UMA AVENTURA PELO TERRITÓRIO DE YUKON EM BUSCA DAS LUZES DO NORTE.

O Canadá é um país fascinante em qualquer tipo de viagem. As belezas, paisagens e os eventos produzidos pela natureza em solo canadense são únicos. Dedicaremos a maior parte do tempo no Território de Yukon, lugar onde a natureza está presente em grandes proporções, numa área maior do que países como a Alemanha, por exemplo.

O nome “Yukon” originou-se da palavra nativa Locheux “Yuk-un-ah”, que significa “Grande Rio”, referindo-se ao rio Yukon que atravessa o território Canadense e corre em direção ao Alasca. Nessa imensidao que passa a famosa Alaska Highway, o caminho para a “última fronteira da América do Norte”, que foi construído em 1942 para transportar materiais de guerra. Concluído em apenas 8 meses, mais de 30 mil funcionários do Exército dos EUA participaram da construção de mais de 2.230 km o que mudou para sempre Yukon. Barcos e trens foram substituídos pelo sistema rodoviário mais eficiente. Whitehorse tornou-se a maior cidade do Yukon, eventualmente se tornando a capital em 1953. Hoje, a Alaska Highway é uma rota pavimentada que está muito bem conservada e aberta durante todo o ano, sendo nossa rota em boa parte do roteiro e proporcionando lindas vistas e fotos.

Whitehorse é rica em música e artes, no meio de uma também rica vida selvagem, nas margens do Rio Yukon e na entrada do Kluane National Park and Reserve, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Um antigo assentamento dos tempos da corrida do ouro, a cidade possui impressionantes montanhas e geleiras como pano de fundo, sendo reconhecida como a cidade com o ar mais puro do mundo.

Visitaremos o centro de conservação de vida selvagem, com diversos animais nativos da região, além da pequena e charmosa cidade de Carcross, que normalmente fica vazia no inverno, criando um cenário bem peculiar. Aqui está localizado aquele que é chamado de “menor deserto do mundo” e uma das mais antigas estações de trem do país. Teremos ainda a oportunidade de fazer um passeio de dog sledding (trenó puxado pelos cachorros) em meio a um enorme rio congelado.

Nossa expedição também seguirá para o norte, mais precisamente para a cidade de Dawson, cidadezinha que proporciona uma verdadeira viagem ao passado. Suas casas, saloons, o comércio, ruas e o cotidiano, nos remetem ao início da época da corrida do ouro nos territórios congelados da América do Norte. Por mais que tentemos descrever as características do lugar, sempre faltará algum detalhe da atmosfera dessa surpreendente cidadezinha. Todas as noites (enquanto estivermos em Yukon), faremos uma saída para caçar a Aurora Boreal seguindo os diversos indicadores disponíveis e as orientações que estudaremos horas antes.

Depois da nossa aventura pelos territórios selvagens de Yukon, finalizaremos a viagem em Vancouver, cidade cosmopolita e de alma jovem. Ali ficaremos por duas noites em meio as lindas cenas resultantes da interação entre o urbano e a natureza, além da bela arquitetura envidraçada que reflete o crepúsculo, proporcionando à cidade um tom dourado. Uma passada pela região de downtown, pelo charmoso mercado de Granville, além da vista do alto da famosa Grouse Mountain estão nos nossos planos.

A Aurora Boreal é um fenômeno global que ocorre predominantemente em ambas as regiões polares, norte (aurora boreal) e sul (aurora australis). Estaremos em Yukon, aonde o fenômeno ocorre estatisticamente com muita frequência. O sol envia o tempo todo para a Terra o “plasma solar”,  formado por prótons, elétrons e neutrinos. É energia pura! Para que seja possível observar a Aurora Boreal, é necessária a combinação de uma série de fatores meteorológicos e físicos, e por isso a presença de um especialista se faz necessária para maximizar as chances.

É importante destacar que nossa expedição possui uma dinâmica e sistemática únicas. Temos as ferramentas adequadas e o conhecimento para proporcionar ao grupo grandes chances de visualização das luzes a olho nu. Em paralelo, nosso staff cuida de toda a parte operacional da viagem e nosso motorista local (com todas as certificações exigidas para o transporte de turistas) focado na nossa locomoção em segurança, seguindo a legislação canadense.

O Canadá é, sem duvida, um país de belezas naturais incríveis, incluindo as auroras boreais. Venha conosco explorar várias facetas dessa exuberante região!

Marco Brotto

Clique aqui e confira a Galeria completa de fotos

CONFIRA OS VALORES E CONDIÇÕES

Marco Brotto

Caçador de Auroras Boreais

Marco Brotto é paranaense nascido em Curitiba e tornou-se um exímio caçador de Auroras Boreais. Encontrou as fantásticas luzes verdes do Norte diversas vezes e tem proporcionado experiências incríveis para aqueles que se aventuram e o acompanham.

Em busca da Aurora Boreal desde 2008, Marco tem um grande acervos de fotografias de auroras, já visitou as instalações da NASA e conhece muitas das estradas congeladas dos países do Círculo Polar Ártico. Tem suas fotos publicadas na Digital Digest, Veja Online, National Geographic Itália, Japão, Hong Kong, Taiwan, USA e Espanha, além da Folha de São Paulo, Zero Hora/RS, Estado de Minas, Correio Brasiliense, Gazeta do Povo/PR e a revista da companhia aérea TAM.

Marco foi entrevistado por Jô Soares (veja vídeo abaixo), teve uma matéria especial no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, e exposições fotográficas em boa parte do Brasil. Suas fotos fazem parte do acervo da coleção do Cônsul Geral da Noruega no Brasil.

 

 

A preocupação com a segurança e bem estar dos seus companheiros de viagem, a assertividade nas previsões e seu fascíneo pela aurora boreal fizeram com que todas as expedições até hoje proporcionassem experiências incríveis e lindas recordações a quem se aventura e o acompanha.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fotógrafo.

DIA A DIA

LEGENDA

  Café da manhã incluído
  Almoço incluído
  Jantar incluído

DIA 1 | WHITEHORSE

Chegada ao aeroporto de Whitehorse. Recepção e traslado ao hotel para check-in. Whitehorse é uma animada capital, rica em música e artes, no meio de uma rica vida selvagem, nas margens do Rio Yukon e na entrada do Kluane National Park and Reserve, um Patrimônio Mundial da UNESCO. A apenas alguns minutos da cidade, já estamos na natureza praticamente intocada, uma verdadeira imensidão com paisagens de tirar o fôlego. Usaremos Whitehorse como base para explorar os highlights de Yukon nesta incrível jornada. Noite livre para descanso e atividades individuais.

DIA 2 | WHITEHORSE

Pela manhã, encontraremos com o nosso especialista para um briefing detalhado sobre o o dia a dia da nossa expedição. Aproveitaremos esta oportunidade para aprender mais sobre o fenômeno, bem como tirar as últimas dúvidas. Em seguida, sairemos para visitar o centro de conservação de vida selvagem, onde ainda vivem cerca de 13 espécies de mamíferos em seu ambiente natural. Na sequência, pegaremos a famosa Alaska Highway para visitarmos a pequena e charmosa cidade de Carcross, que normalmente fica vazia no inverno. Poderemos caminhar pelas ruas, conhecer a antiga estação de trem (ainda em funcionamento) e aquele que é considerado o menor deserto do mundo, localizado logo ao lado da cidade. Hoje faremos a nossa primeira caçada a aurora boreal, seguindo os diversos índices relacionados ao fenômeno, bem como as orientações do nosso especialista Marco Brotto. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 3 | WHITEHORSE

Manhã livre para descanso. A tarde, faremos um passeio de dog sledding, o trenó puxado pelos cachorros. Este é um dos mais tradicionais esportes de inverno na região e poderemos conhecer melhor a história do esporte, bem como observar a maneira como os cães são cuidados e treinados para as competições. Nosso passeio sairá em meio a paisagem de pinheiros e segue pelo rio congelado com uma linda vista. A noite, teremos mais uma caçada a aurora boreal de acordo com as condições meteorológicas. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 4 | WHITEHORSE – DAWSON CITY

Hoje teremos uma longa jornada de carro para o norte até Dawson City, uma pequena cidade com grande talento artístico e espírito comunitário criada pelas pessoas que sonhavam com o ouro do Klondike na última década do século XIX. Localizada no selvagem Yukon, edifícios no estilo Velho Oeste com os antigos calçadões de madeira surgem na confluência dos rios Klondike e Yukon, protegida como Local Histórico Nacional do Canadá. A noite, faremos uma caçada a aurora boreal na tentativa de observar as luzes em meio a este novo cenário. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 5 | DAWSON CITY

Manhã livre para descanso e atividades individuais. A tarde, faremos um passeio para explorar a pequena cidade e sua rica história, ligada principalmente a corrida do ouro na primeira metade do século passado. Um nova caçada as luzes do norte nos espera nesta noite, em um dos locais mais propícios a observação do fenômeno. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 6 | DAWSON CITY – WHITEHORSE

Hoje viajaremos o dia todo de volta a Whitehorse, com paradas estratégicas no caminho para fotografarmos uma das mais remotas regiões do Canadá. Chegada a Whitehorse e tempo livre até a nossa última caçada a aurora boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 7 | WHITEHORSE – VANCOUVER

De acordo com o horário do voo, traslado ao aeroporto e embarque com destino a Vancouver. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Vancouver é uma daquelas cidades que é bonita sem fazer esforço. É abençoada por mar, montanhas, florestas e rios. Aqui se vive sempre com um pé nas delícias de uma vida urbana sofisticada e outro na natureza. Talvez por isso Vancouver tenha sido eleita a melhor cidade do mundo para se viver pela revista The Economist, em 2011. O mais amado espaço verde de Vancouver é o Stanley Park, a passos do centro da cidade, famoso por um caminho a beira do mar com mais de oito quilômetros. A cidade é ponto de partida ideal para explorar a região, como as florestas da grande ilha de Vancouver e os fiordes que recortam o litoral. Depois de sua natureza, o aspecto mais marcante de Vancouver é sua gente. Aqui se encontra pessoas de todos os cantos do mundo devido ao grande incentivo canadense à imigração. Esta diversidade está refletida nos restaurantes que existem na cidade, com destaque para os restaurantes chineses. Noite livre para atividades individuais.

DIA 8 | VANCOUVER

Café da manhã e saída para visitarmos o Stanley Park, o maior parque urbano do Canadá com uma linda vista da cidade, proporcionando belas imagens panorâmicas. De lá, seguiremos para o tradicional mercado de Granville, onde faremos uma parada para almoço, com oportunidade de experimentarmos um salmão selvagem fresquinho. As cores do mercado e seus arredores proporcionam belas composições urbanas. De lá, seguiremos para o Capilano Suspension Bridge Park, espaço com pontes suspensas e vista impressionante da floresta. Além das sete passarelas cercadas de muito verde, a atração favorita dos visitantes é caminhar na mais longa ponte suspensa do mundo, com 137 metros, instalada sobre o rio Capilano. Aproveitaremos ainda para conhecer a Grouse Mountain. Subiremos de bondinho por entre as árvores até o topo da montanha, que nos proporciona uma belíssima vista da cidade de Vancouver, especialmente no por do sol. No inverno, a neve cobre a floresta onde funciona uma estação de esqui. Retorno ao hotel e noite livre.

DIA 9 | VANCOUVER – EMBARQUE

Manhã livre até o check-out. De acordo com o horário do voo, traslado ao aeroporto, de onde nos despediremos com ótimas recordações.

FIM DOS SERVIÇOS

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os direitos reservados.

MAIS INFORMAÇÕES

   HOSPEDAGEM

WHITEHORSE: Hotel Coast High Country Inn
DAWSON CITY: Hotel Aurora Inn
VANCOUVER: Hotel Ramada Downtown

INCLUI

  • 08 noites de hospedagem, sendo 02 noites com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída nos horários de voos sugeridos no momento da confirmação da saída;
  • Transporte privativo ao grupo para todas as saídas de acordo com o roteiro;
  • Passeios com entradas para todas as atividades descritas no roteiro;
  • Acompanhamento do especialista e caçador de auroras Marco Brotto;
  • Acompanhamento de staff da OneLapse durante todo o roteiro para assistência operacional;
  • Instruções para fotografar a Aurora Boreal (observar lista de equipamentos recomendados);
  • Seguro viagem April – Plano Europa Max.

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
  • Traslados de chegada e saída fora dos horários sugeridos no momento da confirmação da saída;
  • Early check-in e Late check-out;
  • Aluguel opcional de roupas de inverno (recomendado para esta época do ano);
  • Refeições;
  • Equipamento fotográfico;
  • Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES DA VIAGEM:

  • Os preços estão em dólares americanos (US$) e por pessoa. A conversão para o Real levará em consideração o câmbio turismo no dia da confirmação do grupo, conforme cotação do Valor Econômico;
  • Para esta viagem, brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da chegada ao Canadá, além de visto canadense previamente emitido (aqueles que já estiveram no Canadá ou possuem visto americano, poderão apenas emitir a autorização eletrônica conforme novas regras do governo canadense);
  • Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da aurora boreal durante a viagem. No entanto, tudo foi planejado para maximizar as chances de sucesso;
  • O roteiro previsto pode sofrer alterações durante a viagem devido às condições climáticas e/ou se o especialista responsável considerar necessário, incluindo deslocamentos mais longos com o objetivo de observar as luzes do norte.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA FOTOGRAFAR AURORA BOREAL

  • Câmera fotográfica com recurso para longa exposição
  • Tripé
  • Lente grande angular

* Em caso de dúvidas, clique aqui e veja nosso FAQ.

ATENÇÃO

Todos os nossos roteiros com foco em Aurora Boreal seguem corretamente a legislação de cada país quanto ao transporte, oferecendo segurança e conforto a todos os participantes. É obrigatória a contratação de empresas locais credenciadas para este tipo de serviço e o não cumprimento desta regra pode acarretar em graves problemas para o fornecedor e clientes junto as autoridades legais, seguradoras, etc. Recomendamos atentar-se quanto a informalidade das empresas que oferecem produtos similares, exigindo a prestação de serviços legalizada.

QUER SE INSCREVER OU TEM DÚVIDAS?

PARTE TERRESTRE – VALORES POR PESSOA

POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA:

US$ 4.390,00*

SUPLEMENTO VOLUNTÁRIO PARA ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL: US$ 700,00

SINAL EM DEPÓSITO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO: R$ 2.500,00

DESCONTO AOS 6 (SEIS) PRIMEIROS INSCRITOS: R$ 700,00

FORMAS DE PAGAMENTO
  • A vista em depósito com 5% de desconto
  • 30% de entrada em depósito + saldo em até 4x sem juros no Visa/MasterCard

* Caso o grupo seja fechado sem cia para dividir a acomodação, será cobrado um suplemento involuntário no valor US$350,00 72h antes do embarque.

** Esta viagem exige um número mínimo de 10 participantes para que o grupo seja confirmado. O sinal é uma garantia de inscrição e não é reembolsável em caso de desistência da viagem, bem como não é válido para troca de destino. A confirmação ou não da saída será feita em 15/12/2017 ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes (a saída normalmente é confirmada bem antes do prazo). Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada e caso o mesmo não seja confirmado, o valor será integralmente devolvido.

Voos Internacionais

Chegada a Whitehorse no dia 18 de fevereiro em qualquer horário com check-in a partir das 15h. Embarque de retorno no dia 26 de fevereiro em qualquer horário com check-out às 11h (verifique as observações sobre traslados de chegada e saída).