqueles que se aventuram e o acompanham.

Em busca da Aurora Boreal desde 2008, Marco tem um grande acervos de fotografias de auroras, já visitou as instalações da NASA e conhece muitas das estradas congeladas dos países do Círculo Polar Ártico. Tem suas fotos publicadas na Digital Digest, Veja Online, National Geographic Itália, Japão, Hong Kong, Taiwan, USA e Espanha, além da Folha de São Paulo, Zero Hora/RS, Estado de Minas, Correio Brasiliense, Gazeta do Povo/PR e a revista da companhia aérea TAM.

Marco foi entrevistado por Jô Soares (veja vídeo abaixo), teve uma matéria especial no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, e exposições fotográficas em boa parte do Brasil. Suas fotos fazem parte do acervo da coleção do Cônsul Geral da Noruega no Brasil.

 

 

A preocupação com a segurança e bem estar dos seus companheiros de viagem, a assertividade nas previsões e seu fascíneo pela aurora boreal fizeram com que todas as expedições até hoje proporcionassem experiências incríveis e lindas recordações a quem se aventura e o acompanha.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | REYKJAVÍK

Chegada a Reykjavík. Restante do dia livre para descanso. A capital mais setentrional do mundo possui cerca de dois terços da população da Islândia, possibilitando roteiros turísticos incríveis em uma ilha quase inexplorada e inabitada. Sua natureza intocada há séculos faz parte de um ecossistema frágil e sua população junto ao governo priorizam esforços para mantê-la em favor da continuidade de um meio ambiente que possa oferecer prosperidade a seus pacatos habitantes.

DIA 2 | REYKJAVÍK

Pela manhã, encontro com o especialista Marco Brotto para o briefing detalhado da viagem. Poderemos conhecer melhor os participantes do grupo e aproveitar para tirar as últimas dúvidas. Tarde livre para atividades individuais, quando sugerimos caminhar e explorar os arredores da Rua Laugavegur, centro comercial e artístico da cidade. Ao anoitecer, sairemos para nossa primeira caçada a Aurora Boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 3 | REYKJAVÍK – GOLDEN CIRCLE – VÍK

Saída pela manhã em direção a Vík, com algumas paradas importantes para visitarmos uma combinação de maravilhas naturais e históricas, percorrendo os pontos turísticos mais icônicos do sul da Islândia. A maravilhosa cachoeira Gullfoss (“Cachoeira Dourada” em islandês), os Gêiseres em atividade expelindo vapores d’agua, o Parque Nacional de Þingvellir (Thingvellir), local onde foi fundado o parlamento Vinking na Ilha com mais de 1000 anos de história, entre outros locais, estão na nossa programação. Chegada a Vík para check-in. No início da noite, de acordo com as condições climáticas, poderemos observar e fotografar a aurora boreal em mais uma caçada. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 4 | VÍK

Manhã livre. Saída no início da tarde para visitarmos as praias de areias negras de Dyrhólaey e Reynisfjara. Também visitaremos as famosas cachoeiras da região, com destaque para a já bastante conhecida Skógafoss. No início da noite, de acordo com as condições climáticas, poderemos observar e fotografar a aurora boreal em mais uma caçada. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 5 | VÍK – JOKULSÁRLÓN

Manhã livre. Saída em direção a região leste do país, passando pelo maior campo de lava da face da Terra, o campo de Eldhraun. Após rápida parada, continuaremos viagem até a região de Jokursalon, que será a nossa base pelas próximas duas noites. É nesta região que estão localizados os Parques Nacionais Skaftafell e Vatnajökull. Chegada ao hotel para check-in, com possibilidade de caçada a aurora boreal conforme as condições do dia. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 6 | JOKULSÁRLÓN

Manhã livre. A tarde, visitaremos a lagoa localizada no Parque Nacional Vatnajokull, que é alimentada pelos enormes blocos de gelo que se desprendem do glaciar e flutuam até encontrarem o canal que os leva ao mar. A paisagem é deslumbrante naquela que já é conhecida como “praia dos icebergs”. A noite será dedicada a mais uma caçada a aurora boreal, caso as condições estejam apropriadas. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 7 | JOKULSÁRLÓN – REYKJAVÍK

Manhã livre. Hoje teremos um longo dia de viagem de retorno a capital Reykjavik, mas com possibilidade de algumas paradas para foto e de caçada a aurora boreal pelo caminho. Chegada ao hotel para check-in e pernoite.

DIA 8 | REYKJAVÍK – BLUE LAGOON

Pela manhã, visitaremos a famosa Blue Lagoon, parada obrigatória numa viagem à Islândia. Esta é uma bela oportunidade de experimentar uma das mais populares atividades dos islandeses que, de férias e ao fim de semana, levam a família toda a banhar-se nas suas águas quentes (38ºC). A Blue Lagoon é um Spa de alta qualidade e muito bonito, onde se podem fazer diversos tipos de tratamentos. Também há um bar mesmo dentro de água onde podemos tomar uma bebida e relaxar numa ótima oportunidade para encerrar a viagem com chave de ouro. Retorno ao hotel e restante do dia livre para atividades individuais.

DIA 9 | REYKJAVÍK – EMBARQUE

Dia livre até o check-out e ida ao aeroporto para embarque. Hoje nos despediremos com ótimas recordações da nossa expedição.

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Cristiano Xavier/Shutterstock. Todos os Direitos Reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

REYKJAVÍK:  Frón Hotel ou similar
VÍK: Hotel Icelandair Vík ou simila
JAKULSÁRLÓN: Glacier Lagoon Fosshotel ou similar

INCLUI

  • 08 noites de hospedagem com café da manhã
  • Transporte por empresa local credenciada pelo governo. Serviço privativo ao grupo durante passeios, entre cidades e saídas para observação da Aurora Boreal conforme roteiro
  • Acompanhamento de motorista/guia durante os traslados e passeios
  • Entradas para todas as locações visitadas conforme roteiro
  • Acompanhamento do especialista e caçador de auroras Marco Brotto
  • Acompanhamento de staff da OneLapse durante todo o roteiro para assistência operacional
  • Instruções para fotografar a Aurora Boreal (observar lista de equipamentos recomendados)
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas de embarque (consulte-nos para cotação e emissão dos voos)
  • Traslados de chegada e saída em Reykjavík
  • Early check-in e Late check-out
  • Equipamento de fotografia
  • Almoço e jantar
  • Despesas pessoais e gorjetas

OBSERVAÇÕES DA VIAGEM:

  • Os valores são por pessoa, estão em Dólares Americanos (USD) e serão convertidos ao Real levando em conta a cotação do Dólar Turismo do Valor Econômico no dia do envio do contrato de viagem;
  • Para esta viagem, brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da chegada à Islândia. Não é necessário visto para brasileiros;
  • A Aurora Boreal é um fenômeno natural do qual não temos controle e por isso não podemos garantir sua visualização. No entanto, o roteiro foi desenhado para que haja possibilidade de observação do fenômeno durante toda a viagem;
  • Em Reykjavík o check-in será a partir das 14:00h e check-out até as 12:00h;
  • A ordem do roteiro pode ser alterada caso o guia responsável considere necessário, principalmente devido à grande instabilidade do clima na Islândia.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA FOTOGRAFAR A AURORA BOREAL:

  • Câmera fotográfica com função para longa exposição
  • Tripé
  • Lente grande angular

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

ATENCÃO

Todos os nossos roteiros com foco em Aurora Boreal seguem corretamente a legislação de cada país quanto ao transporte, oferecendo segurança e conforto a todos os participantes. Alguns destinos exigem a contratação de empresas locais credenciadas para este tipo de serviço e o não cumprimento desta regra pode acarretar em graves problemas para o fornecedor e clientes junto as autoridades legais, seguradoras, etc. Recomendamos atentar-se quanto a informalidade das empresas que oferecem produtos similares a preços abaixo do mercado, exigindo a prestação de serviços legalizada.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$4.390,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA QUARTO INDIVIDUAL: US$ 700,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00**

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO
  • A vista em depósito com 5% de desconto
  • 30% de entrada em depósito (descontado o sinal) + Saldo em até 4x sem juros no Visa/MasterCard
  • Sinal de R$2.500,00 + Saldo em até 12x sem juros no Visa/MasterCard (condição especial válida apenas para inscrições até 15/10/2017)

* Caso o grupo seja fechado e não haja um participante para dividir o quarto duplo, deverá ser pago um suplemento involuntário no valor de US$350,00. Este valor será cobrado em até 72h antes do início dos serviços ou no momento em que as inscrições se encerrarem.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal não é reembolsável em caso de desistência da viagem e não pode ser transferido para outro destino. A confirmação ou não da saída será feita no dia 15/11/2017 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes. Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos Internacionais

A chegada a Reykjavík no dia 22 de janeiro em qualquer horário (check-in no hotel a partir das 14h) e o embarque também em Reykjavík no dia 30 de janeiro em qualquer horário (check-out até o meio dia). Consulte-nos para cotação e emissão das passagens aéreas.