BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Lençóis Maranhenses e seus encantos

18 maio 2018 | Por Cristiano Xavier

Localizado no nordeste brasileiro, este ecossistema, único no mundo, nos brinda com uma paisagem formada por dunas e lagoas coloridas intercaladas, compondo um maravilhoso mosaico. Este cenário, na luz do nascer e do pôr do sol, exibe também curvas belíssimas que refletem o dourado do sol tropical.

A porta de entrada principal é a cidade de Barreirinhas, que concentra a melhor estrutura da região e possui algumas boas pousadas e restaurantes com atmosfera aconchegante.

Como fotógrafo, prefiro locais com menor concentração de turistas, então as vilas de Santo Amaro e de Atins são boas escolhas para acessarmos locais menos conhecidos e de beleza rara e intocada.

Para que toda a imponência do lugar seja exposta e captada pelas câmeras, o horário da luz tem que ser respeitado, visto que os Lençóis Maranhenses perdem toda a qualidade para a fotografia na luz dura do meio dia e também nos dias nublados.

O amanhecer e o entardecer dão a estas dunas formas mais nítidas, evidenciando suas texturas, e proporcionando um clima mais ameno, pois a região está próxima à linha do Equador e o calor é forte o ano todo.

Uma boa época para contemplar este local seria entre os meses de junho e agosto, pois a temporada de chuvas forte já terminou deixando as lagoas bem cheias, além de coincidir com a época das festas de São João.

Outra forma de visualização mais ampla é o sobrevoo de monomotor. Esta perspectiva nos mostra a grandiosidade do lugar e nos possibilita capturar imagens com recortes abstratos do design da natureza. Terminado as fotos, não deixe de finalizar o dia com um mergulho revigorante na água cristalina e refrescante das lagoas.

Costumo liderar, todos os anos, um seleto grupo de entusiastas da fotografia para uma expedição aos Lençóis Maranhenses. E me surpreendo a cada nova visita, voltando pra casa cada vez mais encantado com o local e com novas imagens.

Cristiano Xavier

Autor:

Cristiano Xavier

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. É sócio da OneLapse, sócio da OneLapse e coordena a maior parte das expedições da empresa.

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: