(11) 2528-9181contato@onelapse.com.br

EXPEDIÇÃO LENÇÓIS MARANHENSES

/ EXPEDIÇÃO LENÇÓIS MARANHENSES

LENÇÓIS MARANHENSES

BRASIL

por Cristiano Xavier

É algo surpreendente, único!

Quilômetros de dunas de areia branca entrecortadas por lagos azuis e verdes formam um ecossistema sem igual no planeta. O parque localiza-se no litoral nordeste do estado do Maranhão. Com um perímetro de 270 km e 156 584 ha de área, o parque está inserido no bioma costeiro marinho, com ecossistemas de mangue, restinga e dunas. A faixa de dunas avança, a partir da costa, de 5 a 25 km em direção ao interior. Na região encontra-se a nascente do rio Preguiças, que corta o parque até a sua foz no oceano Atlântico.

Em Junho de 2013, coordenei uma expedição Lençóis Maranhenses para 10 fotógrafos neste paraíso da natureza . Foram 07 dias de imersão em fotografia, sempre na caça da melhor luz. Começamos na porta de entrada dos Lençóis , a cidade de Barreirinhas , e de lá nos deslocamos de carro e barco para os mais diferentes locais.

Como é um local com relevo baixo e de altura quase uniforme, as melhores imagens se dão quando o sentido da luz é bem baixo no horizonte, realçando bastante as curvas e texturas das dunas . Para isso sempre contamos com uma equipe de transporte exclusiva para o Workshop, que permite total controle sobre o tempo de deslocamento e o horário da melhor foto. Saíamos ainda a noite para chegar nas dunas antes do sol nascer.

A riqueza de formas deste local permite uma infinidade de abstratos. As bordas das dunas e suas sombras sempre atraem os olhos, e com uma composição certeira geram imagens de alto impacto.

A cada dia em nossa expedição Lençóis Maranhenses o espetáculo se repetia com dunas douradas pela luz. A partir das 08:30 o ângulo da luz já não é mais favorável. Hora de uma pausa para um lanche e claro ,nadar nas lagoas transparentes. Por volta das 11:00 já de volta ao hotel , a rica culinária maranhense nos era servida com um sorriso no rosto de um povo hospitaleiro e simpático.

A riqueza de formas deste local permite uma infinidade de abstratos. As bordas das dunas e suas sombras sempre atraem os olhos, e com uma composição certeira geram imagens de alto impacto. No último dia nos concentramos na fauna da região ,produzindo belas imagens da revoada dos Guarás na foz do Rio Preguiças . Um espetáculo a parte.

Houve um rendimento muito bom entre os participantes de nossa expedição Lençóis Maranhenses. Imagens incríveis foram captadas e pude perceber uma evolução grande no olhar de todos. Isso é o mais importante.

Novas turmas irão acontecer em breve. Já não vejo a hora de voltar!

IMAGENS EXPEDIÇÃO LENÇÓIS MARANHENSES

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os direitos reservados.