BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Nepal e Butão | Contrastes do Himalaia

20 dez 2017 | Por Cristiano Xavier

Uma jornada fotográfica de contrastes nas vertentes do Himalaia

Um lugar agitado e vibrante com muitos viajantes, de vários países do mundo, andando nas ruas ao lado de pessoas com trajes típicos da cultura hindu. Alguns dias depois, exatamente o contrário. Silêncio. Sossego. Paz. Poucas pessoas. Nada de pressa. Paisagens de cair o queixo. Uma beleza de se admirar, contemplar e meditar.

Esse é um pequeno retrato da viagem que realizamos pela OneLapse em dezembro de 2017, quando pude liderar uma expedição composta por um seleto grupo de entusiastas da fotografia, onde, inicialmente, ficamos em Katmandu, no Nepal. Depois, o grupo seguiu para o Butão. Embora com características totalmente diferentes, esses dois destinos ofereceram excelentes oportunidades para que o grupo pudesse registrar imagens únicas e vibrantes. Um desses cenários estava em Katmandu, a capital do Nepal, localizada a cerca de 1.400 metros de altitude. Declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1979, a cidade, que tem cerca de 1 milhão de habitantes, surpreende assim que o turista chega.

A efervescente beleza local estava presente nas ruas, nas praças, nos mercados e na peculiar arquitetura dos templos da cidade gerando infinitas possibilidades fotográficas. Em alguns horários do dia, este cenário beira à perfeição em razão da incomparável luz que penetra pela poeira e ilumina a cidade de forma magistral. Nossa estadia em Katmandu também reservou um momento muito marcante, quando pudemos acompanhar uma das cerimônias mais importantes da cultura hindu: a cremação dos corpos à beira do rio, no Templo Pashupatinath. Aquele instante, apesar do  enorme choque cultural, foi muito rico visualmente proporcionando momentos inesquecíveis ao nosso grupo.

Após deixarmos a fascinante Katmandu, embarcamos rumo ao Butão. Um país surpreendentemente puro, com natureza preservada que transmite uma imensa sensação de paz interior. As cidades são pequenas, silenciosas e pacíficas. Tudo é limpo, organizado e equilibrado. As pessoas são respeitosas, falam baixo e se escutam com atenção. Como possuem forte relação com o Budismo, vimos, durante as 24 horas do dia, pessoas orando, o que fazia com que todos sentissem uma agradável energia, que, sem exagero, tomou conta dos participantes do grupo.

Como o Butão ainda guarda uma cultura original, alguns participantes ainda puderam aproveitar uma imersão espiritual, desconectando um pouco das agitações presentes na atualidade. Além disso, por ser um país montanhoso, as paisagens são belíssimas e ainda é possível encontrar vilas rurais preservadas, apesar de mais de cinco séculos de existência. A subida até o Tiger’s Nest (Ninho do Tigre), por exemplo, foi um momento único de contemplação de um dos mais importantes monastérios para os butaneses e local que guarda até hoje muitos mistérios. Foram dias intensos e ricos fotograficamente, com ótimas possibilidades para retratos, landscapes e arquitetura. Registros que nos farão relembrar momentos especiais para o resto de nossas vidas.

Proporcionando uma experiência engrandecedora, Nepal e Butão estão à sua espera para a nossa próxima expedição em 2018. Ambos localizados nas vertentes do Himalaia, onde estão as maiores montanhas do mundo, são muito diferentes entre si, mas tão cheios de riquezas e contrastes. Ambos fascinantes, belos e capazes de oferecer aos entusiastas da fotografia incríveis momentos e imagens únicas.

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os Direitos Reservados.

Cristiano Xavier

Autor:

Cristiano Xavier

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. É sócio da OneLapse, sócio da OneLapse e coordena a maior parte das expedições da empresa.

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: