BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

A poesia mística da Namíbia

21 maio 2018 | Por Valéria Khouri

A Namíbia é um lugar fascinante, um país vasto e com poucos habitantes. Possui uma riqueza visual surpreendente e encantadora.

Um dos lugares mais impressionantes que visitei foi a cidade fantasma de Kolmanskop, construída para abrigar os trabalhadores de uma mina de diamantes no começo do século 20. Na nossa expedição fotográfica estivemos lá duas vezes. Na primeira, chegamos às 6h30 da manhã, com a melhor luz possível. Foi quando fiz estas imagens. Na outra, era um pouco mais para o final da tarde, a luz estava diferente, mas em cada visita o lugar proporcionava uma beleza particular.

Nosso grupo era liderado pelo fotógrafo Cristiano Xavier e, assim que chegamos, fomos entrando aos poucos em algumas das casas abandonadas. Eu fiquei muito impressionada com o que vi. A areia tomava conta de tudo: dos corredores, das portas, das janelas, formando pequenas dunas dentro dos ambientes e surpreendendo a cada novo recinto. Cada um de nós foi se posicionando para procurar o melhor ângulo. Tivemos que nos esforçar bastante para conseguir a melhor composição destas imagens, sempre nos adequando a luz e a todas as opções de composição.

Já que as cores da Namíbia são muito fortes e a maioria das fotos que via, até então, eram coloridas, resolvi editar as minhas imagens em preto-e-branco. Foi uma tentativa de fazer algo pessoal, diferente. Na minha composição procurei mostrar um pouco da rica arquitetura e do ar de desolação daquelas casas que foram abandonadas por seus moradores no século passado, quando acabou a exploração do minério. Pensei em retratar uma história que pudesse estar por trás daquela cena, das pessoas que se foram um dia, deixando tudo para trás. Tudo isso, mais a poesia do lugar em si, transformam aquelas casas em algo místico no meio do deserto da Namíbia e fiquei muito contente com a experiência que tivemos ali.

Fotos: Valéria Dib Elias Khouri. Todos os Direitos Reservados.

Valéria Khouri

Autor:

Valéria Khouri

mora em São Paulo. Cursou Economia na FAAP e posteriormente Design Gráfico, em 2008, e fotografia, em 2013, ambas na Escola PanAmericana de Arte. Atualmente, trabalha com fotos para decoração e algumas de suas imagens foram utilizadas na Mostra Aracaju em 2017. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse o site vkhourifotografia.com.br ou seu perfil no Instagram: @valeriakhouri

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: