BLOG

UM LUGAR ESPECIAL PARA INSPIRÁ-LO COM BELOS CENÁRIOS, CURIOSIDADES, EXPERIÊNCIAS DOS VIAJANTES, ALÉM DE DICAS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA COMPARTILHADAS PELOS RENOMADOS FOTÓGRAFOS DO NOSSO TIME.

Água em movimento

25 maio 2018 | Por Cristiano Xavier

Elementos em movimento em uma fotografia podem oferecer a quem observa uma noção mais realista sobre como aquele ambiente em questão se apresenta. Nesta imagem, não só a água, mas também as algas se movimentam proporcionando uma sensação de fluidez no primeiro plano.

A técnica consiste em diminuir o ISO ao máximo e fechar o diafragma, fazendo com que a velocidade caia para alguns segundos dependendo da luz ambiente. Um tripé é essencial para estabilizar a câmera durante a exposição.

Como a imagem foi capturada durante o dia, a intensa luminosidade não possibilitou que a velocidade fosse lenta o suficiente. Logo, usei um filtro ND de 10 pontos para bloquear ainda mais a entrada da luz e fazer com que a velocidade atingisse os 30 segundos que eu precisava.

Ajustada a configuração da câmera, havia outra dificuldade que eu precisava contornar. Era necessário me equilibrar nas pedras e segurar firme o tripé devido às fortíssimas rajadas de vento que assolavam a praia e que são normais nesse ambiente. Situações difíceis como esta são frequentes em fotografia de natureza, mas por outro lado nos colocam em contato mais íntimo com a força tão primordial que controla nosso planeta.

Fotos: Cristiano Xavier. Todos os Direitos Reservados.

CONFIGURAÇÕES DA IMAGEM:

  • Câmera: Canon 5DS
  • Lente: 16-35mm f:4 IS
  • Abertura: f:16
  • ISO: 50
  • Velocidade: 30 seg
  • Local: Arquipélago de Lofoten, Noruega
Cristiano Xavier

Autor:

Cristiano Xavier

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. É sócio da OneLapse, sócio da OneLapse e coordena a maior parte das expedições da empresa.

O QUE ACHOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO: